Descrição:
Introdução: O Ensino de Química e Física, na grande maioria das escolas de Educação Básica e também em algumas universidades, ainda utiliza pouco a experimentação como ferramenta pedagógica. Quando a utilizam, é de forma meramente demonstrativa, não contribuindo para a promoção de aprendizagens significativas. A experimentação, quando bem utilizada, é uma aliada do processo de ensino-aprendizagem em ciências, por motivar os alunos e facilitar a compreensão dos conteúdos.
Problematização/Justificativa do tema: Trata-se de uma pesquisa de aplicação, tendo como foco investigativo a realização de um levantamento e diagnóstico da destinação inadequada de resíduos sólidos, bem como apontar os impactos socioambientais da destinação adequada de resíduos sólidos na região do alto-oeste potiguar. Aliado à investigação, está o desenvolvimento de estratégias didáticas e recursos pedagógicos para o desenvolvimento da coleta seletiva de objetos feito de materiais poliméricos e de Óleo de cozinha, uma vez que estes, não só contribuem para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporcionam economia de recursos naturais, tais como: matérias-primas, água e energia, proporcionando assim a possibilidade de obtenção de recursos, advindos da comercialização do material. Essa ação permitirá a realização de aula de Química no Ensino Médio, com o uso de materiais, retirados do lixo, que possam ser reutilizados, visando contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A compreensão da Química por meio da experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Ao ensinar Ciência, de modo geral, no âmbito escolar, deve-se também levar em consideração que toda observação não é feita num vazio conceitual, mas a partir de um corpo teórico que orienta a observação. Logo, é necessário nortear o que as estudantes observarão.Objetivo Geral: Realizar uma levantamento dos impactos socioambientais da destinação inadequada de resíduos sólidos, bem como desenvolver estratégias didáticas e recursos pedagógicos de coleta seletiva. Objetivos específicos: • Inserir a coleta seletiva nos ambientes frequentados pelos alunos; • Realizar oficinas de reaproveitamento de garrafas PET, como confecção de ‘puff´s’, regador de plantas automático e armazenador de água da chuva, para usos pessoais ou para geração de renda extra na família; • Realizar oficinas para confecção de experimentos de Física com garrafas PET para uso no Ensino Médio; • Contribuir para a geração de renda alternativa a partir de orientações teóricas para o desenvolvimento da produção de sabonete artesanal em barra, sabonete líquido, desinfetante para banheiro, amaciante para roupas, sabão líquido e aromatizador de ambientes. Alguns desses produtos terão como matéria-prima o óleo de cozinha descartado após frituras, sejam óleos residenciais ou comerciais; • Realizar pesquisas e estudos sobre produtos de limpeza de modo a conhecer os seus ingredientes, saberes populares, científicos, valores econômicos, armazenamento, conservação e cuidado com o meio ambiente; • Avaliar a forma de abordagem da temática “polímeros” nos livros didáticos do ensino médio; • Trabalhar a contextualização de polímeros através das oficinas ministradas no decorrer do desenvolvimento do projeto; • Estudar os princípios de produção de fios de PET a partir de garrafas de PET e sua reciclagem montando um laudo técnico sobre a melhor forma de recolha e destinação; • Avaliar os resultados do presente trabalho; • Descrever os impactos socioambientais positivos e negativos da destinação inadequada de resíduos sólidos; • Relatar os impactos socioambientais positivos e negativos da destinação adequada de resíduos sólidos;• Divulgar o material produzido no projeto em feiras de artesanato e exposição, bem como apresentar os resultados em eventos científicos.
Procedimentos metodológicos da pesquisa:
I. Levantamento do problema na escola - Como procedimentos metodológicos, inicialmente será aplicado um questionário semi-estruturado sobre o diagnosticar do perfil socioeconômico dos atores sociais da escola e da comunidade na qual a mesma está inserida. Em seguida, será realizado um levantamento sobre a Gestão de Resíduos Sólidos na área de estudo. Posteriormente, será realizado um levantamento dos principais impactos socioambientais da destinação inadequada de resíduos sólidos utilizando como ferramenta a metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais Check-List, já que se trata de uma forma fácil, rápida e concisa de realizar tais estudos (SANCHEZ, 2006). Por fim, será descrito os possíveis impactos socioambientais da destinação adequada de resíduos sólidos. II. Palestras e Minicursos - Diante da situação problema do presente estudo, faz-se necessário desenvolver ações que visem atenuar a problemática. Assim, serão ministradas palestras e minicursos enfocando a temática ‘Gestão de Resíduos Sólidos’, abordando os seguintes temas: Conceito, Classificação, Formas de Coleta, Tipos de Acondicionamento, Tratamento e Destinos Finais dos resíduos sólidos e líquidos. Assim, os alunos e alunas participantes do projeto terão aulas teórico-práticas a cerca da problemática dos resíduos sólidos e líquidos da Região Oeste Potiguar, onde buscarão desenvolver alternativas para atenuar a situação.
Posteriormente, os alunos e alunas participantes do projeto terão aulas sobre Reciclagem e Reutilização de plásticos e do óleo de cozinha, uma vez que esses produtos serão foco de investigação. As aulas ocorrerão por área temática, onde conceitos da Física, da Química e da Engenharia de Materiais darão suporte técnico necessário para o desenvolvimento do projeto.III. Desenvolvimento das oficinas. Serão ministradas oficinas sobre:
1) Gestão de Resíduos Sólidos; 2) Sistema de Coleta Seletiva;3) Produção de sabão a partir do óleo de cozinha; 4) Produção de produtos de limpeza e de higiene;
5) Reaproveitamento de garrafas PET para armazenamento de produtos de limpeza;
6) Reutilização de garrafas PET na confecção de experimentos de física/Química/matemática; 7) Obtenção de produtos artesanais a partir de garrafas feitas de materiais poliméricos.Vale ressaltar que as oficinas terão um limite máximo de 30 alunos, em virtude do espaço físico dos laboratórios.
IV. Encerramento das atividades - Após as oficinas, os frutos dos trabalhos desenvolvidos serão expostos em feiras de ciências, nas dependências de uma instituição de ensino parceira do projeto, e para a comunidade científica por meio de congressos e simpósios. Os experimentos de Ciências confeccionados poderão ficar nas dependências da escola, de modo, a proporcionar uma interação entre os alunos desta.
Perspectivas/Repercussões/Impactos para o ensino:
A implantação de projetos com este cunho, de coleta seletiva de objetos feito de materiais poliméricos e de Óleo de cozinha, não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais, tais como: matérias-primas, água e energia, proporcionando assim a possibilidade de obtenção de recursos, advindos da comercialização do material. Além de gerar externalidades positivas em todas as comunidades que circundam o Município de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte, a saber: são mais de 30 municípios, incluindo cidades do Ceará e da Paraíba.Isso terá um impacto positivo no ensino de química e física ao desenvolver estratégias didáticas e recursos pedagógicos que motivam os alunos e facilitam a compreensão dos conteúdos. Uma das metas também é capacitar mais de 30 alunos da rede pública de ensino nas diversas oficinas para que possam dar continuidade aos estudos, investindo em um curso superior na área de Ciências Exatas ou em Engenharia, além de adquirirem conhecimentos básicos acerca do que serão ministrados ao longo das palestras, seminários e/ou minicursos. Esperamos, tambem, associar ao projeto, pesquisas de dissertação dos alunos do PPGE.