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Plataforma Sucupira

Dados do Programa

PCI - Dinter
133/2023
09/09/2024 a 09/09/2028

Detalhamento do Programa

15
10/09/2029
Ilha Solteira - SP

Ações Desenvolvidas no Projeto

OBJETIVOS E METAS O objetivo deste projeto de DINTER é criar 15 vagas de doutorado que serão ofertadas a servidores docentes e técnico administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e tem como meta oferecer a estes servidores (que atuam no ensino médio e superior) a oportunidade de obterem o doutorado em Engenharia Elétrica. Espera-se que a titulação destes servidores melhore a qualidade de ensino na área de Elétrica/Eletrônica e que, a médio e longo prazos, permita a criação de grupos de pesquisa e de cursos de pós-graduação nas regiões onde estes servidores atuam. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS Após a abertura e divulgação do edital, os candidatos deverão se inscrever, de maneira online e anexar (em link indicado na página de inscrição) os documentos exigidos. Após o encerramento do período de inscrições, será realizado o processo de deferimento/indeferimento das inscrições e, em seguida será realizada a seleção dos candidatos cujas inscrições forem deferidas. O resultado do processo seletivo será divulgado, em data definida no edital, na página do PPGEE e a matrícula inicial dos candidatos aprovados será também de maneira online em local indicado no edital. A seleção dos candidatos cujas inscrições forem deferidas se dará baseada no curriculum Vitae (curriculum Lattes) e no plano de estudo elaborado pelo candidato. A análise do curriculum Lattes levará em conta a trajetória acadêmica do candidato, desde os tempos de graduação e para isto será avaliado se o mesmo foi bolsista (de iniciação científica e de mestrado acadêmico) de agências de fomento. Também será avaliada a quantidade e a qualidade das publicações científicas do candidato (publicações em anais de eventos científicos e publicações em periódicos científicos). A avaliação do projeto de pesquisa tem como objetivo verificar se, por meio de suas linhas de pesquisas, o grupo de orientadores do Programa tem condições de atender às expectativas do candidato. Em função do curriculum Lattes e do plano de trabalho, o Conselho do Programa indicará os orientadores dos candidatos aprovados. PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO DOS DISCENTES JUNTO AO PROGRAMA PROMOTOR No termo de cooperação que será firmado com a instituição receptora consta que, após à conclusão dos créditos a serem obtidos na forma de disciplinas, os discentes receberão recursos financeiros e afastamento integral de suas funções, sem prejuízo dos vencimentos, para permanecer na sede do Programa por um período de 6 meses. Durante o período em que os discentes estiverem cursando as disciplinas obrigatórias (primeiros 12 meses do curso), os mesmos deverão manter reuniões periódicas (via Google Meet ou outros recursos disponíveis) com os orientadores do Programa. Nestas reuniões cada discente, juntamente com seu orientador, estabelecerá o tema da pesquisa a ser abordado no doutorado e, em função do tema, o orientador indicará referências bibliográficas para que o discente faça os estudos e revisão bibliográfica preliminares e estabeleçam as metas e objetivos da pesquisa assim como o cronograma de execução do projeto. Assim, quando os discentes iniciarem o estágio junto ao Programa Promotor, os mesmos se dedicarão em tempo integral e com a supervisão direta dos orientadores aos temas previamente definidos. Neste período os discentes também estabelecerão os contatos e as parcerias com os discentes do programa regular (discentes que não fazem parte do projeto de DINTER) cujos temas e pesquisa possuem afinidades. Espera-se que nestes 6 meses os discentes avancem bastante no desenvolvimento da tese, para que quando retornarem à instituição receptora, já tenham adquirido maturidade suficiente para dar andamento às pesquisas sendo acompanhados remotamente (por meio de reuniões periódicas com os orientadores via Google Meet) pelos orientadores. AÇÕES VOLTADAS PARA EVITAR ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DOS DOUTORES Serão adotados os seguintes procedimentos para minimizar os riscos de endogenia: a) Reduzir ao mínimo possível a participação de docentes da instituição receptora como orientadores de discentes do projeto de DINTER; b) As Disciplinas oferecidas deverão cobrir todas as linhas de pesquisa do Programa c) Durante o processo seletivo, será tomado o cuidado de distribuir os candidatos aprovados de maneira mais uniforme possível entre as linhas de pesquisa do Programa

Laboratórios A escolha de laboratórios e as instalações especiais respondem às necessidades dos cursos atendidos, levando-se em conta o número de alunos e a relação custo-benefício. A atualização dos laboratórios varia de acordo com as novas tecnologias, e a manutenção é feita por profissionais especializados. A operacionalização dos equipamentos é de responsabilidade dos docentes e técnicos do IFRO Campus Porto Velho Calama. A atualização tecnológica e a manutenção de equipamentos correspondem às ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Plano de Ação do Campus e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que prevê a aquisição de equipamentos. Todavia, a atualização poderá ser desenvolvida também por meio de ações complementares pelos servidores do IFRO, enquanto a manutenção ficará a cargo tanto de técnicos especializados quanto dos servidores que manuseiam os equipamentos nos processos de formação acadêmica. A manutenção dos laboratórios é realizada por atividades preventivas e corretivas planejadas pelos servidores Técnicos em Laboratório. A atualização dos laboratórios é realizada a cada ano de acordo com as atividades docentes e discentes relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, segundo a dotação orçamentária do Campus. As atividades em laboratório são de fundamental importância para o processo de formação educacional. Estes são espaços pedagógicos fundamentais na construção das relações entre teoria e prática e são utilizados em todas as etapas de formação dos alunos. 1) Laboratório de informática: São cinco laboratórios, com microcomputadores em rede, para suprir as necessidades básicas de atividades de ensino e de pesquisa. 2) Laboratório de eletrônica avançada: Permite o desenvolvimento de experimentos de eletrônica analógica e digital e de experimentos com micro controladores. Está equipado com: CPU optiplex 780 (7 unidades), Multi-function HDD docking triple HDD (2 unidades), testadores MT200 multitoc (12 unidades), kit módulo básico de microcontroladores, high resolution counters (5 unidades), DDS function generators (6 unidades), Power suply testes (11 unidades), Thermo-Hygrometers (8 unidades), multímetros diversos (30 unidades), protoboards (11 unidades) osciloscópios (9 unidades) 3) Laboratório de eletrônica básica: Possibilita o desenvolvimento de experimentos de eletrônica analógica e digital, e contém: conjuntos didáticos para eletrônica analógica (20 unidades), laboratórios de eletrônica geral advantlab (21 unidades), estações de retrabalho (15 unidades), geradores de funções (10 unidades), fontes de tensão (9 unidades), osciloscópios (14 unidades), multímetros diversos (50 unidades). 4) Laboratório de máquinas elétricas e eletrônica de potência: Permite o desenvolvimento de experimentos de eletrônica de potência e de máquinas elétricas, e contém: conjunto didático de transformadores desmontáveis (9 unidades), motor didático de múltiplos polos com painel de ligação (1 unidade), kit motor didático em acrílico (2 unidades), transformador didático trifásico 1 KVA (3 unidades), bancada de máquinas elétricas (3 unidade), bancada de eletrônica de potência (8 unidades), bancada de acionamentos e automação (1 unidade), bancada de eletricidade e medidas elétricas (1 unidade), bancada de correção de fator de potência (1 unidade), bancada de eletricidade industrial (2 unidades), Variacs trifásicos 1,5 KVA (12 unidades). 5) Laboratório de instalações elétricas: Permite o desenvolvimento e implementação de instalações elétricas prediais e industriais, e conta com: box de treinamento de instalações elétricas (20 unidades), bancada de instalações elétricas prediais (1 unidade), bancada de instalações elétricas industriais (1 unidade), medidores diversos, alicate wattímetro (8 unidades), alicate amperímetro (18 unidades), estações de solda, estações de retrabalho (19 unidades), luxímetro digital (1 unidade), auto transformador 127/220 volts 6 KVA (4 unidades), medidor digital de resistividade do solo (2 unidades), medidor digital de resistência do solo (2 unidade), analisador de energia TES 3600 (1 unidade) fonte ajustável (1 unidade). 6) Laboratório de acionamentos elétricos: Permite a implementação das mais diversas técnicas de acionamento elétricos (convencionais e eletrônicas) de máquinas elétricas, e contém: bancada de acionamentos elétricos com banco de motores e freio de Foucault (6 unidades), bancada de eletricidade industrial (24 unidades), alicate amperimétrico (3 unidades), multímetros diversos (24 unidades), alicate wattímetro (1 unidade), megômetro digital (2 unidades). 7) laboratório de automação: Está equipado com sistemas pneumáticos, eletropneumáticos, hidráulicos, eletro hidráulicos, sensores industriais (CLP e IHM), e contém: microcomputadores diversos (13 unidades), bancada didática CLP (2 unidades), bancada didática CFTV (2 unidades), bancada didática de sensores (4 unidades), kit de eletro-pneumática (5 unidades), bancada de eletropneumática (5 unidades), bancada de eletro-hidráulica (1 unidade), compressor 1,5 KW (6 unidades). 8) Laboratório de controle e automação: Permite o desenvolvimento de experimentos relacionados à usinagem com controle numérico computadorizado, controle de processos industriais e instrumentação industrial. O laboratório contém: compressor de ar (4 unidades), conjunto de bancadas festo MPF com computadores (1 unidade), conjunto de bancadas festo MPF (filtração, mistura, reator e envase ) com computadores DELL (1 unidade), bancada de elementos de máquinas (4 unidades), bancada para eletrônica (2 unidades), fonte ajustável (4 unidades), scaner 3D (1 unidade), osciloscópios analógicos (2 unidades), osciloscópios digitais (2 unidades), multímetros (4 unidades), transformador de 6 KVA (1 unidade), impressoras 3D (6 unidades), máquina de corte e gravação a laser (1 unidade), máquina cnc de corte a laser (1 unidade). Bibliotecas O espaço da biblioteca, instalado em uma área de 500 m2, é dedicado a estudos de alunos, professores e demais pessoas da comunidade, seja em grupo ou individualmente. Há espaços para reuniões e orientações. São previstas consultas a bases de dados digitais e outros serviços, como solicitação de artigos. A biblioteca atende às necessidades dos cursos, com cabines para estudos individuais, salas de estudo em grupo, sala de multimeios e área para consulta online ao sistema, além de um amplo salão de estudos. Entende-se que o conhecimento construído ao longo dos tempos, especialmente sistematizados em livros e outras formas de divulgação, deve ser objeto de estudo e ficar disponibilizado aos alunos, para a fundamentação teórica de suas atividades estudantis e profissionais. Por isso, a biblioteca opera com um sistema informatizado, possibilitando fácil acesso ao acervo (Gnuteca). O Gnuteca propicia a reserva de exemplares cuja política de empréstimos prevê um prazo máximo de 14 (catorze) dias para o aluno e 21 (vinte e um) dias para os professores, além de manter pelo menos 1 (um) volume para consultas na própria Instituição. O acervo está dividido por áreas de conhecimento, facilitando, assim, a procura por títulos específicos, com exemplares de livros e periódicos contemplando todas as áreas de abrangência do curso. A biblioteca do Campus Porto Velho Calama conta ainda, em seu acervo, com periódicos, nacionais e estrangeiros, específicos para os cursos e outros de interesse geral da comunidade acadêmica. Para tanto são mantidas assinaturas correntes de periódicos, que podem ser ampliadas, de acordo com as indicações da comunidade acadêmica. Todos os cursos mantidos pelo Campus recebem periódicos em número necessário para atender a demanda da comunidade acadêmica. Além das assinaturas de periódicos, o Campus viabiliza acesso aos periódicos disponíveis livremente no site da Capes e em outros bancos públicos e privados, nacionais e internacionais. A biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, do período matutino ao noturno em horário ininterrupto. O espaço é aberto à comunidade, sendo os empréstimos permitidos, somente, aos alunos e servidores do Campus Porto Velho Calama. Outros O campus dispõe de sala de aula dedicada às aulas dos cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu). Ainda neste sentido, o campus conta com 2 salas de reuniões com capacidade para 10 pessoas, 1 sala de reuniões com capacidade para 15 pessoas e um espaço multiuso para ações como reuniões, apresentações e/ou uso coletivo. O campus conta com uma solução de videoconferência profissional, o CISCO Webex Room Bar com Sistema de Videoconferência de Mesa, que é uma solução de videoconferência de alta definição projetada para oferecer qualidade de áudio e vídeo excepcional para fins de colaboração e comunicação. Este sistema inclui uma barra de sala com câmera, microfone e alto-falantes integrados, além de uma mesa que atua como um hub central para conectividade e controle. Quanto à internet do Câmpus, há três links de internet, um de 1giga da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), um de 200 mega da empresa FG Telecom e um de 200 mega da empresa Brasil Digital.

Estabelecer os prazos de todas as etapas do projeto: De acordo com o regulamento do PPGEE, após a aprovação do projeto, o ingresso dos alunos deverá ocorrer nos meses de fevereiro, maio ou setembro pois o regime de disciplinas do Programa é trimestral. Considerando um prazo de 48 meses após o ingresso dos alunos do projeto Dinter, as seguintes etapas, com suas respectivas durações, deverão ser cumpridas: Primeira etapa: Cumprimento de créditos na forma de disciplinas obrigatórias (12 meses) O regulamento do PPGEE exige que os discentes cumpram 40 créditos na forma de disciplinas, que equivalem a 5 disciplinas. Considerando que o regime de oferecimento de disciplinas é trimestral, e levando em conta que o oferecimento do Dinter não pode afetar o andamento do Programa regular, serão oferecidas 2 disciplinas no primeiro trimestre, 1 disciplina no segundo trimestre e 2 disciplinas no terceiro trimestre. As disciplinas serão oferecidas de maneira presencial na sede da Instituição Receptora. Nesta etapa, os discentes (em parceria com os orientadores) deverão dar início aos temas que serão abordados no desenvolvimento da tese. Os orientadores acompanharão os seus orientandos por meio de reuniões periódicas realizadas via Google Meet (ou outros recursos disponíveis). Entende-se como primeiro trimestre, o trimestre em que os discentes do projeto de Dinter realizarem a matrícula inicial no PPGEE. Segunda etapa: Estágio na sede do Programa da Instituição Promotora (6 meses) Após a conclusão dos créditos na forma de disciplinas obrigatórias, os discentes permanecerão no PPGEE por um período contínuo de 6 meses. Durante este período, os discentes se dedicarão exclusivamente ao desenvolvimento das pesquisas que darão origem às teses e terão acompanhamento contínuo por parte dos orientadores. Nesta etapa os discentes poderão, eventualmente, cursar uma ou mais disciplinas optativas oferecidas pelo Programa. Ao término desta etapa o discente deve estar apto a dar prosseguimento, de maneira mais independente, ao desenvolvimento de suas pesquisas em sua instituição de origem Terceira etapa: Desenvolvimento da pesquisa, elaboração de artigos e realização do Exame Geral de Qualificação - EGQ (24 meses) Nesta etapa os discentes darão continuidade, na instituição receptora, ao desenvolvimento das pesquisas iniciadas na etapa anterior. À medida que os resultados da pesquisa surgirem, os mesmos deverão ser relatados na forma de artigos científicos que serão submetidos a congressos e periódicos. Nesta etapa os discentes deverão realizar o EGQ. De acordo com o Regulamento do PPGEE, o discente deve realizar (e ser aprovado) neste exame antes de completar 36 meses de curso. Quarta etapa: Finalização dos artigos e elaboração e defesa da tese (6 meses) Os artigos científicos deverão ser concluídos e submetidos e a teses deverão ser elaboradas e defendidas perante as bancas examinadoras.


Instituição Promotora

SERGIO KUROKAWA
33004099 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS ILHA SOLTEIRA (UNESP-ILHA SOLTEIRA)
15385000
AVENIDA BRASIL, 56
-
-
CENTRO
Ilha Solteira - SP
(18) 37422140
(18) 37422735
(18) 37422140
(18) 37431000
(18) 37431000
(18) 37431077
(18) 37431000
(18) 37431902
(18) 37422735
(18) 37431000
(18) 37431030
(18) 37431000
(11) 562702611
(18) 37431902
(18) 37422735
(18) 37431978
(18) 37431077
(18) 37431077
(18) 37431211
(18) 37424868
(18) 37431223
(37) 431000
(18) 37431030
(18) 37431363
(18) 37431000
(18) 37431000
(18) 37431030
(18) 37424868
(18) 37431030
(11) 562702611
(17) 32212444
(18) 37431948
(18) 37431142
(18) 38218208
(18) 38218170
(18) 3743 1077
(18) 38218175
(18) 37424868
(18) 37431000
(18) 37431193
reitor@unesp.br

Instituição(ões) Receptora(s)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

PAULO ROBERTO DOS SANTOS
76804260
Avenida Lauro Sodré, 6500
0994
-
Censipam - Aeroporto
Porto Velho - RO
(69) 21829602
(18) 37422735
(18) 37422140
(18) 37431000
(18) 37431000
(18) 37431077
(18) 37431000
(18) 37431902
(18) 37422735
(18) 37431000
(18) 37431030
(18) 37431000
(11) 562702611
(18) 37431902
(18) 37422735
(18) 37431978
(18) 37431077
(18) 37431077
(18) 37431211
(18) 37424868
(18) 37431223
(37) 431000
(18) 37431030
(18) 37431363
(18) 37431000
(18) 37431000
(18) 37431030
(18) 37424868
(18) 37431030
(11) 562702611
(17) 32212444
(18) 37431948
(18) 37431142
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(18) 38218170
(18) 3743 1077
(18) 38218175
(18) 37424868
(18) 37431000
(18) 37431193
reitoria@ifro.edu.br

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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