Descrição:
Introdução:
Esta pesquisa pretende investigar a formação dos sujeitos educativos, o ensino, as aprendizagens, políticas, saberes e a prática pedagógica na Educação Básica e seu entorno socioeducativo; na perspectiva da inclusão, da diversidade, da práxis, da colaboração, da educação humanística e dos estudos pós coloniais latino americanos.
Objetivos:
Geral: Compreender a formação dos sujeitos educativos, o ensino, as aprendizagens, as políticas, os saberes e as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da educação básica e suas implicações na melhoria das aprendizagens e na construção de estratégias inovadoras de ensino.
Específicos:
• Compreender a organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica, analisando aspectos que delineiam e influenciam esse processo como os saberes, as práticas, as políticas curriculares, a realidade da escola e a formação docente.
• Mapear e analisar as Políticas, práticas docentes e avaliação de aprendizagens para/na Educação Infantil do/no campo no município de Pau dos Ferros/RN
• Compreender por meio das memórias, da formação docente, do desenvolvimento profissional docente e do ensino na educação básica, as possibilidades de contributos pontuais para a prática educativa de futuros professores e de professores em exercício laboral.
• Investigar o processo de implementação das políticas federais e estaduais de educação especial no âmbito da formação de professores(as), do atendimento educacional especializado e das práticas pedagógicas nos municípios do Alto Oeste Potiguar
• Investigar as contribuições de projetos didáticos e pedagógicos para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na educação básica e para a promoção de uma prática docente pautada na pesquisa, na crítica e na reflexão.
• Analisar práticas formativas e o ensino na educação física escolar através da pesquisa qualitativa como possibilidade de intervenção pedagógica.
Problematização/justificativa do tema:
A formação docente e o ensino na educação básica constituem, historicamente, preocupação no âmbito da educação e do ensino, principalmente a partir do processo de democratização do acesso à educação, ampliando essa preocupação a partir das políticas educacionais, tais como, a LDBN 9394/96, passando pelo Plano Nacional de Educação (2014-2024), as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores (2006, 2015, 2019) e, por último, a Base Nacional Comum Curricular (2018). O olhar sobre os resultados do ensino e da educação nacional atestam essa preocupação, vez que o Brasil ainda anda longe de atingir as metas propostas nessas diversas políticas que visam, em análise geral, a universalização da educação básica, maior equidade e democratização do acesso e permanência a educação e ao ensino.
Dessa forma, tomando como pano de fundo o cenário educacional brasileiro, bem como as políticas educacionais implementadas a partir da década de 1990, elencamos os seguintes questionamentos:
• Como vem sendo construídas e implementadas as políticas de formação e as diretrizes curriculares e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica?
• As metas elaboradas nas diversas políticas, a exemplo do Plano Nacional de Educação (2014-2024), vem sendo alcançadas? Quais as possibilidades, desafios e dificuldades para o alcance de suas metas?
• Quais concepções e práticas formativas são desenvolvidas nos contextos educacionais? Como essas práticas vem contribuindo para a formação de sujeitos autônomos, críticos e participativos?
Essas são algumas das questões que permeiam alguns dos subprojetos articulados a esse projeto maior. Questões mais específicas passam de algum modo por problemáticas que envolvem os seguintes eixos: a formação dos sujeitos educativos, o ensino, as políticas e as práticas e as aprendizagens. Tais problemáticas surgem das experiências dos pesquisadores envolvidos, das suas atuações na graduação, pós graduação e demais contextos socioeducativos. Dessa forma, compreendemos que esse projeto torna-se de importância fundamental para o Programa de Pós-graduação em ensino (PPGE), especialmente a linha de pesquisa ensino de ciências humanas e sociais.
Referencial teórico e metodologia.
A metodologia a ser empregada será de natureza teórica, empírica e predominantemente qualitativa. No entanto, também poderá ser aplicado um viés quantitativo, a fim de contemplar diferentes abordagens de investigação e análise dos diversos objetos de estudo.
A pesquisa será conduzida preferencialmente no âmbito da rede pública, abrangendo todas as etapas de ensino da Educação Básica. Com isso, será possível obter uma visão abrangente e representativa dos desafios e oportunidades presentes nesse contexto educacional.
Dentre os principais focos de análise, destacam-se a formação docente, o ensino, as aprendizagens, as políticas educacionais, os saberes envolvidos e as práticas pedagógicas adotadas. Esses elementos serão investigados de forma aprofundada, a fim de compreender sua inter-relação e impacto na promoção de uma educação de qualidade e equitativa.
Para tanto, poderão ser utilizados métodos e procedimentos qualitativos de investigação a partir de instrumentos como entrevistas, observações participantes e análise de documentos, a fim de captar as percepções, experiências e práticas dos atores envolvidos no processo educativo A utilização de métodos quantitativos, como levantamento de dados estatísticos, poderá vir a fornecer uma base numérica e complementar a compreensão dos fenômenos investigados.
É prevista a utilização da triangulação de dados provenientes de diferentes fontes e abordagens metodológicas fortalecerá a validade e a consistência dos resultados obtidos, permitindo uma análise abrangente e enriquecedora das temáticas investigadas.
Dentre o referencial, que se constitui e amplia-se a medida que a pesquisa vai se desenvolvendo, destacamos: Nóvoa (1997), Pimenta (2011), Franco (2023), Garcia (1999), Demartini (2001), Freire (2001, 2005, 2011), Hart (2015), Sarmento (2005), Quijano (2006) Edgar Morin (2000, 2005), Charlot (2013), Marli André (2001), Maria Lúcia Aranha (1996).
Por meio dessa metodologia abrangente e criteriosa, busca-se contribuir de forma significativa para a compreensão e aprimoramento das práticas educacionais na educação básica, com o intuito de promover uma educação de qualidade, inclusiva, humanista e socialmente referenciada.
Perspectiva de Repercussão/Impactos/Aplicação no ensino
A presente pesquisa aponta a perspectiva da construção de conhecimentos relevantes para a área do ensino e da formação dos sujeitos educativos, com ênfase nas categorias teóricas identificadas. Por meio de sua aplicação prática no ensino, busca-se alcançar uma série de impactos significativos e benéficos, tendo em foco, a Educação Básica.
Um dos principais potenciais da pesquisa, aponta para o incremento da capacidade de reduzir as desigualdades sociais e educacionais, pois ao explorar práticas inovadoras e abordagens pedagógicas diferenciadas, acreditamos na projeção, a médio prazo, de um ensino que contribua com a diminuição das desigualdades sociais e educacionais,.
A pesquisa, voltada prioritariamente para o ensino, visa fomentar uma formação de professores, tendo como cerne a educação pública de excelência, que seja referência para o desenvolvimento de políticas educacionais efetivas.
Através da adoção de abordagens pedagógicas que valorizem a diversidade, o respeito, a inclusão, a pesquisa visa promover uma educação que vá além do mero conteúdo curricular, incentivando o desenvolvimento integral dos estudantes e a construção de uma cidadania ativa.
Dessa forma, a perspectiva de repercussão dessa pesquisa no ensino é promissora e inspiradora. Espera-se que os resultados obtidos possam servir como base para a implementação de práticas educacionais transformadoras, contribuindo para que as gerações futuras e as sociedades vindouras, sejam mais justas, igualitárias e humanisticamente preparadas para enfrentar os desafios do século XXI.
Subprojetos vinculados:
1) A organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica: uma construção de sentidos e significados sobre os saberes e práticas.
Natureza: Pesquisa.
Coordenação: Débora Maria do Nascimento.
2) Observatório de Educação Especial: políticas, práticas pedagógicas e formação de professores(as).
Natureza: Pesquisa.
Coordenação: Disneylândia Maria Ribeiro.
3) Projeto Incluir: Estudos e debates sobre Educação Especial, Inclusão Social e Formação de Professores(as).
Natureza: Extensão.
Coordenação: Disneylândia Maria Ribeiro.
4) Pedagogia de projetos e processos de ensino-aprendizagem na educação básica.
Natureza: Pesquisa.
Coordenação: Gilcilene Lélia Souza do Nascimento.
5) Educação Humanista - Formação docente e práticas pedagógicas da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Sheyla Maria Fontenele Macedo.
6) Políticas, práticas docentes e avaliação na Educação Infantil do/no Campo no município de Pau dos Ferros/RN.
Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Profa Dra Maria Roberta de Alencar Oliveira.
7) NOS MEANDROS DA MEMÓRIA: A FORMAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O ENSINO.
Natureza: Ensino.
Coordenadora: Iandra Fernandes Caldas.
8) Pesquisas qualitativas no ensino da educação física escolar.
Natureza: Pesquisa.
Coordenadora: Maria Ione da Silva.
9) Ensino de Geografia no contexto do Semiárido.
Natureza: Pesquisa.
Coordenador: Cícero Nilton Moreira da Silva.
10) EDUCAÇÃO HUMANISTA. “Educar para Humanizar. Humanizar para Ser”.
Natureza: Extensão.
Coordenadora: Sheyla Maria Fontenele Macedo.