• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Projeto de Pesquisa

ENSINO DE MATEMÁTICA (31001017122P6)
Expectativas, Percursos e Perspectivas na Formação e no Trabalho Docente em Matemática
01/01/2017
PESQUISA
EM ANDAMENTO
Este projeto visa investigar expectativas e percepções de alunos de cursos de Licenciatura em Matemática, com respeito à própria formação em andamento, à atuação profissional futura, bem como possíveis relações entre estas, especialmente em dois momentos cruciais do curso de graduação: os primeiros meses após o ingresso, e os últimos meses antecedendo a conclusão do curso. Desta forma, procura-se observar: (1) que expectativas quanto à formação universitária iminente e à carreira docente futura estudantes de Licenciatura em Matemática iniciantes apresentam no momento de ingresso no curso, e como essas expectativas são confrontadas ou ressignificadas frente às experiencias vivenciadas nos primeiros meses no ambiente universitário; (2) que expectativas quanto à atuação profissional estudantes de Licenciatura em Matemática concluintes apresentam nos últimos meses do curso, e como essas expectativas se relacionam com suas percepções sobre o próprio percurso formativo vivenciado durante o curso universitário; (3) que aspectos do percurso formativo podem estar relacionados com possíveis mudanças nessas expectativas e percepções entre as etapas iniciais e finas da Licenciatura em Matemática, e como esses fatores podem ainda estar relacionados com a evasão, a permanência e a aderência ao curso. Com vistas a esses objetivos, o desenho metodológico do projeto combina métodos qualitativos e quantitativos. Este projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino – LaPraME, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ e devidamente registrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/169996).Este projeto é desenvolvido em parceira pelo Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino - LaPraME, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da UFRJ e devidamente registrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/169996), e pelo Grupo de Apoio Estatístico - GAE, projeto de extensão registrado na UNIRIO (http://gae.uniriotec.br).

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA ENSINO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA 01/01/2017

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ADRIANA DE ANDRADE CAVALCANTE Discente - Mestrado 03/05/2021 -
ALEXANDRE HERCULANO FERREIRA FREITAS Discente - Doutorado 30/03/2020 -
ALEXANDRE SOUSA DA SILVA Participante Externo 01/01/2017 -
AMANDA FERREIRA GRILO Discente - Mestrado 01/03/2024 -
BEATRIZ RIBEIRO CABRAL Discente - Mestrado 10/04/2022 -
CAROLINA MOURA BRASIL CARNEIRO DA SILVA Egresso - Mestrado 01/01/2017 -
CLEBER DIAS DA COSTA NETO Docente - PERMANENTE 01/03/2021 -
GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA Participante Externo 01/03/2019 -
IVO DA SILVA KNOPP Discente - Doutorado 10/04/2022 -
JEFFERSON ARAUJO DOS SANTOS Egresso - Mestrado 23/08/2019 -
LETICIA GUIMARAES RANGEL Participante Externo 01/01/2017 -
LUCIANE DE SOUZA VELASQUE Docente - COLABORADOR 01/01/2018 -
MARCELO SILVA BASTOS Discente - Doutorado 03/05/2021 -
MARIO KENIICHI GUSHIMA MOURA Discente - Doutorado 03/05/2021 -
SHILA ANTUANETT NECIOSUP SALAS Egresso - Mestrado 13/12/2019 -
ULISSES DIAS DA SILVA Docente - PERMANENTE 01/09/2021 -
VICTOR AUGUSTO GIRALDO (Responsável pelo Projeto) Docente - PERMANENTE 01/01/2017 -
WELLERSON QUINTANEIRO DA SILVA Docente - COLABORADOR 01/01/2019 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 01/03/2018 -
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer