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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
O ensino de ciências humanas: entre a escola e a interdisciplinaridade
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
Introdução: O ensino das diversas áreas do conhecimento e dos saberes que compõem as Ciências Humanas, como, por exemplo, Filosofia, Sociologia, História, Ensino Religioso e Direitos Humanos, na Educação Básica, como campo de atuação profissional, de forma gradativa, vem se consolidando e ampliando o seu espaço nos cursos de licenciatura, no intuito de atender as exigências e as necessidades na formação de professores para os diversos níveis e etapas que compõem a Educação Básica. A constituição, no campo da teoria e da prática pedagógica, das Ciências Humanas como disciplinas escolares evidencia que há condicionantes específicos que agregam os saberes científicos aos saberes pedagógicos, necessários à formação dos sujeitos. As disciplinas que compõem as Ciências Humanas são legitimadas, do ponto de vista epistemológico e pedagógico, tanto em nível internacional como no Brasil. No caso específico do Brasil um marco fundamental para o ensino e a pesquisa sobre as disciplinas escolares que compõem as Ciências Humanas sãos os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Humanas. O oferecimento dessas disciplinas, gradativamente, no Brasil, sofreu interrupções nos currículos, fragilizando a produção de recursos e metodologias específicas, bem como a formação de professores nessas áreas. Objetivo Geral: Investigar como as disciplinas escolares das Ciências Humanas aparecem nos diferentes modelos de escola e da relação ensino-aprendizagem na Educação Básica; Objetivos Específicos: 1) Pesquisar os instrumentais teóricos e metodológicos que fundamentam essas disciplinas escolares nas escolas a serem estudadas; 2) Pesquisar sobre os problemas que surgem para docentes que ministram essas disciplinas. 3) Investigar a atuação interdisciplinar das disciplinas das Ciências Humanas na Educação Básica. Problematização/justificativa do tema: A justificativa para essa pesquisa situa-se na própria demanda das disciplinas ligadas as Ciências Humanas na Educação Básica brasileira, como, por exemplo, a inclusão do ensino de Sociologia, de Filosofia e do Ensino Religioso no Ensino Médio. Outro argumento forte é o fato dos temas, problemas e reflexões éticas das Ciências Humanas constarem como eixos centrais dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. O atual momento dessas disciplinas exigiu transformações nas relações históricas, refletidas nos próprios modelos de escola e de formação de professores. A pesquisa é orientada pelas seguintes problemas: Como as disciplinas que compõem as Ciências Humanas aparecem nos diferentes modelos de escola e contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica brasileira? Quais instrumentais teóricos e metodológicos fundamentam essas disciplinas escolares? Quais os problemas que surgem para docentes que ministram essas disciplinas, atualmente, no ensino médio? Quais as interfaces interdisciplinares dessas disciplinas? Aspectos metodológicos da pesquisa. A pesquisa será efetivada em disciplinas que compõem o quadro das Ciências Humanas na Educação Básica de escolas públicas e privadas da região composta pelo município de Pau dos Ferros e municípios vizinhos, no Rio Grande do Norte, assim como os demais municípios do raio de influência do PPGE-UERN. Para fundamentação teórica dessa pesquisa, trazemos para discussão sobre as Ciências Humanas: Domingues (1999), Foucault (2002), Oliveira (1998), Soares (1998), Japiassu (2012) e Delizoicov (2004); sobre o conceito e aplicação da interdisciplinaridade no ensino de Ciências Humanas: Fazenda (1998, 2008a, 2008b, 2014), Cavalcante (2015), Frigotto (2008), Mina (1994), Rocha Filho (2006), Tavares (2008) e Yared (2008). Outras referências são: sobre o ensino de sociologia, as contribuições do grande intelectual da sociologia brasileira Fernandes (1980, 1985, 1989); e para a discussão do ensino de filosofia, o pensamento de filósofos brasileiros como Chauí (2010) e Severino (2012, 2010, 2008, 1990). Perspectiva de Repercussão/Impactos/Aplicação no ensino: A pesquisa espera construir um perfil sobre o ensino, a atuação pedagógica e ética dos docentes e das disciplinas de Ciências Humanas na Educação Básica na região pesquisada. Esse diagnóstico/construção de perfil é fundamental para se compreender os desafios e transformações metodológicas no processo de ensino-aprendizagem.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

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