Descrição:
INTRODUÇÃO: O “Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas)” está em sua 10ª edição, intitulada de “Edição Especial”. Idealizado pelas professoras Maria Lúcia Pessoa Sampaio e Renata de Oliveira Mascarenhas no ano de 2007, como projeto, O BALE ganhou destaque e se tornou Programa de extensão no ano de 2002, levando práticas exitosas de leituras para toda a região do Alto Oeste Potiguar. Com o objetivo de promover o acesso e desenvolver o gosto pela leitura nos mais diversos públicos viabiliza e mantem atividades conjuntas em articulação com outras ações, tais como: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência-PIBID/DE/CAMEAM: “Mediadores de leitura e de textos em processos de autoformação” (EDITAL No 061/2013), envolvendo escolas/municípios; com o Projeto 'Mirins Leitores, Grandes mediadores'. Ancora-se nos pressupostos da mediação e autoformação que se concretiza em cinco Projetos ou “Canteiros”: Formação (Projeto BALE_FORMAÇÃO), Informação (Projeto BALE.Net), Encenação (Projeto BALE_Em cena), Contação (Projeto BALE_Ponto de leitura) e Ficção (Projeto Cine_BALE_Musical). Tem-se como respaldo teóricos como Petit (2005), Jolibert (1994), Amarilha (1997), Charlot (2010) Jouve (2002), Sampaio e Mascarenhas (2007), Abreu (2006), Josso (2010), dentre outros, favorecendo à democratização da leitura e o acesso a bens culturais. Atualmente, além da cidade de Pau dos Ferros, sede principal do BALE, o programa está com sede nas cidades de Frutuoso Gomes-RN, na qual conta também com participantes das de Umarizal e Patu; Portalegre-RN e São Miguel-RN, nas quais o BALE atua com uma coordenação e bolsistas locais. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA DO TEMA:
Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo de Ensino aprendizagem - GEPPE, cadastrado no CNPq, o BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas é uma ação de caráter extensionista do Departamento de Educação, funcionando em parceira com o Departamento de Letras do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”/CAMEAM, sendo extensivo ao Núcleo Avançado de Educação Superior – NAESU, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Trata-se de uma iniciativa de incentivo à leitura que se encontra em andamento na edição comemorativa de 10 anos de atuação, tanto em via pública como no âmbito das seguintes Escolas: Escola Estadual “João Escolástico” no bairro Riacho do Meio, Escola Municipal “Francisco Torquato”, no São Geraldo, Escola Municipal “Nila Rego”, no Arizona, na Escola Municipal “Elpídio Chaves”, do bairro Manoel Domingos, na cidade de Pau dos Ferros – RN e nas Escolas das cidades de Portalegre, Frutuoso Gomes, Umarizal, São Miguel e Patu - RN, além de atender a convites de cidades circunvizinhas, localizadas na região do Alto-Oeste potiguar, distantes dos grandes centros urbanos e reconhecidamente carentes de entretenimento cultural e de lazer. O Programa BALE, para atingir o objetivo de formar leitores, atua junto a um público bastante variado, que engloba crianças (creches da educação infantil ao ensino fundamental), jovens (ProJovem, CRAS, APAE), adultos (Educação de Jovens e Adultos, universitários) e idosos (grupos de terceira idade), tendo atuado também em outras regiões do país, como na região sudeste, Minas Gerais (2010), via FUNARTE e BNB/BNDES. Tem se apresentado, também, no exterior, em países como Portugal, França, México, Cabo Verde e Angola, oque torna imensurável a relevância do BALE enquanto ação formadora. METODOLOGIA: A metodologia adotada pelo BALE_Programa tem sido a realização de visitas semanais e alternadas (semanal) a escola dos bairros Riacho do Meio, São Geraldo, Arizona e Manoel Domingos (Pau dos Ferros), bem como as escolas dos Municípios de Portalegre, Frutuoso Gomes, Umarizal, São Miguel e Patu. Para isso, são constituídas equipes em cada cidade as quais desenvolvem de forma articulada variadas atividades com o único objetivo de formar leitores, que para alcançá-lo faz uso de metodologias diferenciadas, com base nas seguintes ações: BALE_PONTO DE LEITURA (arte literária), BALE_EM CENA (artes cênicas), BALE_FORMAÇÃO (arte-educação), CINE_BALE_MUSICAL (arte cinematográfica aliada à musical) e o BALE.NET (arte digital), todas destinadas para qualquer público seja ele adulto, jovem e infantil. As equipes são formadas por professores, alunos da graduação e voluntários da comunidade (crianças, jovens e adultos). REPERCUSSÕES/IMPACTOS PARA O ENSINO (RESULTADOS ESPERADOS): O impacto do BALE no ensino tem sido muito positivo e ultrapassado os muros da Universidade, atingido desde a Educação Infantil, pois nas escolas nas quais o BALE atua, é possível perceber uma maior intimidade das crianças com a leitura e com o mundo da literatura, tornando-se assim leitoras desde cedo. Na Universidade, em especial no Curso de Pedagogia, o trabalho desenvolvido com os estudantes, principalmente nas disciplinas Literatura e Infância, Ensino de Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado e Laboratório de Monografia, tem sido o BALE um dos espaços que proporciona a inserção dos estudantes, dado o interesse e a participação destes ao atuarem na prática, seguindo orientação teórica dos estudos advindos desses componentes curriculares. O exemplo disso é que, a maioria dos bolsistas e voluntários que se iniciam no BALE desde o primeiro período do Curso de Pedagogia intensificam mais essa participação nas turmas do quinto, convergindo para elaboração de projetos de pesquisas que analisem alguma problemática a partir do BALE.
SUBPROJETOS VINCULADOS (pibic , pibid etc)
• PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, do Departamento de Educação-DE, Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM: “Mediadores de leitura e de textos em processos de autoformação” (EDITAL No 061/2013) O PIBID conta com um total de 25 bolsistas, sendo 20 alunos de graduação (bolsistas de iniciação à docência), 04 professores da Educação Básica (Bolsistas de supervisão) e 01 professora do Curso de Pedagogia (bolsista de coordenação de área)
• PIBIC 2015/2016 - Repertório de leitura e narrativas para crianças: análise de processos de autoformação de leitores;
• Relação com o saber e sucesso escolar inesperado de alunos com histórico de fracasso (Projeto Institucionalizado na UERN)
• PIBIC JR (2015-2016): “Formar leitores formando-se: análise do processo de autoformação e mediação de narrativas para crianças, adolescentes e jovens”
TRABALHOS PRODUZIDOS
DISSERTAÇÕES
a) KAIZA, Maria de Alencar de Oliveira. O constituir-se leitor: narrativas de experiências formadoras e estéticas no programa “Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas” (BALE)”. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino) Pau dos Ferros 2016 - Universidade do Estado do Rio Grandedo Norte. (Orientadora: Profª. Drª. Maria Lúcia Pessoa Sampaio)
b) SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes. A formação leitora e de mediadores de leitura: uma experiência no Programa BALE. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, RN, 2013. (Orientadora: Prof.ª Dra. Araceli Sobreira Benevides)
c) QUEIROS, Emanuela Carla Medeiros de. Vozes das crianças no processo de formação leitora. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, RN, 2014. (Orientador: Profª. Dra. Araceli Sobreira Benevides)
d) BEZERRA, Sandra Sinara. Impactos educacionais em escolas públicas de Pau dos Ferros: um estudo sobre o programa de extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE . Dissertação (Programa de Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, RN, 2013. (Orientadora: Profª. Drª. Arilene Maria Soares de Medeiros)
e) DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO: As estratégias de leitura no Programa BALE e na sala de aula: Aproximações e distanciamentos”, Andrezza Emicarla Pereira Cavalcante,
Programa de Pós-Graduação em Ensino/PPGE; Orientadora: Prfª. Drª. Maria Lúcia Pessoa Sampaio
f) TESE DE DOUTORADO EM ANDAMENTO: O processo criativo na contação de histórias no Programa BALE - Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra – PPGL
Orientadora: Prfª. Drª. Maria Lúcia Pessoa Sampaio
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
E-mail: programabale@gmail.com ; Site: www.programabale.com.br; Canais no Youtube: Programa BALE - BALE CAMEAM; Facebook: Bale biblioteca ambulante UERN/Bale 10ª edição especial – grupo Bale UERN - @programabale; Twitter: @programabale
PREMIAÇÕES
1) Programa BNB/BNDES de Cultura 2010, através do Projeto BALE, Banco do Nordeste do Brasil; 2) Prêmio de Bolsa de Circulação Literária, FUNARTE (2010); 3) Programa BNB de Cultura (2009) contempla o Projeto BALE - 2ª edição - 2008, Banco do Nordeste do Brasil.
2008; 4)Troféu Viva Leitura 2008 pelo Projeto BALE, Fundação Santillana, MinC, MEC....;
5) Projeto BALE - I Concurso Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis, Ministério da Cultura/2008; 6) Programa BNB Cultura premia o Projeto BALE em sua 1ª Edição - 2007, Banco do Nordeste do Brasil, em 2008.