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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Caminhando nas trilhas do ensino não formal: saberes, aprendizados do agir conjunto de líderes comunitários do semiárido nordestino e sudeste brasileiro visando valorização e promoção da dignidade da pessoa idosa
01/10/2016
PESQUISA
CONCLUÍDO
A pesquisa tem abordagem metodológica qualitativa, que responde a questões muito particulares, conforme afirma Minayo (1998): “(...) ela trabalha com o universo de significados, motivações, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que responde a um espaço das relações dos processos e dos fenômenos (...)”. O universo da pesquisa é constituído pela Pastoral da Pessoa Idosa nos estados do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Os sujeitos são: a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa; a coordenadora responsável pelo estado do Rio Grande do Norte e de São Paulo e os líderes comunitários que visitam pessoas idosas em cidades de diversos portes , incluindo as capitais dos aludidos estados. Alguns líderes residem fora do perímetro urbano e fazem visitas domiciliares aos seus vizinhos “sitiantes”; essas lideranças também serão ouvidas. Com essa amostragem, desejamos compreender as múltiplas realidades vivenciadas por idosos e líderes nessas localidades. As entrevistas serão realizadas pela pesquisadora e gravadas após a aquiescência dos sujeitos da pesquisa e da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será utilizado um roteiro composto por questões abertas, com o objetivo de permitir a existência de um diálogo livre entre a pesquisadora e os entrevistados. Os dados coletados serão analisados previamente pela pesquisadora, visando verificar a coerência do relato, considerando a sua lógica interna, a relação com outras fontes e o contexto espacial, temporal e social em que foram obtidos. Esse procedimento será realizado em situações distintas, a primeira no momento da execução da entrevista, durante a conversa com os entrevistados; a segunda no instante da transcrição do relato oral e, finalmente, durante a releitura do texto, momento da contextualização e apresentação das narrativas. A pesquisadora presta assessoria técnico-voluntária à Pastoral e, assim, terá a oportunidade de vivenciar “a atitude participante”, caracterizada por Chizzotti como “uma partilha completa, duradoura e intensiva da vida e da atividade dos participantes, identificando-se com eles, como igual entre pares, vivenciando todos os aspectos possíveis da sua vida, das ações e dos seus significados.” (CHIZZOTTI, 2013) A pesquisadora fará uso de um diário de campo, instrumento que possibilitará o registro das observações em diferentes momentos da pesquisa. Objetivo geral: procurar desvendar os caminhos percorridos por via do ensino não formal, pelos líderes comunitários que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa nos estados do Rio Grande do Norte e São Paulo, e os aprendizados que veem agregando aos seus saberes; como percebem a necessidade do agir conjunto com seus pares e atores sociais no território e do diálogo constante entre gerações; quais situações adversas identificadas foram superadas visando a valorização e a promoção da dignidade do idoso e se observam que sua atuação está contribuindo para o fortalecimento e a revitalização do tecido social. Ainda na perspectiva do líder comunitário, mencionamos alguns objetivos específicos definidos também com o propósito de tentar compreender os aspectos a seguir. - Temas, debates e apoios pedagógicos, na perspectiva do ensino não formal, que podem ser propostos, e por quem, visando a qualificação da sua formação pessoal e como líder comunitário; - A inserção do tema do envelhecimento, visando o respeito e a valorização do idoso na Educação básica, no âmbito do Ensino Fundamental I e II. A partir do olhar de pesquisadores da educação e da gerontologia, que atuam nos estados do Rio Grande do Norte e de São Paulo, ainda tentar compreender: - Que importância atribuem para a inserção de temas como diálogo intergeracional, longevidade humana na Educação Básica, no âmbito do Ensino Fundamental I e II, uma vez que conteúdos dessa temática e voltados ao respeito e à valorização dos idosos devem ser inseridos nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal nos currículos sua região, de acordo com o artigo 22 da Lei Federal n.10.741 de 01/10/2003, denominada Estatuto do Idoso; - Que debates, conteúdos e apoios pedagógicos, na perspectiva do ensino não formal, podem ser agregados para melhor qualificação a atuação do líder comunitário. Em decorrência dos aspectos levantados anteriormente, a hipótese foi assim formulada: A partir de ações empreendidas na perspectiva do ensino não formal, líderes que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa, nos estados do Rio Grande do Norte e São Paulo, vão agregando novos aprendizados aos seus saberes e, diante de situações-adversas, buscam alternativas para enfrentá-las visando a valorização e a promoção da dignidade da pessoa idosa; no percurso, enxergam junto com seus pares e atores sociais inseridos no território um horizonte de possibilidades de ações transformadoras da realidade descobrem que os obstáculos historicamente construídos podem ser superados. Inspirados por solidariedade e conscientes da necessidade do agir conjunto e do diálogo permanente entre gerações, vão se constituindo como seres humanos no mundo e com o mundo e contribuindo para o fortalecimento e para a revitalização do tecido social. O referencial teórico está apoiado em pensadores das áreas de ciências humanas e sociais. Entre eles, Paulo Freire , Z. Bauman (2001, 2003, 2004, 2007) , R. Sennett (1999, 2004) , Jean Baudrillard (1991) , David Harvey (2006) , Lipovetsky (1983) , L. Boff , Milton Santos (1979, 1996, 2007) , Evaldo A. Vieira (1992, 2004) , L. E. Wanderley (2010) , Serge Paugam (1999) , Vicente Faleiros (2006, 2007) , Ivanaldo Santos (2016, 2016), E. F. Mercadante (2002, 2004) , J. Maritain (1941,1947,1960,1999) , P. Bourdieu (1983,2003) , E. Morin (2001) . Pesquisas com foco em educação e envelhecimento, notadamente, realizadas nos estados do Rio Grande do Norte e de São Paulo. O estudo de legislações, dados e relatórios elaborados por institutos de pesquisa e documentos nacionais e internacionais acerca do envelhecimento e da educação. Levantamento no acervo da Pastoral da Pessoa Idosa (atas, folhetos de divulgação, suas atividades, etc). Por último, vale mencionar que esse estudo é desafiador, em razão de sua originalidade, uma vez que a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa ainda não foi investigada pelo universo acadêmico e, assim, a pesquisadora espera contribuir para a produção do conhecimento sobre envelhecimento e atuações de líderes comunitários na perspectiva do ensino não formal.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/10/2016

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Plano Nacional de Pós-Doutorado) BOLSA 01/10/2016 30/09/2017
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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