Descrição:
INTRODUÇÃO: Essa pesquisa faz parte de uma proposição investigativa que se debruça sobre o temário do ensino de geografia na educação básica e sua correlação com o processo de formação inicial docente, com foco no Alto Oeste Potiguar, voltando-se principalmente à microrregião de Pau dos Ferros e, em especial junto à Unidade Escolar “Profa. Maria Edilma de Freitas”. Esta perspectiva de estudos integra a linha de pesquisa “Dinâmicas espaciais e análise regional”, trabalhada pelo Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional. A mesma se subdivide em duas vertentes de estudos, que compõem os 02 planos de trabalho a seguir: 1) a abordagem dos conceitos da geografia, enquanto conteúdos geográficos escolares e; 2) um estudo a respeito da dimensão da multiculturalidade e seus reflexos no ensino de geografia. Desse modo, vale salientar que, levando em consideração a realidade da educação brasileira e, mais particularmente a do ensino na educação básica, bem como tomando por base a orientação que rege a formação docente nos bancos universitários, percebe-se que teorias são estudadas, analisadas, mas, fogem o foco da prática docente necessitando que os discentes conheçam a dinâmica escolar logo no inicio de seu curso formativo preparando-o de forma integral aliar as teorias e experiências do envolvimento com a Escola. Possibilita-se assim, sair de uma etapa finalizadora em que os alunos somente experimentam as práticas docentes nos estágios supervisionados, assim, a inserção de Projetos de natureza como o PIBID, tem como um dos objetivos concretos promover uma melhor integração dos discentes junto ao cotidiano escolar, aproximando-os de forma prática das teorias direcionadas aos discentes dos cursos de licenciatura. Alia-se a formação do discente o papel social implementado pela ação docente, pois ele alavanca outras premissas de atuação, conforme Nascimento Neto (2011). A essa pesquisa, vincula-se o Subprojeto Disciplinar de Geografia PIBID CAMEAM/UERN, para o exercício 2014-2018 em que trabalham-se as ações do programa atuando nas Escolas Estaduais “Dr. José Fernandes de Melo” e “Profa. Maria Edilma de Freitas”, ambas sediadas em Pau dos Ferros (RN), contando com uma equipe constituída por 01 (um) coordenador de área, 04 (quatro) professores supervisores e 20 (vinte) licenciandos. Os alunos planejam as atividades a serem realizadas, de acordo com o plano de trabalho do Subprojeto e os supervisores acompanham e orientam-nos nas atividades, propiciando a dinâmica de esclarecer para todo o grupo envolvido as melhores estratégias de ações e intervenções a serem desenvolvidas na escola. Nesse sentido, as ações são acompanhadas na escola não somente pelo coordenador, mas também pelo supervisor que solicita nas reuniões posteriores as avaliações e síntese e registro do desenvolvimento das ações. O trabalho desenvolvido nas escolas objetiva melhor qualificar a formação dos discentes do curso de Geografia, buscando na prática a construção do aprendizado da licenciatura, não somente dos conhecimentos específicos, mas propiciar a interlocução das atividades com o meio em que o aluno está inserido. O referencial teórico-metodológico para orientar as intervenções, bem como a prática de pesquisas dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, dentre outros se fundamenta em Cavalcanti (1999); Callai (2013). Além disso, são formulados os conteúdos, desenvolvidas oficinas didático-pedagógicas, com produção de material auxiliar ao processo ensino-aprendizagem, tais como: cartilhas, mural de cartazes, seminários temáticos, jogos pedagógicos, seguindo olhar metodológico de Pontuschka & Oliveira (2006) - utilizando os conteúdos abordados em sala de aula, além de estudo sobre a realidade da comunidade do entorno da escola, socializando as atividades do semestre. Ao construirmos pontes de execução deste projeto estamos intercalando a importância de trabalhar em consonância com elementos primordiais para o real desenvolvimento do subprojeto atrelando, diretrizes de ações formativas contidas no Projeto Pedagógico do Curso de Geografia/CAMEAM, por intermédio de nosso Subprojeto PIBID/Geografia, intitulado “CONHECIMENTO DIDÁTICO E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: diálogos entre saberes na/com a comunidade escolar para a formação do licenciando em Geografia”. Na unificação dos objetivos propostos trabalhamos um construto de valorização do ensino, em especial no âmbito do Ensino Médio que enfrenta na atualidade, obstáculos no processo de inovação e mudanças significativas em sua composição didático-pedagógica. Assim, espera-se construir de forma coletiva o tripé formativo da universidade, levando ao universo escolar a realização do ensino em primeira instância, atrelada a pesquisa, e a extensão. Ao escolhermos trabalhar com Ensino Médio estamos focalizando ações de um subprojeto justificando sua realização em face das necessidades de novos redirecionamentos ao que concerne a prática pedagógica desta modalidade de ensino. METODOLOGIA DE PESQUISA: Para tanto, pretende-se operacionalizar a execução desta proposta de pesquisa junto à Unidade Escolar “Profa. Maria Edilma de Freitas”, sediada no município de Pau dos Ferros (RN), a qual tem como característica, no geral, a utilização de aulas expositivas e com poucas metodologias inovadoras que motivem os alunos. Com base na análise preliminar dos questionários podemos observar que a atuação do corpo docente de geografia pode ser considerado regular, no sentido de haver déficit em relação à aplicação de metodologias diferenciadas, se detendo na maioria das vezes ao livro didático, vista pelos alunos como uma ferramenta importante de aprendizagem, mas que para eles torna-se necessário o uso de outras metodologias que auxiliem no processo de ensino aprendizagem, como aulas de campo, jogos, feiras, dentre outras, que venha facilitar o ato de aprender, tornando-o mais atrativo. OBJETIVOS: Pensando nesses desafios que permeiam o ensino de geografia, surgiu a proposta de discutir algumas questões sobre o aparato conceitual desta ciência, considerando as propostas curriculares, o papel do docente, e os processos metodológicos utilizados para se trabalhar os conhecimentos científicos na educação básica. Para tanto, discutiremos a partir da análise dos 02 Subtemas ora propostos: 1) alguns conceitos considerados, a nosso ver, como estruturantes para o ensino da Geografia na Educação Básica, são eles: espaço, território, região, paisagem, lugar e redes geográficas como o subtema (RE) PENSANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ESCOLARES, tendo como objetivos norteadores: • Discutir a presença do aparato conceitual da geografia no sistema curricular do ensino médio, a partir da análise dos PCNs, da OCEM e do PPP da escola campo de estudo e de atuação do PIBID; • Verificar como os conceitos da Ciência Geográfica são abordados nos livros didáticos de geografia, trabalhados na escola campo de estudo; • Analisar como os conceitos da geografia estão sendo abordados enquanto conteúdos geográficos escolares na escola em estudo;• Caracterizar como se constitui o processo metodológico do ensino/aprendizagem, calcado na abordagem dos conceitos-chaves da geografia (espaço, território, região, paisagem e lugar); • Identificar as dificuldades e/ou facilidades encontradas pelos educandos em apreender os conteúdos geográficos escolares.
2) sobre multiculturalidade e ensino de ciências humanas não é uma tarefa simples, no entanto é uma temática pertinente para ser discutida na sociedade atual, uma vez que a mesma se apresenta de forma heterogênea e multifacetada. Desse modo, outro subtema ganha relvo: O ENSINO DE GEOGRAFIA E A MULTICULTURALIDADE (gênero, geração, raça e etnia, sexo e sexualidade, educação inclusiva, educação de jovens e adultos), apresentando os seguintes objetivos: Analisar o ensino de Geografia e as práticas pedagógicas aplicadas pelos professores da disciplina na escola campo da pesquisa; Discutir sobre a relação ensino de Geografia e multiculturalidade na atualidade; Averiguar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores da escola, considerando a inserção do aspecto multicultural no processo de ensino-aprendizagem; Identificar, na prática pedagógica de professores de Geografia do ensino médio, problemáticas no que diz respeito ao envolvimento da multiculturalidade no ensino da respectiva disciplina. PERSPECTIVAS/REPERCUSSÕES PARA O ENSINO: Diante destas questões e ressaltando que a multiculturalidade deve ser pensada durante o processo educacional como uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento da aprendizagem, surgiu o interesse em pesquisar sobre: a forma como esta tendência é enfrentada nas escolas, sobre como a equipe pedagógica lida com as diversidades existentes neste espaço e, principalmente, como os professores das ciências humanas, mais especificamente, os de Geografia agem diante da heterogeneidade dos alunos, com os quais lidam diariamente na escola. O que vem a corroborar na realização em conjunto entre os 02 Subtemas de trabalho, considerando-os na correlação entre “o conhecimento geográfico e suas nuances relativas aos aspectos da multiculturalidade/pluriculturalidade, como desafios à sociedade contemporânea”. O resultado destas ações é satisfatório, pois os envolvidos começam a perceber a mudança da Geografia como possibilidade de leitura e análise interpretativa da realidade socioespacial. Permite também fazer relações entre escola e comunidade, indivíduo e sociedade e escola e universidade - interações basilares na compreensão e construção complexa do ser professor de Geografia na Educação Básica. Percebe-se uma maior integração entre a escola e a universidade e o aumento do interesse pela geografia no entendimento da dinâmica do mundo contemporâneo. De modo especial, o subprojeto abre novas perspectivas para os licenciandos refletirem sobre o papel social que o educador deve assumir enquanto ser intelectual e sujeito social.