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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Formação e prática pedagógica: construção de conceitos e saberes sobre o ensinar e o aprender
12/11/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO: Neste projeto se objetivará investigar processos de formação docente, no âmbito da formação inicial em cursos de Pedagogia e formação continuada de professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) e Médio, em escolas públicas (especialmente dos municípios de Natal, Pau dos Ferros e Luís Gomes) considerando a pesquisa e a interdisciplinaridade nos processos formativos. Na formação inicial, o foco incidirá nas discussões e práticas de ensino, ocorridas nos cursos de Pedagogia UERN/CAMEAM E UFRN/Natal, acerca da profissão docente e Estágio Supervisionado. No que se refere à formação continuada, a ênfase recairá na atividade docente, envolvendo processos de ensino-aprendizagem, bem como assimilação de conceitos científicos por alunos no aprendizado da História. O processo de ensino e de aprendizagem ocorre numa unidade que abrange condições objetivas e subjetivas, expressas tanto na atividade de quem tem o papel de ensinar como na de quem se encontra para aprender. As produções acerca da pesquisa na formação do professor são bastante recentes, tendo ganhado força no Brasil a partir do final da década de 1980 e apresentando um crescimento na década de 1990 (ANDRÉ, 2005). Formar professores como profissionais reflexivos (SCHÖN, 1983) que tenham a pesquisa como prática recorrente em seu trabalho docente é bastante desafiador. Mudar práticas de professores envolve a formação de diferentes sujeitos sociais, a vivência de situações singulares, incertas e de conflitos, requerendo do profissional a construção de estratégias de ação diversificadas. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA DO TEMA: A problemática investigativa surge da necessidade de se repensar a formação e o ensino, de forma a desenvolver estratégias que possibilitem formar o professor e profissionalizar o ensino. Dentre as questões problematizadoras, tem-se: como os professores em formação constroem os saberes sobre a docência? Como os espaços formativos, escola e universidade contribuem para a construção da profissionalidade e identidade docente? Que práticas favorecem a construção desses saberes? Como os espaços formativos, universidade e escola, podem favorecer a prática da pesquisa e da interdisciplinaridade para o futuro professor em estágio supervisionado? Qual a relação entre a assimilação de conceitos substantivos de história, por alunos da 1ª série do Ensino Médio, e a aplicabilidade desses conceitos em tarefas que requeiram o uso de suas propriedades essenciais e necessárias como pontos de referências? OBJETIVO: Com essa pesquisa, objetiva-se construir conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensinar e o aprender, compreendendo assim as especificidades dos processos formativos na escola e na universidade, intervindo de forma colaborativa. ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA: Nessa perspectiva, estamos propondo uma metodologia que envolve pesquisa e formação, fundamentada na abordagem da pesquisa colaborativa e da construção de conceitos. No contexto educacional, embora haja um certo esforço institucional para o desenvolvimento de experiências interdisciplinares, o modelo disciplinar no qual ainda se encontra estruturado os nossos currículos escolares, dificulta a ampliação e o desenvolvimento da interdisciplinaridade ao lado de exigências de alguns setores da sociedade por um saber mais utilitário. No que se refere a ensinar História, a importância desse componente curricular, como lugar de aprendizagem e formação humana, tem sido pontuada na literatura, entretanto o seu ensino, ainda, se apresenta um caminho a ser trilhado no tocante a promover o desenvolvimento de funções mentais, via formação e desenvolvimento de conceitos científicos. Assim, parte-se de um diálogo em nível epistemológico e investigativo, no âmbito da formação e profissionalização docente (NÓVOA, 1994, 1995; VEIGA, 1998; VICENTINI, 2009; PIMENTA, 2011; TARDIF, 2002), do desenvolvimento de conceitos científicos (NÚÑEZ; PACHECO, 1997, 1998; FERREIRA, 2009; ROSA, MORAES, CEDRO, 2010; SCHMIDT, 1999; MARQUES, 2014;) e dimensão cognitiva da aprendizagem histórica (LEE, 2001; BARCA, 2001; RÜSEN 2010a, 2010b; GERMINARI, 2014), dentre outros. Utilizar-se-á da pesquisa colaborativa, empregando como procedimento a observação reflexiva que ocorrerá por meio de um processo cíclico e sistemático de reflexão sobre processos de formação docente (inicial e continuada), práticas pedagógicas e atividades de ensino desenvolvidas em cursos de Pedagogia e em escolas públicas das cidades citadas. Como recursos, se usará diário de campo e portfólio. O primeiro será usado para registrar o desenvolvimento dos processos referentes ao ensinar e ao aprender nas instituições citadas, e, o segundo, para os alunos realizarem registros de seus processos de aprendizagem. No desenvolvimento desses portfólio, haverá a colaboração dos professores, que lecionam os componentes curriculares – Profissão Docente, Estágio Supervisionado e Ensino de História – na mediação do processo de ensino-aprendizagem. No decurso da pesquisa ocorrerá um conjunto de ações visando à reflexão e (re) construção desses processos de ensino-aprendizagem envolvendo: diagnóstico das necessidades formativas de docentes da educação básica e de alunos dos cursos de Pedagogia, estudos teóricos, reflexões em torno da atividade docente, planejamento e desenvolvimento de aulas. SUBPROJETOS VINCULADOS: O andamento, do conjunto dessas ações, encontra-se relacionado aos seguintes subprojetos vinculados: Estágio supervisionado como espaço de pesquisa e interdisciplinaridade; Aprender e construir conceitos substantivos de História no Ensino Médio e O estágio como campo de pesquisa e formação, construção de saberes sobre a docência e identidade profissional. PERSPECTIVA DE REPERCUSSÃO/IMPACTOS/APLICAÇÃO NO ENSINO: Com esse projeto, pretende-se contribuir com o aprimoramento da formação e profissionalização docente, do ensinar e aprender nas instituições locus dessa investigação e fomentar o desenvolvimento de produções científicas na perspectiva de desenvolver tanto aspectos cognitivos, como afetivos, sociais, estéticos e de valores. PALAVRAS-CHAVE: Formação. Profissão docente. Práticas pedagógicas. Conceitos científicos. Ensino de História.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 12/11/2018

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