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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS À FÍSICA APRESENTADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO O avanço tecnológico, de modo geral, vem trazendo a ciência para o cotidiano da sociedade cada vez mais, o mesmo acontece com a física. Neste contexto, torna-se importante avaliar como estes conceitos estão sendo incorporados à formação dos jovens por meio dos processos educativos. Ao longo da formação em ambiente escolar são realizados diversos processos avaliativos. Uma questão a ser considerada é que, estes processos veem ocorrendo por meio de métodos tradicionais. Onde, geralmente, o professor reduz a avaliação à cobrança daquilo que o aluno memorizou. Geralmente, as notas são oriundas de testes com fins de classificação, isto ocorre de forma geral, porém, neste trabalho destacamos àqueles relacionadas à Física. Durante o processo de avaliação, existe uma tendência que os professores de Física enfatizem mais a linguagem matemática aplicada à física do que propriamente os conceitos de física, algumas vezes deixando de lado o que é primordial para o entendimento dos fenômenos físicos. Assim, os professores de física vêm encontrando dificuldades em avaliar se seus alunos compreenderam os conceitos trabalhados e discutidos em sala de aula utilizando a avaliação nos moldes tradicionais. Com isso, tem-se então, a necessidade de criar e/ou desenvolver instrumentos de avaliação que possam contribuir na correção dessa deficiência em avaliar o grau de compreensão de conceitos de Física assimilados ou não pelos alunos no âmbito da sala de aula. Nesta perspectiva, apresenta-se aqui uma possibilidade fazendo uso dos mapas conceituais na avaliação da aprendizagem. A Avaliação não deve ter como objetivo apenas aferir o conhecimento do educando e dar uma nota ao aluno, a fim de classificá-lo de alguma maneira, mas esta deve ser conduzida no sentido de obter informações sobre o tipo de estrutura que o aluno vê para um dado conjunto de conceitos, vale ressaltar as ideias de Ralph Tyler, que na década dos anos de 1930, ajudou no sentido de romper com a visão meramente quantitativa de avaliação. Esta ruptura é posta no projeto Eight-Year Study (1942), que avançava no sentido ampliar a visão de avaliação buscando aferir a congruência entre os objetivos e os resultados advindos da execução dos currículos, em algumas escolas de nível médio nos Estados Unidos da América (VIANNA, 2000). A importância de um processo avaliativo que busca identificar as congruências pode auxiliar o professor na tomada de decisão de seu trabalho pedagógico, buscando assim melhorar sua atuação no sentido de aprimorar as atividades de ensino-aprendizagem, promovendo um processo formativo de qualidade com seus alunos. (MOREIRA, 1987). Busca-se desenvolver um estudo no sentido de avaliar as possíveis contribuições para o ensino-aprendizagem de conceitos em física das ideias de aprendizagem significativa de Ausubel (1968) e Mapas Conceituais de Novak (1991; 1998; 2007). METODOLOGIA O conjunto de atividades a ser realizado no período de vínculo, contempla realização de oficinas, cursos, contribuição nas disciplinas ofertadas bem como a atuação junto as demais atividades acadêmicas desenvolvidas pelo programa de pós-graduação. Paralelamente será desenvolvido um estudo de caso em caráter exploratório realizado com uma escola de ensino médio da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Na realização do experimento, haverá uma divisão em duas etapas: na primeira é realizada pelo pesquisador ou por auxiliares de pesquisa, que podem ser os alunos de mestrado. Neste momento, o condutor deste momento vai trabalhar orientar, em linhas gerais, como deve ser a construção de um mapa de conceitual usando o software CMAP TOOLS ou outro que apresente maior acessibilidade por parte do público alvo, composto por alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Em um momento seguinte haverá a análise dos mapas construídos pelos discentes sobre um conteúdo de física. A análise desses mapas deve avaliar o desenvolvimento dos conteúdos e construção dos conceitos com base nos elementos que definem a aprendizagem significativa. Serão consideradas duas categorias para a análise: 1) Aspectos Técnicos: onde serão analisados se o construtor elabora o mapa conceitual respeitando a hierarquia entre os conceitos bem como a utilização de setas e palavra de ligação. 2) Analisando a relação entre os conceitos verificando e sua clareza e busca por elementos que confirmem ou não a aprendizagem significativa. PERSPECTIVAS O trabalho busca apresentar uma análise de mapas conceituais construídos por alunos da rede pública estadual. Ainda dentro do escopo geral realiza-se-á um estudo da utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação a evidenciar uma aprendizagem significativa de conceitos de física dos alunos, estudando o grau de familiaridade com o conteúdo e como eles relacionam esses conceitos. Propôs-se também uma análise sobre os aspectos técnicos de construção dos mapas conceituais, observado a compreensão sobre sua construção. A construção dos mapas conceituais pelos estudantes evidenciará, através desta análise, que esta metodologia de avaliação pode constituir-se em um recurso bastante interessante para se analisar como os alunos recebem e assimilam os conceitos de forma própria ou singular, dando a este método avaliativo um aspecto também qualitativo e não apenas classificatório servindo de base para um acompanhamento da evolução da aprendizagem do formando, sempre dando importância aos conhecimentos prévios trazidos por eles. No geral os mapas construídos apresentam-se como eficientes, por mostram os conceitos adquiridos durante a formação, sendo possível evidenciar os aspectos de formação construídos bem como as possíveis fragilidade, dessa forma se mostrando-se como importante instrumento de avaliação para se levar em consideração no momento de planejar ações de intervenção, no sentido de fornecer subsídios para isto, sendo este um princípio fundamental da avaliação. RESULTADOS ESPERADOS A partir dos estudos aqui propostos pretende-se alcançar os objetivos apresentados deste projeto, além de alcançar os seguintes resultados e metas: a) Relatórios semestral, anual e final; b) Propiciar o fortalecimento da linha de pesquisa, mediante a contínua integração entre os aspectos Ensino, Pesquisa e Extensão; c) Promover seminários para discussão a respeito dos assuntos relevantes ao projeto nas Instituições; d) Ministrar aulas, oficinas e cursos de pós-graduação; e) Incentivar a participação de alunos em eventos acadêmicos diversos; f) Publicar artigos em revistas especializadas (webqualis), dentro das abordagens do projeto.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Plano Nacional de Pós-Doutorado) BOLSA 01/01/2018 31/12/2018
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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