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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem
21/06/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO: A educação atravessa dificuldades em diversas áreas e estas dificuldades podem estar associadas à falta de motivação do público envolvido. Como suporte educacional, as ferramentas digitais estão ganhando espaço e se tornando alternativas metodológicas na construção do conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilitam para as bibliotecas, para professores e alunos, novas e ricas possibilidades, dada a possibilidade de empregar diferentes recursos, alternativas pedagógicas que auxiliem o processo de aprendizagem, permitindo um maior diálogo e compartilhamento entre profissionais, um dando suporte ao outro (SOUZA; ALBUQUERQUE; SILVA, 2016). O uso de ferramentas digitais no ensino de Matemática vem se consolidando a cada dia na esfera educacional, tornando-se grandes mediadores do processo de aprendizagem. Dentre as várias alternativas de ferramentas digitais pesquisadas atualmente destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA), ou seja, “materiais digitais (imagens, documentos, simulações, vídeos, recursos multimídia, etc.) que apoiam o processo de ensino e aprendizagem e têm um objetivo educacional definido” (NUNES, 2005, p. 01). Pesquisas indicam que o uso de Objetos de Aprendizagem pode auxiliar na Educação Matemática e impulsionar os alunos a compreender melhor os conceitos através de simulações e jogos didáticos (BARRETO et al., 2010; FERNANDES et al., 2008; RODRIGUES, 2004). Percebe-se que aliar os ambientes computacionais ao ensino da Matemática é uma prática que vem trazendo bons resultados para o aprendizado dos alunos. Isso mostra que, nos dias atuais, as ferramentas computacionais formam uma nova perspectiva educacional. Essa participação cada vez maior da informática na vida moderna só se tornou possível graças à capacidade que ela possui de agilizar o dia-a-dia das pessoas, possibilitando que algumas tarefas fossem realizadas com maior facilidade, rapidez e eficácia. A educação, por exemplo, é uma área em que sempre ocorrem mudanças, que trazem como consequência a modernização das escolas, estimulando os professores a acompanhar o nível das mudanças educacionais, políticas e sociais proporcionadas pelas tecnologias. Percebe-se que as escolas estão, cada vez mais, em busca da apropriação e domínio destas ferramentas. Neste contexto, propõe-se um estudo dos objetos de aprendizagem na educação básica objetivando melhorias na motivação e consequentemente no ensino. Este plano pode ser desenvolvido na área de ciências exatas e naturais, bem como em outras áreas, o que pode proporcionar parcerias internas e externas que irão somar valores positivos a sua execução. Dessa forma, o estudo se encaixa como multidisciplinar e pode agregar inovações à educação básica. METODOLOGIA: A metodologia para execução deste plano é descrita nas seguintes etapas: i) Revisão bibliográfica, etapa em que são realizadas pesquisas de material que alicercem a pesquisa; ii) Catalogação, fase em que serão verificados os currículos escolares e que será catalogado um objeto de aprendizagem para cada conteúdo; iii) Aplicação, que é a fase em que os objetos serão empregados em sala de aula. Para cada objeto, serão considerados os seguintes passos: 1) aplicação de pré-teste a todos os participantes do estudo com o objetivo de avaliar o desempenho dos participantes no início da pesquisa, 2) sequência didática com Objeto de Aprendizagem, composta por sessões em que o pesquisador resolva junto com os alunos situações-problemas que envolvam o conhecimento e atividades de exploração do objeto de aprendizagem, 3) manuseio do objeto, 4) aplicação de pós-teste a todos os participantes do estudo e 5) questionário sobre a utilização do objeto de aprendizagem. PERSPECTIVAS: O trabalho busca um estudo de objetos de aprendizagem e suas relações com o ensino-aprendizagem na educação básica, almejando compreender estes objetos, a fim de catalogá-los por série e por disciplina, para que sejam aplicados de forma adequada. Pretende-se chegar a uma boa interação dos objetos com o público envolvido, seja discente ou docente, para que os objetos de aprendizagem sejam alternativas pedagógicas em sala de aula. RESULTADOS ESPERADOS: Além dos objetivos apresentados neste projeto, busca-se alcançar os seguintes resultados: a) Parceria com pesquisadores nacionais internacionais; b) Propiciar o fortalecimento da linha de pesquisa Ensino de Ciências Exatas e Ambientais: c) Visitas regulares às escolas; d) Produção de material de suporte educacional; e) Publicar artigos em revistas com qualis na área de ensino.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 21/06/2018

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 26/06/2018 31/12/2021
Plataforma Sucupira
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