Dados do Programa
Tipo do Programa:
PCI - Minter
Número da Proposta:
86/2024
Período de Vigência:
04/11/2024
a
04/11/2028
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
04/11/2026
Local de Execução do Projeto:
Goianésia - GO
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas
O Minter UniEVANGÉLICA/FACEG tem por objetivo formar recursos humanos altamente qualificados para atuação na docência, na pesquisa, e no mercado de trabalho no município de Goianésia e região. Seguindo o mesmo padrão e características do curso oferecido na Sede, o curso de mestrado interinstitucional tem por objetivo geral formar profissionais com competência em Ciências Ambientais com enfoque na relação entre sociedade e meio ambiente, compreendendo a complexidade das dimensões históricas, econômicas, políticas e sociais e suas implicações ambientais.
Entre os objetivos específicos, têm-se:
a) Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica interdisciplinar por meio da preparação adequada de pesquisadores, produzindo conhecimento voltado à problemática ambiental, de maneira a contribuir na diminuição das assimetrias regionais em termos de geração de conhecimento;
b) Qualificar docentes que possam atender a demanda no ensino superior, consoantes com uma formação científica interdisciplinar que considera os componentes social e ambiental;
c) Formar profissionais que possam fazer face às necessidades do desenvolvimento da sociedade brasileira, com o avanço dos conhecimentos científico e tecnológico, considerando a complexidade dos problemas ambientais diante da indissociabilidade entre sistemas antrópicos e naturais;
d) Promover a interação permanente da academia com os diferentes segmentos da sociedade, através de ações e projetos comprometidos com a: solução de problemas regionais, melhoria da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e sustentabilidade;
e) Possibilitar aos egressos na FACEG e à comunidade externa o acesso a uma formação multidisciplinar que o qualifique profissionalmente próximo à sua região de origem.
Em consonância com o objetivo geral e os objetivos específicos, são descritas a seguir, as metas a serem alcançadas por este projeto: (1) Receber discentes da cidade de Goianésia e região que objetivam desenvolver pesquisas em Ciências Ambientais e suas temáticas correlacionadas e incluídas nas linhas de pesquisa do Programa sede; (2) Descentralizar e democratizar o ensino através da formação de docentes que possam atuar nos diferentes níveis de ensino (fundamental, médio e superior); (3) Produzir conhecimento que atenda a problemas específicos do município de Goianésia e região que possui déficit de cursos de mestrado e também de Mestres no mercado de trabalho; (4) Desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais através do pensamento e de uma reflexão crítica, científica e metodologicamente orientadas no campo da pesquisa na Área das Ciências Ambientais; (5) Oferecer um espaço para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico entre as instituições envolvidas, estimulando a interdisciplinaridade e a transferência de conhecimento de pesquisas na Área de Ciências Ambientais; (6) Promover a formação de equipes de pesquisa que reforcem os grupos de pesquisa e a rede de pesquisadores associados, aumentando a produção científica de impacto no país; (7) Promover o intercâmbio acadêmico entre as instituições parceiras deste Minter e abrir novas oportunidades para pesquisa e produção intelectual conjuntas; (8) Contribuir com as necessidades regionais do município de Goianésia e região imediatamente relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Critérios e Sistemática de Seleção dos Alunos
Quanto aos Candidatos:
Estão habilitados à inscrição no processo seletivo do Mestrado (Minter/UniEVANGÉLICA/FACEG) os candidatos(as) portadores de títulos de cursos de nível superior nas áreas de concentração ou áreas afins do Programa devidamente reconhecidos pelo MEC.
Quanto as inscrições:
As inscrições no processo seletivo serão realizadas por meio de um formulário eletrônico; Não haverá taxa de inscrição;
Os documentos solicitados no formulário eletrônico deverão ser postados pelo sistema.
Quanto ao número de vagas:
O número máximo de vagas oferecidas no processo de seleção será de 20 vagas, com base na disponibilidade de orientação e na produtividade do corpo docente, de acordo com resolução específica da Instituição Promotora.
Serão reservadas 10 vagas para membros da Instituição Receptora.
Quanto ao cronograma do processo seletivo:
O processo seletivo obedecerá ao cronograma apresentado no Quadro 1:
Quadro 1: Cronograma do processo seletivo Minter UniEVANGÉLICA/FACEG Inscrição:01/09/2024 a 01/10/2024
Processo Seletivo: 07/10/2024 a 11/10/2024 Divulgação da relação dos aprovados(as): 15/10/2024 Prazo para interposição de recurso: 16 e 17/10/2024 Resultado final do Processo Seletivo: 18/10/2024
Confirmação de matrícula e assinatura de contratos: 21/10/2024 a 31/10/2024.
Quanto a seleção:
A Seleção constará de avaliação escrita com foco na área de concentração do PPGSTMA, entrevista, avaliação do currículo Lattes, e suficiência em língua estrangeira que acontecerão de forma presencial (exceto prova de suficiência em língua estrangeira) no período previsto no edital.
A avaliação escrita (classificatória) ocorrerá no primeiro dia de avaliação, das 08h30min às 11h30min na sede da Instituição Receptora (FACEG).
A Entrevista (classificatória) para os candidatos do curso de Mestrado tem por objetivo verificar a capacidade de argumentação, as experiências acadêmicas e/ou científicas e verificar acerca das condições pessoais (tempo disponível para realização das atividades inerentes ao curso, etc.).
O Currículo Lattes (classificatório) será analisado e avaliado de acordo com os critérios de pontuação definidos pela Instituição Promotora, utilizando planilha própria e considerando apenas as atividades e as produções científicas e técnicas dos últimos 5 anos
A avaliação de suficiência em língua(s) será aplicada de forma on-line via AVA conforme calendário acadêmico. O(A) candidato(a) poderá optar por apresentar certificação de suficiência nível básico (TOEFL, Cambridge, Centro de Línguas da UniEVANGÉLICA ou de outro PPG). O candidato que não atingir o nível desejado nesta prova poderá realizar nova avaliação em até 12 meses, e/ou apresentar certificação conforme indicado anteriormente. A avaliação consiste em um texto em língua inglesa com perguntas em português e respostas em português.
Quanto a Comissão Examinadora de Seleção:
O processo seletivo será conduzido pela Comissão Examinadora de Seleção da Instituição Promotora;
A Comissão Examinadora de Seleção deverá ser composta por, no mínimo 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, cujas especialidades contemplem as linhas de pesquisa da Instituição Promotora.
Quanto ao Sistema de Classificação e da Divulgação dos Resultados Finais:
A classificação do(a) candidato(a) dependerá de sua média geral (MG), que consiste na média ponderada das avaliações, considerando a avaliação escrita (AE) com peso 3 (três), o Currículo Lattes (CL) com peso 3 (três), a Entrevista (EN) terá peso 3 (três), e prova de suficiência (LI) terá peso 1 (um) isto é: MG= (3PE)+(3CL)+(3EN)+(1LI)/10.
Em caso de empate, o desempate levará em consideração as melhores notas obtidas nas provas escrita, Currículo Lattes e avaliação de suficiência em língua, respectivamente.
Os recursos deverão ser protocolados presencialmente na Secretaria da Instituição Receptora, das 07:30h às 17:30h, no prazo máximo de 48 horas após a divulgação da lista de candidatos (as) aprovados (as) e classificados (as).
O resultado será divulgado na página do PPG da Instituição Promotora e na secretaria da Instituição Receptora. A seleção será válida para matrícula no período letivo para o qual o(a) candidato(a) foi aprovado(a).
Quanto a matrícula:
A matrícula será realizada na Secretaria da Instituição Receptora.
Planejamento do estágio dos discentes junto ao programa promotor em conformidade com o seu regulamento:
A obrigatoriedade e a forma de realização do estágio de docência dependerão das exigências específicas pertinentes a cada modalidade de bolsa, cabendo ao discente a responsabilidade quanto a sua execução.
Será permitida a realização de estágio de docência para discentes não bolsistas.
Será considerado estágio de docência a participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e administração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou práticas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático.
As atividades do estágio de docência poderão ser realizadas na UniEVANGÉLICA, assim como em outras instituições de ensino superior, mediante anuência do orientador.
Para o mestrado, a carga horária mínima, total, que caberá ao estagiário docente, deverá ser de 30 (trinta) horas (2 (dois) créditos), a qual deverá ser integralizada em período mínimo de 1 (um) e máximo de 2 (dois) semestres.
As atividades do estágio de docência serão desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento efetivo do orientador e do professor responsável pela disciplina.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores
O PPGSTMA contará com 16 docentes para desenvolvimento do Minter UniEVANGÉLICA/FACEG, sendo 13 docentes permanentes e 03 colaboradores. O corpo docente permanente do PPGSTMA é constituído por doutores formados nas mais diversas áreas do conhecimento (História das Ciências, Ciências da Religião, História, Ecologia, Agronomia, Química, Física, Ciências Biológicas, dentre outras) refletindo a heterogeneidade e a interdisciplinaridade do Programa. Nenhum dos docentes obteve seu doutoramento no próprio Programa. Todos obtiveram sua titulação nas mais diversas instituições de ensino do país e em instituições estrangeiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Portugal e França) permitindo ampliação da rede de colaboradores e, desta forma, contribuindo para que as bancas de qualificação e defesa dos trabalhos de conclusão sejam compostas por membros externos a Instituição Promotora. De acordo com Regulamento específico do PPGSTMA o produto final, para o nível de mestrado, será julgado por uma Comissão Examinadora, composta por professores doutores, sendo, no mínimo, 01 professor doutor externo à Universidade Evangélica de Goiás. O Minter deverá seguir as mesmas normas internas adotadas no Programa sede. Os discentes serão estimulados a realizarem intercâmbio com outras instituições e centros de pesquisa, seja através da realização em disciplinas que poderão ser aproveitadas como créditos em disciplinas optativas, seja através de parcerias no desenvolvimento das pesquisas e na publicação de artigos científicos. Neste sentido, os riscos de endogenia na formação de mestres da FACEG serão minimizados, pois este projeto apresenta corpo docente formado exclusivamente por docentes da Instituição Promotora (16). Desta forma a formação dos mestres será orientada pelas linhas de pesquisa da Instituição Promotora.
Haverá o uso de recursos tecnológicos de educação à distância?
Sim
Descrição de como se aplica o uso desta tecnologia no Projeto
A UniEVANGÉLICA conta com equipamentos de rede sem fio com curto, médio e longo alcance para fornecer wi-fi a toda Instituição. A ampliação da rede wi-fi para atender todas as salas de aula da Instituição com alta cobertura teve início em 2017 com a compra de novos equipamentos.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado na UniEVANGÉLICA é o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle, versão 3.4. O recurso está instalado em três servidores virtuais organizados da seguinte forma: um servidor virtual com 24vCPU e 70Gb de RAM para os cursos presenciais e mantidas da Associação Educativa Evangélica; um servidor virtual com 6vCPU e 12Gb de RAM para a graduação 100% EaD; um servidor virtual com 4vCPU E 8Gb de RAM para os cursos de pós-graduação, livres, projeto Criar e Centro de Línguas.
Ressalta-se que para o período de pandemia da Covid-19 foi realizado um plano de contingência, no qual os servidores do AVA Moodle tiveram sua capacidade aumentada, ficando com 12vCPU e 54Gb de RAM. Posteriormente foi aumentada ainda mais essa capacidade, atingindo 24vCPU e 70Gb de RAM. Para isso, o Departamento de Tecnologia da Informação (T.I.) realocou recursos dos servidores Protheus, RM e upgrade de recursos; no intuito de melhorar as configurações dos servidores do AVA Moodle.
Neste projeto a Instituição Promotora utilizará ferramentas digitais de ensino remoto e aplicativos de mensagens instantâneas, tais como, Plataformas moodle,
Zoom, Google Meet, Skype, WhatsApp e afins para atividades de orientações, bancas de defesas de trabalhos de conclusão do mestrado, também poderão ocorrer reuniões remotas de Colegiado e reuniões com o grupo de pesquisa do seu(sua) orientador(a).
Ressalta-se que as bancas de defesas de trabalhos de conclusão da dissertação poderão ocorrer de forma híbrida, com o objetivo de favorecer a presença de membros externos a Instituição Promotora e que residam em Instituições de ensino e pesquisa distantes da FACEG.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios
Infraestrutura do Centro Tecnológico: A infraestrutura tecnológica se constitui de todos os sistemas, recursos e equipamentos tecnológicos destinados ao suporte das atividades acadêmicas e administrativas da instituição. Compreende desde os recursos audiovisuais, as mídias eletrônicas, os sistemas, softwares, as redes internet e intranet, os laboratórios de informática, assim como os laboratórios e equipamentos específicos relativos às diferentes áreas de conhecimento e aos diferentes cursos. A utilização dos laboratórios pelos discentes é regulamentada por regimento próprio, onde são descritas as normas de funcionamento, utilização e segurança, sob supervisão de docentes da área de atuação e profissionais especializados. Possuem mesas, bancadas, cadeiras, quadros, instalações de ar comprimido, água e gás, bebedouro, ventilação, murais de avisos, materiais de expediente, linha telefônica, softwares para operação dos equipamentos e espaço suficiente para a utilização dos alunos.
Os laboratórios encontram-se em funcionamento e são compartilhados entre os cursos da Instituição. Eles apresentam-se equipados e são capazes de oferecer suporte adequado e suficiente às práticas didáticas.
Laboratórios de informática: Os dois laboratórios de informática da instituição receptora (FACEG) possuem a quantidade de computadores que atendem a necessidade do curso, considerando, uma análise sistêmica e global, quanto aos aspectos: quantidade de equipamentos relativos ao número total de usuários, acessibilidade, velocidade de acesso à internet, wi-fi, política de atualização de equipamentos e softwares. Os laboratórios de informática estão à disposição dos discentes da Instituição no turno vespertino, em horários estabelecidos, e no período noturno de acordo com reserva efetuada pelo docente responsável pela turma. Os laboratórios permitem a realização de aulas práticas de informática; simulações computacionais que oportunizam aos discentes aliarem a teoria das mais diversas disciplinas à prática, além de poderem desenvolver pesquisas teóricas. Os dois Laboratórios de Informática estão equipados com computadores com acesso à internet por meio de ADSL.
Laboratório de Microscopia I e II: Os laboratórios de Microscopia estão localizados no Centro Tecnológico. Cada um deles possui sala com 80m² onde são realizadas aulas dos cursos de Agronomia, Enfermagem e Odontologia.
Laboratório de Solos: localizado no Centro Tecnológico, possui 80m² de área, possui janelas tipo Blindex, Porta de acesso, Sistema de Iluminação com Lâmpadas Fluorescentes e Forro em Gesso Acartonado. Atende às disciplinas dos cursos de Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Este laboratório está preparado para pessoas portadores de necessidades especiais.
Laboratório de Química: está localizado no Centro Tecnológico, possui 80m², Janelas tipo Blindex, Porta de acesso, Sistema de Iluminação com Lâmpadas Fluorescentes e Forro em Gesso Acartonado.
Laboratório de Entomologia: está localizado no Centro Tecnológico, possui 62,60m², janelas tipo Blindex, porta de acesso, sistema de iluminação com lâmpadas fluorescentes e forro em gesso acartonado.
Há ainda na FACEG outros laboratórios localizados no Centro Tecnológico que atendem as diferentes áreas do conhecimento, tais como, Laboratório de Cuidados de Enfermagem, Laboratório de Enfermagem, Laboratório de Engenharia Mecânica, Ateliês de Desenho I e II, Laboratório de Física, Eletricidade e Instalações Elétricas, Laboratório de Hidráulica e Fenômenos de Transporte, Laboratório de Resistência de Materiais e Laboratório de Mecânica das Estruturas.
Biblioteca
A Biblioteca da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) tem procurado ser algo mais do que um mero “depósito de livros”. A intenção é a de integrar a Biblioteca à vida acadêmica, promovendo a leitura e a pesquisa, catalisando e disponibilizando o que a Academia produz e o dispondo ao usuário. É nesse sentido que estão apontadas, as ações da Biblioteca: informatização de todos os serviços, operação em rede, qualificação de pessoal e política de seleção e aquisição.
Acessos:
•Serviços On-line
•Minha Biblioteca
•BMJ Best Practice
•Periódicos CAPES
•A Biblioteca funciona em parte dos 2 (dois) primeiros pavimentos do Bloco E.
•Possui área total de 962,77 m².
• Possui mais de 20.000 volumes registrados no acervo e ainda coleções de materiais especiais, que somam mais de 1.000 volumes: teses, fitas, folhetos, cds e obras raras.
•Mantém 125 coleções num total de 2.277 títulos de periódicos.
•Funciona 10 horas consecutivas diariamente, atendendo a uma média 150 leitores por dia.
•Constitui sua clientela, alunos, professores e servidores da própria Instituição e comunidade em geral
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Outros
A Faceg possui acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este Portal é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, com um acervo científico de alto nível disponível para a comunidade acadêmico-científica brasileira. O Portal de Periódicos da Capes oferece acesso a um acervo com mais de 30 mil títulos completos, 130 bases de referência, dez bases exclusivamente dedicadas a patentes, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Atualmente, a Faceg tem acesso a sete bases de dados disponíveis para consulta, conforme detalhado a seguir:
•BioOne: Base de dados de texto completo que reúne publicações nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais.
•Ecological Society of America (ESA): Permite acesso a periódicos em texto completo na área de Ecologia.
•High wire Press: Todas as áreas: Ciências Humanas, Ciências Biologicas e médica, Ciências exatas e Ciencias sociais aplicadas.
•Institute of Physics (IOP): Físicas e ciências correlacionadas
•Mary Ann Liebert: Publicações em biotecnologia, biomédica/ciências da vida, medicina, lei, filantropia, ciências ambientais e sustentabilidade.
•Sage Journal on line: Coleção de periódicos com concentração nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
•Institution of Civil Enginners (ICE): Engenharia civil e áreas relacionadas
Essas bases abrangem diversas áreas do conhecimento, enquanto outras três aguardam liberação: Web of Science (conteúdo referencial com resumos em ciências, ciências sociais, artes e humanidades), Derwent Innovations Index (DII) (dados de patentes com links para documentos citados e citações de patentes nas áreas de Química, Engenharia e Elétrica e Eletrônica) e Journal Citation Reports (JCR) (estatísticas sobre a relevância de publicações científicas por meio do Fator de Impacto).
Cronograma de Atividades:
ATIVIDADES DATAS
Inscrições ao processo seletivo. 01/09/2024 a 01/10/2024
Processo Seletivo. 07/10/2024 a 11/10/2024
Divulgação da relação dos aprovados(as). 15/10/2024
Prazo para interposição de recurso 16 e 17/10/2024
Resultado final do Processo Seletivo. 18/10/2024
Confirmação de matrícula e assinatura de contratos 21/10/2024 a 31/10/2024
Início das aulas 04/11/2024
Período de qualificação 01/05/2026 a 29/05/2026
Período das defesas 07/10/2026 a 04/11/2026
Instituição Promotora
Coordenador:
LUCIMAR PINHEIRO ROSSETO
Instituição de Ensino:
52006018 UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS (UNIEVANGÉLICA)
Logradouro:
AV. UNIVERSITÁRIA, KM 3,5
Município-UF:
Anápolis -
GO
Telefone(s):
(62) 3310-6600 (62) 33186388 (41) 2236860 (41) 2236860 (62) 33106636 (62) 33181120 (62) 33106600 (62) 33106737 (62) 33106737 (62) 33106737 (62) 33106659 (62) 33106636 (62) 33106759 (62) 33181340 (62) 33106600 (62) 33106659 (62) 33106714 (62) 33106759 (62) 33106737 (62) 33106759
E-mail Institucional do Programa:
gabinete.reitoria@unievangelica.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
Coordenador:
JOSE MATEUS DOS SANTOS
Logradouro:
Avenida Brasil, 1000
Município-UF:
Goianésia -
GO
Telefone(s):
(62) 3310-6600 (62) 33186388 (41) 2236860 (41) 2236860 (62) 33106636 (62) 33181120 (62) 33106600 (62) 33106737 (62) 33106737 (62) 33106737 (62) 33106659 (62) 33106636 (62) 33106759 (62) 33181340 (62) 33106600 (62) 33106659 (62) 33106714 (62) 33106759 (62) 33106737 (62) 33106759
E-mail Institucional do Programa:
josemateus@evangelicagoianesia.com.br
Documentos