Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO PROJETO
Objetivos e metas:
A presente proposta de turma especial DINTER tem como objetivo promover a formação doutoral de uma turma de docentes da UFT com vistas a dar subsídios para a constituição de massa critica de pesquisadores de alto nível capazes de formular em médio prazo Programa de Pós-graduação competente na área, bem como promover a melhoria do ensino e pesquisa em nível de graduação através da qualificação dos docentes do curso.
Especial atenção é dada nesta proposta à manutenção dos mesmos níveis de qualidade oferecidos no curso regular de doutorado do PROURB, com os devidos cuidados para minimizar os efeitos de endogenia da formação “em bloco” que o projeto DINTER propõe. Neste sentido, medidas como a estrutura do curso proposta envolvendo docentes orientadores de doutorado com atuação em quatro linhas de pesquisa do Programa, e o envolvimento dos alunos da turma especial em doutorados sanduíches em instituições no país e no exterior com as quais o PROURB mantém intercâmbios acadêmicos, propiciarão, sem dúvida, a oxigenação necessária neste tipo de formação doutoral.
Como meta maior, pretende-se com este projeto DINTER contribuir para a formação de condições acadêmicas compatíveis com a implementação de cursos de pós-graduação na região centro oeste do país, qualificando docentes e melhorando também o ensino de graduação.
Neste sentido, a proposta considera como pontos de base os seguintes aspectos:
1- a formação doutoral deve ser calcada na pesquisa acadêmica e na produção do conhecimento;
2 – a pesquisa acadêmica requer um treinamento especifico, incluindo participação em grupos de pesquisa consolidados, permanente diálogo com pesquisadores doutores, bibliotecas e bibliografia atualizada;
3 – as teses produzidas devem ser originais e apresentar estruturação e conteúdo teórico metodológico compatíveis com o rigor científico;
4 – a qualidade do curso oferecido à Turma Especial DINTER deverá ser a mesma oferecida aos alunos regulares do Programa.
5 - a disponibilização de recursos bibliográficos, acessos a bibliotecas especializadas, portais eletrônicos e fontes de conhecimento e informação tornaram-se acessíveis com a vulgarização da internet, viabilizando o acesso à informação atualizada sobre a produção cientifica e acadêmica da área;
6 – os contatos inter pessoais através das mídias eletrônicas e da internet ficaram facilitados e instantâneos, facilitando as trocas à distância e a realização de aulas, reuniões e orientação de forma remota;
7 – ações visando minimizar os efeitos de endogenia serão previstas.
Em consequência propõe:
1 - estrutura curricular, número de créditos e exigências de ingresso e curriculares iguais às do curso regular de doutorado da instituição promotora.
2 – previsão de permanência dos alunos da turma especial DINTER no PROURB de 6 (seis) meses, conforme regulamentação de afastamentos da UFT, visando o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa de tese junto aos orientadores e grupos de pesquisa do PROURB. Possibilidade de cursar disciplinas na instituição promotora durante a permanência.
3 – durante a estadia dos alunos da Turma Especial DINTER na Instituição Promotora, os mesmos serão incentivados a participar de atividades acadêmicas extracurriculares eventualmente oferecidas no período.
4 – as defesas do Projeto de tese, os Exames de Qualificação e as Defesas de Tese serão realizadas de forma híbrida, presencial na Instituição Promotora e à distância na Instituição Receptora.
5 – inclusão dos doutorandos da turma especial no programa de doutorados sanduíches no âmbito dos convênios interinstitucionais em curso no PROURB.
6 – projetos de tese desenvolvidos no âmbito de quatro linhas de pesquisa do Programa.
7 – previsão de 14 vagas para a Turma Especial DINTER, em função da capacidade de orientação do corpo docente do PROURB e da qualidade dos projetos de tese apresentados.
8 – previsão de 48 meses para a conclusão do curso (créditos, elaboração e defesa da Tese).
Critérios e sistemática de seleção de discentes
A estrutura do Doutorado está calcada no desenvolvimento das pesquisas do Programa, buscando o aprofundamento teórico e metodológico no campo disciplinar do Urbanismo.
Assim sendo, a admissão ao Doutorado estará diretamente vinculada à apresentação de propostas de tese que estejam afinadas aos interesses teóricos do Programa e/ou que apresentem potencial inovador na reflexão teórica e metodológica sobre o Urbanismo.
O exame de seleção será efetivado em duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias, a saber:
Primeira etapa
1) Análise do projeto de tese do candidato e do curriculum vitae.
2) Análise da apresentação da trajetória acadêmica e profissional do candidato e relação com o tema de pesquisa proposto, por meio de vídeo gravado pelo candidato, com duração entre 1 e 3 minutos.
Serão aprovados nesta etapa os candidatos que apresentem produção intelectual compatível com o nível de doutorado e projetos de tese de qualidade que sejam consoantes com as linhas de pesquisa do programa. Os candidatos deverão apresentar pelo menos uma publicação acadêmico-científica (em periódico, em livro ou em anais de evento científico).
Segunda etapa
1)Arguição sobre o Projeto de Tese, motivações para realizar o doutorado e Curriculum Vitae.
A arguição será feita pela Comissão de Seleção, formada por três docentes da Instituição Promotora, sendo composta pelo coordenador da turma especial e dois docentes permanentes participantes do DINTER.
Os candidatos selecionados terão seus Projetos de Tese submetidos ao corpo docente do PROURB envolvidos no presente projeto de turma especial para a definição dos respectivos orientadores. Somente serão admitidos aqueles candidatos cujos Projetos de Tese sejam aceitos por um professor orientador do Programa.
Os candidatos aprovados nas etapas anteriores deverão realizar o exame de proficiência de duas línguas estrangeiras, a primeira sendo obrigatoriamente o inglês, e a segunda à escolha do candidato entre francês, alemão, italiano e espanhol, ou apresentar certificado oficial de proficiência das mesmas. Esta etapa é obrigatória, mas não eliminatória.
Vagas
Serão oferecidas 14 (quatorze) vagas, das quais 09 (nove) serão destinadas aos docentes da UFT, 3 (três) serão reservadas aos técnicos administrativos da UFT, e 2 (duas) serão reservadas aos técnicos do Impup.
Caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas poderão ser ocupadas por docentes da UFT.
O processo seletivo dará bônus na pontuação de mulheres que tiveram filhos por adoção ou gestação nos últimos cinco anos.
Planejamento do estágio dos discentes junto ao Programa Promotor em conformidade com seu regulamento
O estágio dos discentes junto ao PROURB terá duração de seis meses.
A turma especial será composta de docentes da UFT (9 vagas), de técnicos administrativos da UFT (3 vagas) e de técnicos do Impup (2 vagas).
Segundo a Resolução CONSEPE-UFT 18/2019 que regulamenta o afastamento de docentes da UFT, é permitido o afastamento concomitante de até dois docentes por colegiado, dando direito a solicitação de professor substituto.
Os discentes da turma especial que são docentes na UFT, são em maioria do curso de Arquitetura e Urbanismo, havendo também docentes vinculados a cursos de áreas afins. Desta forma é possível prever simultaneamente três alunos que sejam docentes na UFT nos estágios na Instituição Promotora, sem prejuízo das solicitações de substitutos nos respectivos cursos onde estes discentes da turma especial atuam. Já os técnicos administrativos e técnicos do Impup, realizarão os estágios um a um, concomitante com os estágios dos docentes.
Desta forma teremos sempre entre 3 a 5 alunos da turma especial no PROURB em estágio discente, o que propiciará uma melhor sinergia entre os alunos das turmas regulares e os da turma especial.
Durante os estágios no PROURB os discentes participarão das reuniões dos grupos e laboratórios de pesquisa dos respectivos orientadores, desenvolverão o quadro teórico de suas teses, terão acesso a bibliotecas e arquivos, e poderão eventualmente cursar disciplinas no próprio PROURB ou em outros PPGs da UFRJ.
Os estágios no Programa Promotor ocorrerão entre o terceiro e o sétimo semestres do curso, quando os alunos estarão em fase mais avançada do desenvolvimento de suas pesquisas de tese, podendo assim melhor aproveitar a permanência na UFRJ.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
As ações visando minimizar os riscos de endogenia na formação doutoral da turma DINTER contemplam prioritariamente os seguintes aspectos:
(a) os temas das teses estão distribuídos em quatro das cinco linhas de pesquisa do Programa. Desta forma os docentes formados na turma especial DINTER terão envolvimento com vários grupos de pesquisa da Instituição Promotora, viabilizando a formação diversificada dos docentes no que se refere a referenciais teóricos e metodológicos, dentro do campo do urbanismo;
(b) envolvimento dos alunos da turma especial DINTER em doutorados sanduíches em instituições nacionais e estrangeiras com as quais o PROURB mantém intercâmbios acadêmicos. Esta medida é importante para a oxigenação da formação, pois permite aos alunos docentes estabelecer contatos e ampliar as possibilidades de intercâmbio com outras instituições durante os estágios sanduíche;
(c) a formação de mestrado dos candidatos tendo sido feita em diversas instituições, resulta numa boa base de oxigenação acadêmica da turma a ser selecionada;
(d) participação de alunos-docentes da UFT participantes do DINTER em atividades de colaboração com outras instituições, tanto nacionais como internacionais. Em especial durante os dois primeiros semestres da turma especial ocorrerá a disciplina « Cidades e territórios: perspectivas pluridisciplinares e transnacionais / Villes et territoires: perspectives pluridisciplinaires et transnationales », uma parceria PROURB/EHESS (França) com a participação de várias instituições europeias e americanas.
(e) inserção dos alunos nas redes de pesquisa do PROURB onde participam pesquisadores de grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
(f) participação dos alunos nos eventos das associações de pesquisa aos quais o PROURB está filiado, notadamente ENANPUR e ENANPARQ, onde terão a oportunidade de interagir com pesquisadores e docentes das mais variadas instituições do país.
Recursos tecnológicos de educação à distância
As ações presenciais permitindo uma maior sinergia entre alunos e docentes estão previstas principalmente nas principais disciplinas que serão ministradas presencialmente na Instituição Receptora, e nos estágios discentes na Instituição Promotora.
Entretanto a complementação das ações de formação através da utilização de tecnologias de educação à distância permite que os contatos entre alunos e seus orientandos, bem como a participação nas reuniões de pesquisa tenham continuidade ao longo do curso. As disciplinas específicas e Seminários Teóricos Avançados que se realizem na Instituição Promotora poderão ser assistidos à distância. A disciplina Seminário de Tese que reúne todos os alunos de doutorado (turma especial e alunos regulares) será realizada à distância pelos alunos do DINTER.
Além disso a participação plena dos alunos do DINTER nos diversos eventos que acontecem no PROURB como palestras, seminários e outros poderá se efetivar à distância.
As bancas de defesa do projeto de tese, do exame de qualificação e da tese de doutorado serão também à distância, facilitando inclusive a participação de professores externos que possam trazer novos olhares para as pesquisas.
O PROURB possui um auditório multimidia com equipamentos de ponta de vídeo conferência. Reuniões remotas e a rede de internet disponível completam os recursos tecnológicos para as ações à distância.
PLANEJAMENTO BASICO
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
A orientação dos alunos da turma especial DINTER será assumida por docentes habilitados a orientar doutorado do PROURB (Instituição Promotora). Os temas de tese da turma especial estão adequados a quatro das cinco linhas de pesquisa do PROURB. Os docentes orientadores estão envolvidos equitativamente nestas 4 linhas de pesquisa, garantindo um equilíbrio de orientação da turma especial DINTER.
Conforme o regimento do PROURB, o ingresso do aluno de doutorado está condicionado ao compromisso de um docente do Programa orientar a tese de doutorado proposta. Assim sendo, as atividades de orientação começam no início do curso.
As orientações de tese terão duas dinâmicas paralelas e complementares.
Durante os períodos de permanência dos alunos da turma especial DINTER na Instituição Promotora - previsão de 6 (seis) meses - os alunos participarão das discussões dos grupos de pesquisa dos respectivos orientadores, e terão orientação presencial. Paralelamente, a orientação prosseguirá seu ritmo através da comunicação via internet, sincronicamente (texto, voz e vídeo) e diacronicamente (e.mail).
Os orientadores terão reuniões quinzenais regulares com seus orientandos, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa de tese. Quando necessário as reuniões ocorrerão em intervalos mais curtos.
Cabe ressaltar que os Seminários de Pesquisa para Doutorado constituirão também momentos importantes do processo de orientação, uma vez que as pesquisas de tese dos alunos serão apresentadas e comentadas pelo conjunto dos docentes orientadores.
Além disto, os docentes doutores da Instituição Receptora darão suporte local às orientações de tese, notadamente no que se refere a dirimir dúvidas quanto a problemas metodológicos das pesquisas em andamento.
Para aqueles alunos cujas teses tenham coorientação de docentes da UFT, haverá reuniões mensais entre o orientador principal (PROURB) e o coorientador (UFT) para alinhar as dinâmicas e decisões da orientação visando o bom desenvolvimento das pesquisas de tese.
QUADRO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA
O PROURB conta com 32 docentes doutores, do quais 28 são habilitados a orientar doutorado. Em função dos interesses temáticos e especificidades do DINTER UFT, 15 docentes participarão diretamente na orientação dos alunos da turma especial.
Os docentes orientadores do DINTER UFT possuem comprovada experiência em orientações de doutorado, bem como apresentam produção cientifica qualificada e atuação relevante em diferentes fóruns acadêmicos e científicos, como mostram seus respectivos currículos.
Dos 15 docentes envolvidos diretamente no DINTER, 10 são pesquisadores de produtividade CNPq (dois docentes 1A, um docente 1B, um docente 1C, e cinco docentes 2). E sete docentes são Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.
DOCENTES VINCULADOS À INSTITUIÇÃO RECEPTORA PARTICIPANTES DA TURMA DINTER
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT conta com professores doutores que darão suporte metodológico aos docentes doutorandos localmente. Também participarão em coorientações de teses e bancas de Exames de Qualificação e de Defesa de Tese da turma especial.
Ainda, esta colaboração interinstitucional entre os docentes doutores permitirá a troca em diversos níveis, como publicações conjuntas, pós-doutoramentos na Instituição Promotora, e participação em Laboratórios de pesquisa, entre outras.
Tal envolvimento dos docentes doutores da UFT nas dinâmicas do DINTER é especialmente importante para que se construam práticas de ensino e pesquisa na Instituição Receptora compatíveis com a formação pós-graduada stricto sensu visando posterior criação de programa de pós-graduação. Além de instrumentá-los para a formação, serão potencializadas as possiblidades de produção do conhecimento.
A coordenação do DINTER UFT na Instituição Receptora está sob a responsabilidade da Prof. Dra. Ana Beatriz Araujo Velasques.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS TRABALHADAS NO PROJETO
A pesquisa e a formação no PROURB se organizam a partir de cinco Linhas de Pesquisa: Estrutura, morfologia e projeto do espaço urbano, História da cidade e do urbanismo, Ambiente urbano e paisagismo, e Assentamentos populares e habitação; e duas Áreas de Concentração: Projeto Urbano, e História e Teoria do Urbanismo. As Linhas de Pesquisa são alimentadas pelos Laboratórios e Grupos de Pesquisa. As Linhas de Pesquisa estruturam e articulam as pesquisas que abordam temas de interesse do corpo docente e discente, consoantes com os objetivos do Programa.
Os alunos da turma especial DINTER estarão inseridos em quatro das cinco Linhas de Pesquisa, e nas duas áreas de concentração do PROURB. Estas linhas, onde atuam os docentes orientadores de doutorado da Instituição Promotora, por sua vez, atendem aos temas de interesse dos potenciais alunos do DINTER.
A seguir listamos as Linhas de Pesquisa, os Laboratórios e os docentes envolvidos diretamente no DINTER UFT:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO - Investiga a dimensão físico-territorial da problemática urbana, especialmente as questões relativas à estruturação e à morfologia do espaço urbano bem como temas ligados ao Projeto Urbano.
Laboratórios envolvidos no DINTER UFT:
LAPU - Laboratório de Projetos Urbanos
UrCA - Grupo Teoria, Ensino e Metodologia do Projeto Urbano
LabIT – Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático
LADU - Laboratório de Direito e Urbanismo
Docentes orientadores: Adriana Sansão Fontes / Claudio Rezende Riberio / Denise Barcellos Pinheiro Machado / Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu / Maria Paula Gonçalves Lysandro de Albernaz / Rosangela Lunardelli Cavallazzi
AMBIENTE URBANO E PAISAGISMO - Investiga a qualidade do ambiente urbano, especialmente as questões relativas ao paisagismo, às áreas verdes públicas, à sustentabilidade ambiental, ao conforto ambiental, ao saneamento ambiental e à degradação ambiental urbana.
Laboratórios envolvidos no DINTER UFT:
PAISA - Grupo Interdisciplinar em Paisagismo
LeC – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cidades
LEAU - Laboratório de Estudos de Águas Urbanas
Docentes orientadores: Ana Lúcia Nogueira de Paiva Britto / José Ripper Kos
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: HISTÓRIA E TEORIA DO URBANISMO
HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO - Investiga as questões relativas à formação e desenvolvimento das cidades, a evolução do pensamento urbanístico ao longo da história, as teorias do urbanismo e suas proposições conceituais e metodológicas.
Laboratórios envolvidos no DINTER UFT:
LAPA – Laboratório de Patrimônio Cultural e Cidades Contemporâneas
LeU- Laboratório de Estudos Urbano
Grupo de pesquisa: Arquitetura, Cidade e Cultura
Docentes orientadores: Andréa Lacerda de Pessoa Borde / Cristovão Fernandes Duarte / Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira / Maria Cristina Nascentes Cabral
GRÁFICA DIGITAL E REPRESENTAÇÃO EM URBANISMO - Investiga as novas possibilidades de representação e seu papel transformador na concepção do projeto e nas metodologias da pesquisa urbana.
Laboratórios envolvidos no DINTER UFT:
LAURD – Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital desenvolve uma leitura da cidade que procura revelar, aprofundar e esclarecer a complexidade da estrutura urbana; os elementos que a definem, na sua particularidade, identidade e significados, revelados na visão tridimensional, versátil, não linear, de coincidências ou divergências temporais que possibilita a gráfica digital.
LAMO3d - O Laboratório de Modelos e Fabricação Digital - LAMO/PROURB é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão que procura a integração da concepção de projeto com a fabricação analógica e digital.
Docentes orientadores: Andrés Martín Pássaro / Naylor Barbosa Vilas Boas / Rodrigo Cury Paraizo
Perfil da demanda a ser atendida:
Os potenciais alunos do DINTER são em sua maioria docentes do Curso de Arquitetura e Urbanismo e de cursos de áreas afins como Serviço Social, Engenharia Civil, História, Geografia e Direito da Universidade Federal do Tocantins. Atendendo à demanda, e em função da política de cotas, estão previstas até três vagas para servidores técnico-administrativos da UFT e até duas vagas para técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup). Os potenciais alunos são Mestres em Arquitetura e Urbanismo e áreas afins como Desenvolvimento Regional, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geotecnologia, Geografia, Ciências Florestais e Ambientais, Serviço Social e Direito.
Tal diversidade de formação responde à desejada interdisciplinaridade de base para os estudos de urbanismo, mas aponta também para a necessidade de aprofundamento de competências no campo disciplinar específico, que o doutoramento poderá oferecer. Além disto, a formação plural destes docentes espelha a carência de cursos de pós-graduação na área de Arquitetura e Urbanismo na região. O DINTER proposto pretende atender a Universidade pública, que reúne os docentes na área de melhor nível acadêmico na região. A formação doutoral significará a possibilidade futura de criação de programa de pós-graduação em AU atendendo demanda qualificada regional.
Os docentes possuem larga experiência didática nos cursos de graduação e apresentam um bom nível de produção intelectual, com trabalhos em anais, capítulos de livro, e orientação de monografias de final de curso e de iniciação científica.
Os temas de tese pretendidos para o DINTER abordam questões atuais para a produção do conhecimento e prementes para a região, como a expansão da urbanização e os desafios da mobilidade e do meio ambiente, a produção do espaço e os embates fundiários, a paisagem e o ambiente construído, assentamentos populares e a questão indígena na urbanização, entre outros.
Desta forma, o grupo de doutorandos terá contemplado estudos sobre os principais embates do território local, constituindo uma massa critica de reflexão abrangente e aprofundada do campo disciplinar do urbanismo.
Este grupo docente atua regularmente nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social, Engenharia Civil e Direito da UFT, demonstrando capacidade de liderança local e respondendo de forma competente ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFT no que concerne a capacitação docente incrementando o número de docentes titulados com mestrado e doutorado. Em especial este grupo de docentes se destaca por empreender ações objetivas para constituir um núcleo de competência em ensino e pesquisa em arquitetura e urbanismo, com a qualificação pós-graduada dos docentes e o estabelecimento de grupos de pesquisa e incentivo a atividades de Iniciação Cientifica no curso de Arquitetura e Urbanismo.
ESTRUTURA CURRICULAR E DISCIPLINAS A SEREM OFERTADAS
À turma especial do DINTER será oferecida uma formação com as mesmas exigências e padrão de qualidade das turmas regulares de doutorado do PROURB, como segue:
Estrutura curricular e créditos do curso
O Curso de Doutorado tem duração de quatro anos (48 meses). Os dois primeiros anos são destinados ao cumprimento dos créditos, e os dois últimos anos ao desenvolvimento da tese.
São exigidos 30 créditos (450 horas/aulas), distribuídos em Disciplinas de Base (Metodologia da Pesquisa e Seminários Teóricos Avançados); Seminário de Pesquisa; Disciplinas Específicas; e Seminário de Tese.
DISCIPLINAS DE BASE
Metodologia da Pesquisa 1 e 2 (4 créditos - 60 horas/aula).
A disciplina Metodologia da Pesquisa visa discutir criticamente em nível avançado o estatuto epistemológico do urbanismo no âmbito das ciências sociais.
Seminários Teóricos Avançados (STA) – (8 créditos – 120 horas/aula) - Organizados em módulos de 2 créditos, tem como objetivo aprofundar questões teóricas e/ou metodológicas em Urbanismo. Os STA serão propostos conforme os interesses de pesquisa do corpo docente e das teses em desenvolvimento, contemplando estudos seminais, temas emergentes e atualidade teórica da disciplina.
Estas disciplinas serão ministradas na Instituição Receptora (STA’s 1, 2, 3, 4) e na Instituição Promotora (ON-LINE).
Seminário de Pesquisa para Doutorado - (4 créditos - 60 horas/aula) - tem o objetivo de promover a discussão sobre os problemas teóricos e metodológicos no desenvolvimento das pesquisas de tese, contribuindo para seu aprimoramento e amadurecimento. A disciplina tem um formato aberto a todos os professores e alunos de Doutorado, o que torna o Seminário um importante fórum de conexão e participação coletiva do Programa na construção do Doutorado. É um espaço reconhecido pelos alunos do PROURB como de criatividade e inovação. É também uma disciplina que será compartilhada com os alunos das turmas regulares.
Esta disciplina será ministrada de modo híbrido, on line na Instituição Receptora e presencial na Instituição Promotora, e participarão dela todos os doutorandos que ainda não tenham passado os respectivos exames de qualificação.
Seminário de Tese – (8 créditos - 120 horas/aula) - preparação para o Exame de Qualificação. Disciplina onde o orientador acompanha o desenvolvimento do projeto de tese do aluno, preparando-o para o Exame de Qualificação.
O Seminário de Tese é a disciplina onde o orientador acompanha o desenvolvimento do projeto de tese do aluno, preparando-o para o Exame de Qualificação. Consta de trabalhos programados visando a produção de capítulos da tese.
Esta disciplina constará do acompanhamento on-line do desenvolvimento das teses de doutorado.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS – (6 créditos - 90 horas/aula) - bloco de disciplinas dirigidas para o tema do projeto de tese.
As Disciplinas Específicas constituem um bloco de disciplinas dirigidas para o tema do projeto de tese. Estas disciplinas podem ser escolhidas em outros Programas ou entre as disciplinas do mestrado do PROURB. São também aproveitados créditos obtidos anteriormente validados como créditos em disciplinas específicas.
Estas disciplinas serão ministradas na Instituição Promotora, em modo híbrido, ou em outros PPGs na UFT, ou serão aproveitados créditos do ME.
Até um terço dos créditos pode ser cursado em outros Programas de Pós-graduação. Os alunos são estimulados a cursar disciplinas em outros Programas como forma de aprofundamento de questões subjacentes ao Urbanismo, e/ou necessidade de complementação teórica específica ao projeto de tese. Estas disciplinas poderão ser cursadas em Programas de Pós-graduação existentes na Instituição Receptora (UFT), em outros Programas de Pós-graduação da Instituição Promotora (UFRJ), ou por ocasião dos estágios sanduíches, nas instituições que acolherem os respectivos alunos.
DEFESA DO PROJETO DE TESE
Ao final do primeiro ano o aluno deverá apresentar a revisão do projeto de tese onde deverá demonstrar clareza nos objetivos da tese, quadro teórico preliminar e considerações sobre a metodologia a ser empregada. A defesa do projeto de tese será feita perante banca examinadora composta pelo orientador do aluno, a coordenação acadêmica do DINTER e um docente do Programa.
Os alunos não aprovados nesta fase serão desligados do curso.
EXAME DE QUALIFICAÇÃO (após a integralização dos créditos, ao final do segundo ano)
Consta da apresentação com arguição do Projeto de Tese revisado e da redação preliminar de pelo menos dois capítulos da tese, demonstrando consistência e completude no quadro teórico, indicação de metodologia, e encaminhamento empírico, quando for o caso.
A Banca Examinadora do exame de qualificação é composta de 3 professores do Programa – podendo um dos membros internos ser do grupo de docentes doutores da UFT que participam do DINTER, ou por dois membros do Programa e um membro externo.
Esta é uma etapa fundamental no doutoramento, quando o projeto de pesquisa de tese é discutido criticamente por membros externos, contribuindo para a consolidação do argumento e do quadro teórico metodológico da tese. A banca avalia a pertinência e a maturidade do projeto de tese qualificando-o a seguir com o desenvolvimento da tese.
A Banca de DEFESA DA TESE de doutorado é composta por no mínimo 5 e no máximo 7 membros doutores, sendo que pelo dois deles devem ser membros externos ao Programa. Um dos membros internos poderá ser do grupo de docentes doutores da UFT que participam do DINTER.
A ORIENTAÇÃO principal da turma especial é exclusiva dos docentes do PROURB. Entretanto, em função da especificidade temática ou do caráter interdisciplinar da pesquisa, estão previstas coorientações de algumas teses por docentes doutores da Instituição receptora (UFT) que participam do projeto, de forma a capacitá-los para a formulação futura de um programa de pós-graduação.
Serão ofertadas para a turma especial:
SEMESTRE 2024-2
Metodologia da Pesquisa
Seminários Teóricos Avançados (STA)
Seminário de Pesquisa para Doutorado
Metodologia da Pesquisa - 2 créditos - 30 horas/aula
A disciplina Metodologia da Pesquisa II tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre as noções básicas de epistemologia e ciência, compatíveis com o nível de doutorado. Propõe a reflexão sobre o estatuto epistemológico do Urbanismo, discutindo a origem, o desenvolvimento e o porvir da disciplina. Noções básicas de epistemologia. Paradigmas. Objeto real, objeto científico. Teoria e método. O estatuto epistemológico do Urbanismo. Teorias e práticas em Urbanismo.
Os STAs a serem oferecidos para a turma especial DINTER no semestre 2024-2, conforme os interesses de pesquisa dos alunos, serão:
STA - Ambiente moderno – revisões contemporâneas
STA - Cidade e Natureza: conceitos e relações
STA - Projeto arquitetônico da cidade
STA - Espacialidades e Territorialidades – Um debate contemporâneo
SEMESTRE 2025-1
Seminários Teóricos Avançados (STA)
Seminário de Pesquisa para Doutorado
Os STAs a serem oferecidos para a turma especial DINTER no semestre 2025-1, conforme os interesses de pesquisa dos alunos, serão:
STA - Fontes primárias em acervos de Arquitetura e Urbanismo
STA - Cidade standard e paisagem da dependência
STA - Reinvenção da cidade – desafios da ocupação territorial
STA - "Insurgências"
SEMESTRE 2025-2
Seminários Teóricos Avançados (STA)
Seminário de Pesquisa para Doutorado
Os STAs a serem oferecidos para a turma especial DINTER no semestre 2025-2, conforme os interesses de pesquisa dos alunos, serão:
STA - Cidades responsivas
STA – Vazios urbanos
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Infraestrutura da Instituição Receptora
1. Laboratório
O Campus de Palmas da UFT dispõe de dois laboratórios de informática (LABIN) além de laboratórios didáticos específicos sob a responsabilidade dos cursos. Os laboratórios estão equipados com computadores, internet a cabo e sem fio, além de softwares de edição, workstations avançadas, impressoras 3D, drones e equipamentos de monitoramento remoto, dentre outros softwares específicos demandados pelos cursos.
Destacamos o Laboratório de Informática e o Labtec - Laboratório de Tecnologias 3D – laboratórios abertos de prototipagem e espaços compartilhados.
Além da infraestrutura geral da UFT e da UFRJ e do PROURB, a turma especial de doutorado usufruirá da infraestrutura e equipamentos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT. Destacam-se os laboratórios de Informática, os atelieres de projetos e, sobretudo, o Laboratório de Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo – LAU, que sediará as principais atividades do DINTER. O LAU conta com espaço amplo, com 10 pranchetas, cadeiras, mesa de reunião, Data-show, 6 computadores, armário, acesso à internet, ar condicionado e um servidor técnico-administrativo.
Como infraestrutura complementar, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) disponibilizará aos doutorandos os arquivos, planos, projetos e cartografia da cidade de Palmas e sua região.
2. Biblioteca
O Campus de Palmas possui uma Biblioteca Central (Biblioteca Professor José Torquato Carolino), destinada ao atendimento de todos os cursos de graduação e pós-graduação sediados no Campus. A infraestrutura da Biblioteca compreende uma área total de 3.158,23 m², dividida em: térreo, 1º andar e 2º andar; dispondo de elevador, escada de emergência e rampa de acesso. Essa estrutura dispõe de 69 cabines de estudo individual; 189 mesas para estudo em grupo e 181 acentos; Sala da coordenação, Sala de processamento técnico, Setor de circulação e atendimento, Sala para seção de coleções especiais (monografas, dissertações e teses, CD’s e DVD's); 10 cabines de pesquisa na internet; 3 salas de estudo em grupo com capacidade para 5 pessoas por sala, sala de vídeo com capacidade para 10 pessoas. A biblioteca possui equipamentos especiais para leitura e pesquisa a ser realizada por pessoas com deficiência.
O acervo em todas as áreas do conhecimento, soma 25.899 títulos e 78.855 exemplares. Em Ciências Sociais Aplicadas há 11.206 títulos e 29.933 exemplares e em Ciências Humanas 4.902 títulos e 14.128 exemplares, representando 62 % dos títulos disponíveis na Biblioteca Central nestas duas grandes áreas.
A UFT tem acesso a importantes e completos portais com periódicos em todas as áreas do conhecimento, tais como: portal de periódicos da CAPES; Scientific Eletronic Library Online (Scielo Brasil) com 1.725 periódicos ativos (1.411 internacionais e 314 nacionais) atrelados a 8 (oito) grandes áreas, sendo: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes; Portal Domínio Público que oportuniza o acesso às obras literárias, científicas e artísticas do patrimônio cultural brasileiro e universal, liberado na forma de textos, áudio, vídeos e imagens. Dispõe também de acesso à plataforma Target GEDweb, com um sistema de gestão e documentos regulatórios, como por exemplo, as Normas ABNT. Além do Portal Saúde Baseada em Evidências (Portal SBE), uma biblioteca eletrônica com conteúdo direcionado apenas para profissionais de saúde. A UFT possui um portal próprio de periódicos com revistas em várias áreas do conhecimento e em com caráter interdisciplinar.
Biblioteca - Portal de Periódicos
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
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O Campus de Palmas da UFT conta com um total de 17 cursos de graduação, e 13 Programas de Pós-Graduação. As coordenações contam com espaços próprios, e os docentes possuem gabinetes próprios com infraestrutura adequada. As estruturas acadêmicas como salas de aula, auditórios, equipamentos multimidia, tablets, equipamentos de videoconferência, infraestrutura avançada de rede, internet sem fio e a cabo, são compartilhadas entre os diversos cursos. No Campus de Palmas há aproximadamente 76 (setenta e seis) salas de aula (de uso comum) gerenciadas pela Coordenação Acadêmica do Campus. Todas as salas de aula do Campus são equipadas com mesa - na sua maioria de uso individual, mas também há salas com mesas coletivas, cadeiras e equipamentos multimídia, painel retrátil, quadro branco, e algumas delas possuem, também, aparelho de televisão ou datas shows. As salas são devidamente iluminadas, climatizadas e possuem internet sem fio e a cabo.
Os docentes em dedicação exclusiva do Campus de Palmas, que correspondem a 75% do quadro de professores, em sua ampla maioria, possuem gabinete de uso individual ou em divisão de até 3 (três) docentes. O Campus dispõe também de salas destinadas aos docentes que atuam em tempo parcial. As salas dos docentes contam com mobiliário para guarda de material com segurança, ar condicionado, iluminação apropriada, computadores de uso individual e/ou coletivo. Como suporte ao docente o Campus conta com a central de cópias e impressão, onde cada professor possui uma cota para reprografia e scanner. Cada docente possui autonomia para reserva de salas de reunião, auditórios e salas de aula para desenvolvimento de atividades pedagógicas ou administrativas que forem necessárias. Cabe ressaltar que em todos os blocos do Campus de Palmas há instalações acessíveis à pessoa com deficiência física.
O Campus de Palmas está equipado com dispositivos modernos para o ensino e a pesquisa como lousas digitais, Datashow em todas as salas de aula e algumas unidades reserva para reposição, painéis retráteis, televisores instalados em diversos ambientes e equipamento completo de videoconferência instalados em uma sala específica para eventos e aulas que demandem o uso da teleconferência e/ ou webconferência.
Além do Campus de Palmas, a UFT possui outros 4 campi no estado do Tocantins (Arraias, Gurupi, Miragem e Porto Nacional), demonstrando sua importância e potencial no desenvolvimento da região.