Descrição:
• Introdução
O projeto de pesquisa Pedagogia de Projetos e Processos de Ensino-Aprendizagem na Educação Básica se situa no campo de uma nova perspectiva para compreender como se dão os processos de ensino-aprendizagem. A Pedagogia de Projetos se desenvolve como uma nova arquitetura pedagógica que visa ressignificar o espaço escolar e as situações de ensino-aprendizagem, transformando-os em espaços de interação viva, inclusiva, aberta à realidade de vida dos alunos e às suas múltiplas dimensões (ARAÚJO, 2014). Atrelado ao desenvolvimento dessa nova arquitetura pedagógica, é possível ainda promover espaços para a vivência da relação entre teoria e prática no exercício da docência.
Nesse sentido, essa pesquisa se propõe a estudar e investigar as contribuições da Pedagogia de Projetos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na educação básica e para a formação investigativa, crítica e reflexiva do docente.
• Problematização/justificativa do tema:
A utilização de projetos como estratégia pedagógica é uma das formas de promover a construção do conhecimento com sentido e significado, pois os projetos partem de uma situação-problema a ser estudada e desenvolvida pelos alunos, sob orientação do professor, articulando objetivos didáticos e de aprendizagem, e também sociais. Além disso, os projetos didáticos possibilitam trabalhar os conteúdos de forma interligada, superando a fragmentação do conhecimento, e trazendo o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Conforme Araújo (2014), os projetos são concebidos como estratégias de construção do conhecimento.
Atende, portanto, a uma perspectiva construtivista quando coloca o aluno ativo no processo de ensino-aprendizagem, requerendo investigação, síntese, planejamento de ações, resolução de problemas, criação de materiais, participando da construção de novas ideias. Com isso, essa estratégia também cria condições para evidenciar os conhecimentos prévios dos alunos em torno do conteúdo estudado, ao mesmo tempo em que mobiliza a formação do espírito científico. Dessa maneira, o projeto envolve todos os sujeitos (professores e alunos) como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.
A busca por recursos e estratégias didáticas que visam a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem é incessante na educação. Pensar em possiblidades didáticas para serem trabalhadas na educação básica, sobre a qual se estrutura a formação da pessoa em todas as suas dimensões, e cujos resultados são refletidos em contextos de formação acadêmica e profissional, se torna relevante quando se projeta uma pesquisa do tipo colaborativa que busca aproximar a universidade da escola.
São questões dessa pesquisa: A utilização da estratégia da pedagogia de projetos didáticos é um caminho eficaz para a promoção da aprendizagem? Em que aspecto(s) essa estratégia contribui para a formação continuada do professor? É possível construir diálogos com o objetivo de promover melhorias nos processos de ensino-aprendizagem entre universidade e escola por meio da pesquisa colaborativa?
Com isso, a pesquisa buscará construir junto aos profissionais da educação básica possibilidades de ensinar-aprender a partir da criação de espaços coletivos de ação-reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem na escola através do desenvolvimento de propostas de projetos didáticos.
• Objetivos:
Geral: Investigar as contribuições da Pedagogia de Projetos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na educação básica e para a promoção de uma prática docente pautada na pesquisa, na crítica e na reflexão.
Específicos:
- Colaborar com a construção de práticas pedagógicas desenvolvidas por meio de projetos didático-pedagógicos;
- Propor a construção de novas metodologias de ensino pautadas na pedagogia de projetos;
- Contribuir com a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na educação básica;
- Valorizar a relação entre conhecimentos científicos e o contexto de vida das pessoas em formação;
- Contribuir com o exercício de uma prática docente investigativa, crítica e reflexiva;
- Promover o compartilhamento de diferentes experiências vivenciadas pelos docentes em suas práticas de ensino e em suas histórias de vida e de formação;
- Desenvolver propostas de projetos didáticos para auxílio na compreensão teórica dos conteúdos abordados no ensino.
• Referencial teórico e metodologia:
As ações de ensinar e de aprender são intrínsecas aos indivíduos e às relações sociais e culturais. Podemos dizer que fazem parte da constituição histórica da humanidade. Das comunidades primitivas ao que se constitui os processos de ensinar e aprender na atualidade, a história da educação mostra que a organização do ensino passou por diferentes renovações e revoluções pedagógicas que refletiam a organização social e suas relações econômicas, políticas, sociais e culturais do contexto e período histórico em que ocorreram. (ARANHA, 1996, LIBÂNEO, 2008).
Atualmente, valorizando a formação integral do aluno, a Pedagogia de Projetos busca ressignificar o espaço escolar, promovendo a construção de espaços de interações, abertos ao contexto de vida real dos alunos e às suas múltiplas dimensões, colocando o conhecimento científico em diálogo com os saberes e experiências de vida dos estudantes. Nessa perspectiva, a formação deixa de ser pensada apenas como uma atividade intelectual, sendo considerados aspectos cognitivos, emocionais, afetivos e sociais em estreita relação com os processos de ensino-aprendizagem, ou seja, como um processo global e complexo, conforme pontua Charlot (2000). O aluno aprende não somente pelas respostas dadas, mas, especialmente, pela experiência, pela atividade investigativa, pelas situações-problemas colocadas e por toda a ação que se desencadeia.
Hernandes e Ventura (1998) descrevem o projeto didático como estratégia de organização do conhecimento escolar, compreendendo uma nova maneira de tratar a informação e de relacionar diferentes conteúdos em torno de situações-problemas que oportunizam aos alunos a construção de seus conhecimentos a partir da relação com diferentes saberes disciplinares. Ainda conforme esses autores, a inserção de projetos pedagógicos na prática educativa escolar surge no contexto da globalização e do avanço das tecnologias, em especial, das tecnologias de informação e de comunicação. Nesse contexto, é necessário que o professor reconheça a necessidade de mudança no seu fazer pedagógico (MARTINS, 2007).
Trabalhar com a pedagogia de projetos é bastante desafiador para o docente. Contudo, se transforma em um campo de formação contínua e de renovação da prática pedagógica, pois possibilita ao professor refletir e teorizar sua própria prática, tomando-a como fonte primordial de capacidade inventiva, como defende Demo (1998). Nesse ínterim, a proposta do ensinar-aprender por meio de projetos didáticos beneficia tanto estudantes quanto professores em suas formações e construções enquanto sujeitos do conhecimento.
De acordo com Ninin (2006), a metodologia da pesquisa colaborativa se pauta em uma perspectiva crítica que concebe a colaboração dos participantes nas ações da pesquisa, e não simplesmente como colaboradores nos procedimentos da pesquisa, sendo realizada, portanto, a partir do planejamento de ações e projetos didáticos que serão propostos e desenvolvidos por pesquisadores, professores e alunos. Compreenderá as seguintes etapas:
- Escolha das escolas para realização da pesquisa;
- Convite aos professores da educação básica para participação na construção e execução dos projetos didáticos;
- Planejamento das ações dos projetos didáticos que contemplarão diferentes conteúdos e disciplinas do currículo escolar;
- Execução dos projetos didáticos;
- Avaliação dos resultados alcançados;
- Organização e sistematização das propostas em um caderno de atividades pedagógicas.
No decorrer do desenvolvimento das etapas acima, serão realizadas rodas de conversa com os estudantes participantes da ação e com os professores. As rodas de conversa serão utilizadas como método de construção de narrativas que servirão como dados para reflexões e análises em torno do objeto de estudo da pesquisa: a metodologia da pedagogia de projetos em processos de ensino-aprendizagem.
Constituirão corpus da pesquisa: as narrativas construídas nas rodas de conversa e os materiais produzidos por professores, pesquisadores e alunos no desenvolvimento dos projetos didáticos. A análise dos dados seguirá o procedimento da análise de conteúdo das narrativas e de materiais como textos e imagens produzidos. Seguirá as seguintes etapas:
- sistematização dos dados;
- categorização dos dados a partir da construção de um referencial de codificação, identificando das sentenças sintéticas e palavras-chave que levarão às unidades temáticas de sentido.
Toda a metodologia será pautada no princípio de combinar pesquisa científica e produção do conhecimento em perspectiva colaborativa entre universidade e comunidade escolar, de forma que os envolvidos nesse contexto sejam contemplados em seus objetivos e transformados significativamente.
• Perspectiva de repercussão/impactos/aplicação no ensino.
Espera-se com essa pesquisa contribuir para a valorização do conhecimento pedagógico produzido a partir de ações conjuntas entre universidade e escolas, impactando na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem já nas bases da formação escolar, o que irá refletir futuramente na qualidade da aprendizagem em nível de graduação e pós-graduação. Além disso, com essa pesquisa se espera aproximar cada vez mais escola e universidade enquanto campos de produção do conhecimento científico e de saberes pedagógicos, de forma que possa se desdobrar em projetos extensão que aproximem não só a universidade da escola, mas também toda a escola da universidade, e dessa forma, promover as renovações e revoluções necessárias à oferta de uma educação pública e de qualidade em todos os seus níveis e modalidades.