Descrição:
Introdução: Esta pesquisa pretende investigar o sucesso escolar em condições improváveis da vida social, ao passo que buscará investigar experiências e ações educativas, que tendem a transformar o conhecimento em algo criativo, por meio da cultura científica no espaço escolar e do processo de desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos de origem popular, em especial, os sujeitos do campo. Serão identificadas, discutidas e construídas práticas exitosas de ensino e de leitura, junto aos profissionais da educação básica e/ou superior, além de problematizar o ensino no contexto do semiárido e promover a autoavaliação formativa no âmbito da pesquisa.
Objetivos: I) Explicar o sucesso escolar alcançado por sujeitos em condições improváveis da vida social; II) Compreender o papel da educação no processo de desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos; III) Identificar, discutir e construir, junto aos profissionais da educação básica, práticas exitosas de ensino; IV) Reconhecer formas de promoção do método científico por meio de uma ação cultural transformadora de popularização da ciência na escola; V) Refletir sobre trajetórias, práticas e teorias que abordam o ensino de ciências humanas e sociais; VI) Desenvolver uma autoavaliação formativa como estratégia de pesquisa; VII) Analisar as diferentes ações didáticas de ensino e aprendizagem instrumentais, estratégicas e comunicativas.
Problematização/justificativa do tema: Embora haja uma centralidade das pesquisas educacionais, sobretudo, no fracasso escolar dos jovens de origem popular, na crítica da escola pública e das políticas educacionais, esta pesquisa ultrapassa o determinismo social, o qual acentua que a origem social relacionada à pobreza e ao analfabetismo dos pais e dos estudantes leva às desigualdades escolares. É na experiência do percurso prolongado da escolarização, de acordo com Xypas e Santos (2014), que os sujeitos partilham das capacidades concretas necessárias a uma existência digna e, portanto, de promoção social, mesmo quando tem origem ou vivem em condições tidas como socialmente improváveis de ascensão social. À medida que a educação é vislumbrada como meio para a superação das condições de desigualdade, destaca-se a defesa de ações que possam garantir, especialmente, o acesso e a permanência, na educação, de pessoas de origem popular. Ganha relevo a ideia de que o enfrentamento da pobreza exige uma política de educação que esteja relacionada ao exercício da cidadania, e, ao mesmo tempo, permita a inclusão produtiva. Por essa via de entendimento, a educação científica é apontada como uma prioridade, cuja expansão deverá ser viabilizada com a adoção de uma política de formação que atenda as demandas de ensino de qualidade, assegurando o trabalho das diferentes áreas do conhecimento e competência docente. De forma mais detalhada, pretende-se nesta pesquisa contribuir diretamente para os estudos que enveredam: 1. Pela mobilização do sujeito para seguir com os estudos em condições improváveis da vida social; 2. Na formação, ascensão e prolongamento dos estudos em níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu; 3. Na visibilidade, no reconhecimento social e nas trajetórias de sucesso escolar de pessoas de origem popular; 4. No papel da educação frente à busca por reconhecimento de sujeitos socialmente invisíveis, particularmente sujeitos do campo, mulheres e negros; 5. Na identificação, discussão e construção de práticas exitosas de ensino e de leitura no contexto da educação básica; 6. Na reflexão sobre uma visão de ciência enquanto ação cultural transformadora de popularização e cultura científica na escola; 7. Na discussão das diferentes ações didáticas de ensino e aprendizagem instrumentais, estratégicas e comunicativas; 8. No desenvolvimento e promoção de uma autoavaliação formativa como estratégia de pesquisa.
Referencial teórico e metodologia. O aporte teórico da pesquisa será norteado, principalmente, pelos estudos de Boaventura Santos, Axel Honneth, Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Bernard Charlot como forma de articular as dimensões da crítica ao pensamento dominante da ciência (Boaventura Santos) com a busca pelo reconhecimento social (Axel Honneth) de sujeitos socialmente invisíveis em um contexto de reprodução das condições materiais de existência no ambiente escolar (Pierre Bourdieu), em condições improváveis da vida social (Bernard Lahire e Bernard Charlot). Serão mobilizados teoricamente, estudos sobre práticas exitosas de ensino na educação básica no sentido de identificação, discussão e construção de estratégias de ensino que se sobressaiam no contexto do desdobramento da prática docente em sala de aula. Quanto ao aporte metodológico, combinamos a abordagem qualitativa com a quantitativa, tomando como instrumentos e técnicas de coleta de dados a observação, a entrevista, o formulário, o questionário e o grupo focal. Para tratamento dos dados, faremos uso, principalmente, da análise de conteúdo. Quanto aos sujeitos da pesquisa, teremos alunos, professores e gestores das escolas; professores e alunos universitários; e demais profissionais da educação que atuam em espaços escolares e não escolares.
Perspectiva de Repercussão/Impactos/Aplicação no ensino: Espera-se, com esta pesquisa, mediar conhecimentos e ações que situam a educação no contexto do acesso, da promoção, da permanência e da aprendizagem na escola e na universidade. Para isso, é preciso problematizar as condições de sucesso escolar, mediante a oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade. Atender a essa demanda passa por uma superação das condições de desigualdades regionais e por uma visão ampla da qualidade educativa. Trata-se de assegurar, também, práticas educativas em espaços escolares e não escolares, bem como a interação desses espaços nos diversos níveis e modalidades da Educação Básica e desta com o Ensino Superior.
Subprojetos vinculados:
1 Projeto de extensão Feiras de Ciências no Oeste Potiguar - Parceria com a 13ª DIREC e UFERSA (Financiamento CNPq para feiras de ciências- Chamada pública)
Natureza: Extensão
Membros:
Simone Cabral Marinho dos Santos (Coordenadora)
Jose Raul de Sousa – Egresso PPGE/UERN/CAPF
Francisco Alexlânio Alves Maia- Aluno PPGE/UERN/CAPF
Maria Thaís de Oliveira Batista – Aluna PPGE/ UERN/CAPF
Narla Laurinda Chaves de Aquino – Aluna PPGE/ UERN/CAPF
Glaucia Clélia de Sousa Freitas – Aluna Plandites/UERN/CAPF
Marília Maria de Jesus Queiroz – Aluna Plandites /UERN/CAPF
2 Programa de Extensão Espaço da ciência: ciência e educação sem barreiras.
Natureza: Extensão
Glaydson Francisco Barros de Oliveira (PPGE; DCEN/UFERSA) – Coordenador
Otávio Paulino Lavor (PPGE; DCEN/UFERSA) – Membro
Simone Cabral Marinho dos Santos (PPGE/UERN) – Membro
3. Repensando as estratégias de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental (2021-2024)
Natureza: Pesquisa
Membros:
Maria da Conceição Costa (coordenadora)
Andreza Emicarla Pereira Cavalcante - Profa. Ma/Educ. Básica/Egressa-PPGE
Andressa Moniely Caitano Costa - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Ana Carolina de Carvalho Melo - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Aparecida Suiane Batista Estevam - Egressa-Pedagogia/CAPF/UERN
Beatriz Andrade dos Santos - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Bruna Lauana Carvalho Feitosa Souza - Egressa/Pedagogia/CAPF/UERN
Cristiane de Fátima Costa Freire - Profa. Ma./Educação Básica//Egressa-PPGE
Diana Maria Leite Lopes Saldanha - Profa. Dra./CAPF/PPGE/UERN
Elenice Alves Pereira - Profa. Ma./CAPF/UERN//Egressa-PPGE
Eliane Alves Felix - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Edileide da Silva Fontes - Aluno/Pedagogia/CAPF/UERN
Francisco Reginaldo Linhares - Egresso/PPGE/CAPF/UERN/Prof. Educ. Básica
Gustavo Gomes Pereira - Egresso/PPGE/CAPF/UERN/Prof. Educ. Básica
Jeferson Rodrigo da Silva - Aluno/Pedagogia/CAPF/UERN
Jessica Monte de Lima - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
José Lázaro Inácio de Melo - Egresso/PPGE/CAPF/UERN/Diretor/Educ. Básica
João Victor Amorim Campos - Aluno/Pedagogia/CAPF/UERN
Kauanne Kadigina Ferreira de Queiroz - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Kaiza Maria Alencar de Oliveira - Profa. Ma./Coord. Pedagógica/Egressa-PPGE
Letícia Bezerra França - Egressa/PPGE/CAPF/UERN
Luana Karolinne Martins de Araújo – Egressa/Pedagogia/CAPF/UERN
Maria Eridan da Silva Santos - Profa. Ma./CAPF/UERN/Egressa-PPGE
Maria Imaculada de Albuquerque Santos - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Maria Leticia Nunes Vieira - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Maria Luzani Viana Alves - Egressa/Pedagogia/CAPF/UERN
Maria Simara Souza Queiroz-Profa. Educ. Bás./Egressa/Pedagogia/UERN
Mariana Estevam da Silva - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Tainá Kimberli de Souza Castro - Aluna/Pedagogia/CAPF/UERN
Francisca Romelha Alexandre - Aluna/PPGE/CAPF/UERN
4. Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE/UERN: Diagnóstico e Planejamento (Processo nº 04410211.000063/2021-05, CIPI/PROPEG/UERN)
Natureza: Pesquisa
Simone Cabral Marinho dos Santos (Coordenadora)
Sheyla Maria Fontenele Macedo (Membro)
Diana Maria Leite Lopes Saldanha (Membro)
José Cezinaldo Rocha Bessa (Membro)
Francisco Renato da Silva Santos (Técnico/Membro)
Francisca Ticiany Barbosa Lopes de Oliveira (Técnica/Membro)
Taysa Kelly da Silva – Egressa
Marília Cavalcante de Freitas Moreira – Egressa
Francisco Reginaldo Linhares – Egresso
Cícero Otávio de Lima Paiva – Egresso
Francisco Alves da Costa Neto – Egresso
Nathalia Maria de Sousa Feitosa – Egresso
Sebastiana Rafaela Silva Pinto – Graduação (Pedagogia/UERN/CAPF)
Kivia Pereira Queiroz - Aluna PPGE /UERN
Narla Laurinda Chaves de Aquino – Aluna PPGE/ UERN/CAPF
5 Educação geográfica do agir comunicativo
Natureza: Pesquisa
Membros:
Rosalvo Nobre Carneiro (coordenador)
Ana Raquel de Oliveira - Aluna/PPGE/CAPF/UERN
Nerlândia Pinheiro de Oliveira - Aluna/PPGE/CAPF/UERN
Francisca Linara da Silva Chaves - Egressa/PPGE/CAPF/UERN
Djailson Donato de Rezende – Membro