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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
ORIGAMI COMO AÇÃO FACILITADORA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EXATAS
01/11/2017
PROJETO INTERINSTITUCIONAL
CONCLUÍDO
O ensino de Matemática representa uma prática que existe na sociedade há bastante tempo. Dentro do espaço escolar, essa prática tem sido, em geral, desenvolvida de forma tradicional, centrada no professor. Nesse processo de ensino, o professor transmite o conhecimento e os alunos recebem e realizam de forma mecanizada exercícios de fixação do conteúdo. O foco principal do modelo ensino tradicional é o método dedutivo, desprezando-se a curiosidade, a experimentação e a concretização de conceitos (Britto, 1984). Como resultado desse processo de ensino, percebe-se muitas dificuldades enfrentadas por grande parte dos educandos da educação básica, principalmente, quando nos referimos ao estudo da Matemática e das Ciências Exatas. Por esta razão, profissionais da educação tem demonstrado preocupações, sobretudo, quando se trata de alguns conteúdos que estão inseridos dentro do currículo dessas disciplinas. Dentre os blocos de conteúdos estabelecidos pelos parâmetros nacionais (PCNs) para o ensino da Matemática destaca-se o de “Espaço e Forma”, pois acredita-se que por meio de conceitos geométricos os alunos desenvolvem um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada o mundo em que vive (PCNs, 2006). Quanto aos conceitos de geometria a serem ensinados, os PCN (2006), destaca que, O ensino de Geometria no ensino fundamental está estruturado para propiciar uma primeira reflexão dos alunos através da experimentação e de deduções informais sobre as propriedades relativas a lados, ângulos e diagonais de polígonos, bem como o estudo de congruência e semelhança de figuras planas. Para alcançar um maior desenvolvimento do raciocínio lógico, é necessário que no ensino médio haja um aprofundamento dessas ideias no sentido de que o aluno possa conhecer um sistema dedutivo, analisando o significado de postulados e teoremas e o valor de uma demonstração para fatos que lhes são familiares (BRASIL, 2006, pag. 120). Sendo assim não podemos continuar a ensinar matemática como um conjunto de teorias e fórmulas abstratas que não dimensionam sua aplicação na vida cotidiana do aluno. Nessa perspectiva, a arte de dobrar papel criando figuras geométricas – Origami – pode ser vista como uma ação potencializadora no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A utilização de Origami permite os alunos fazerem uma imediata associação às figuras cotidianas da infância, como animais, avião, barco, etc., construídos por meio de dobraduras. Os objetos e figuras geométricas que podem ser construídos com arte Origami também um potencial didático para o ensino-aprendizagem de Ciências Exatas. Pesquisas recentes (Rancan e Giraffa, 2011) mostram que a utilização de Origami como recurso didático desenvolvem aspectos como: observação, raciocínio lógico, visão espacial, paciência e criatividade. Os mais antigos e conhecidos livros sobre a arte Origami “Sembazuru Origata” (que significa “Dobrando mil garças”) por Akisato Rito (1797) e “Kayaragusa” por Adachi Kazuyuki (1845). Essa última obra ficou conhecida como “Kan no Mado”, é considerado um clássico por conter o passo-a-passo dos mais difíceis e complicados origamis japoneses e contém os mais vários métodos de dobraduras de garças, uma delas é mostrada na figura 1 (HONDA, 1965, p. 24). Devido as suas características peculiares de possibilitar uma participação do educando no processo de construção de modelos, através do manuseio do elementos concretos, a arte Origami possui um potencial muito grande para se trabalhar o raciocínio, especialmente os conteúdos relacionados à Geometria plana e espacial, vetores, movimento de corpos rígidos, etc, uma vez que, os educandos podem ser questionados acerca dos diversos aspectos de cada construção, bem como a sequência em que foram feitas determinadas dobraduras, ou a relevância de cada etapa para obtenção do resultado. Neste projeto de pesquisa pretende-se utilizar a arte Origami como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Exatas na educação básica, em um contexto interdisciplinar, especialmente no ensino de Matemática.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/11/2017

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 01/04/2018 31/03/2020
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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