Descrição:
Os dados apontados pela pesquisa: Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas, sinalizaram a necessidade de investigação das estratégias metodológicas docentes no sentido de analisarmos as mais recorrentes no cotidiano da sala de aula, na perspectiva de discussão coletiva acerca de possibilidades didáticas que facilitem a entrada da criança na aprendizagem. Nesse sentido, elaboramos este projeto, intitulado: Repensando as estratégias de ensino no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, que tem como objetivo geral, investigar as estratégias metodológicas docentes no sentido de possibilitarmos discussões coletivas e subsídios teórico-práticos acerca das possibilidades didáticas que facilitem a entrada da criança na aprendizagem. Em termos de objetivos específicos: Identificar que estratégias são mais recorrentes no cotidiano das salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental no sentido de elaboração de mapeamento das estratégias metodológicas docentes nas escolas; Discutir coletivamente, com professores, coordenadores e gestores escolares acerca das estratégias de ensino utilizadas, se de fato, possibilitam a entrada da criança na aprendizagem; Elaborar uma cartilha com estratégias metodológicas voltadas ao ensino e a aprendizagem no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental que sirva de subsídio teórico-prático para as escolas e/ou profissionais que atuam na educação básica.
Para tanto, esse trabalho será realizado em cinco escolas da rede pública de ensino dos respectivos municípios – Água Nova (E. M. Manoel Raimundo), José da Penha (E. M. 4 de Outubro), Pau dos Ferros (E. M. Nila Rêgo), Pilões (E. M. Joana Dantas de Moura) e Rafael Fernandes (E. E. Mano Marcelino), com docentes que atuam em turmas do 1º ao 3º ano e a equipe gestora – diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos. Essa pesquisa está assentada em uma abordagem qualitativa que incluirá encontros a serem realizados nas escolas em que os dados apontados durante os encontros serão construídos através de observações sistemáticas e registrados através de anotações em diários de campo. Para elaboração do mapeamento das estratégias metodológicas docentes nas escolas, serão aplicados questionários com os profissionais da educação básica envolvidos nesse trabalho investigativo. As pesquisas bibliográficas entre os membros da pesquisa e junto aos profissionais das escolas serão necessárias envolvendo discussões teóricas de autores como Dewey (1978), Ausubel (1982), Vygotsky (1983, 2000), Freire (2000, 2015) que teoricamente, originaram estudos acerca das metodologias de aprendizagem, além de pesquisadores como André (1995) e Chizzotti (2011) que abordam a pesquisa qualitativa em educação, entre outros autores que discutem essas metodologias. Autores como Libâneo (1992, 2002), Zabala (1998) Sacristan (1998), Veiga (2004), Haidt (2006) e Pimenta (2008), embasarão teoricamente discussões de cunho pedagógico-político entrelaçando-as a áreas como didática. Serão realizadas ainda, atividades/oficinas a partir de temáticas previamente planejadas pela equipe. As análises dos dados terão como fundamento teórico Bardin (2016) que trata da análise de conteúdo, considerando a elaboração de categorias de análise que dialoguem com os propósitos da pesquisa.
Se atentarmos às justificativas que sustentam a elaboração desse projeto de pesquisa, basta analisarmos o ensino e a aprendizagem, em sua trajetória histórica, que vem sofrendo mudanças no que tange à necessidade de processos educativos que atendam às demandas da realidade contemporânea caracterizada, principalmente, pelo acesso às tecnologias da informação e uma formação humana autônoma com participação dos sujeitos em seus processos de aprendizagem. Nesse contexto, as instituições educativas são convidadas a repensarem a organização curricular, as metodologias, os tempos e os espaços em que a aprendizagem se materializa. O próprio cotidiano da sala de aula exige, na educação básica, que desenvolvamos um ensino pautado em estratégias que propiciem a aprendizagem discente, conectadas aos contextos socioculturais em que os alunos estão inseridos delineando caminhos que nos conduzem à opção por metodologias que possibilitem um aprendizado que envolva o aluno em seu processo de aprendizagem, de forma participativa e criativa, seja retomando as principais teorias de aprendizagem com foco na interação social, conforme defendido por Vygotsky (1983, 2000), seja repensando a aprendizagem pela experiência, assentada no pensamento de John Dewey (1978), fazendo juz à aprendizagem significativa discutida por Ausubel (1982) ou adotando a perspectiva de autonomia apontada por Freire (2000, 2015).
Justificamos ainda, a necessidade dessa pesquisa ao nos remetermos às pesquisas intituladas: Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas (2018-2019) e Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica (2016-2017). Ambas pesquisas impactaram nas formas docentes de condução do processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo-nos refletir acerca da necessidade de investigarmos as estratégias metodológicas docentes no sentido de analisarmos quais as mais recorrentes no cotidiano da sala de aula, discutindo, coletivamente, quais estratégias facilitam a entrada da criança na aprendizagem.
Os próprios profissionais da educação básica envolvidos em ambas as pesquisas – professores, coordenadores e gestores revelaram dificuldades cotidianas no manejo heterogêneo com as dificuldades de aprendizagem, solicitando auxílio teórico-prático por parte da universidade da qual fazemos parte – a UERN. Tais dificuldades parecem ter se intensificado à proporção que a entrada da criança nos anos iniciais está se efetivando um ano mais cedo, na perspectiva de “[...] um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento” (BRASIL, 2013), conforme disposto na Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 que regulamenta o ensino fundamental de nove anos.
O fato de quase 100% das escolas serem da rede municipal de ensino dar-se por ser esta rede um dos espaços de atuação profissional e de estágio supervisionado dos alunos do curso de Pedagogia do DE/CAPF/UERN que sinaliza a necessidade da universidade estabelecer parcerias com as redes municipais quanto aos projetos voltados ao ensino nos anos iniciais. Nesse sentido, esperamos contribuir, de forma significativa para o ensino no contexto dos anos iniciais e consequentemente, apontarmos possibilidades teórico-práticas no cotidiano das salas de aula. Para tanto, nossa equipe envolve desde professores do Departamento de Educação/CAPF/UERN à diretores, coordenadores pedagógicos, alunos da Graduação em Pedagogia do mesmo Campus, discentes regulares do PPGE (Programa de Mestrado em Ensino) e da Sociedade Filarmônica Pauferrense, além de profissionais que atuam na rede municipal, estadual e privada de ensino de Pau dos Ferros e circunvizinhança.
Esse projeto envolverá a elaboração de uma cartilha com estratégias metodológicas voltadas ao ensino e a aprendizagem no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental que sirva de subsídio teórico-prático para as escolas e/ou profissionais que atuam na educação básica. Realizaremos ainda, um evento de culminância da pesquisa envolvendo os sujeitos envolvidos, além de estarmos durante todo o desenvolvimento deste trabalho investigativo, apresentando trabalhos em eventos, publicando-os em anais e periódicos.