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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
Introdução: Esta pesquisa pretende investigar o sucesso escolar em condições improváveis da vida social, ao passo que buscará investigar experiências e ações educativas que tendem transformar o conhecimento em algo criativo, por meio da humanização da ciência no espaço escolar e do processo de desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos de origem popular, em especial, os sujeitos do campo. Objetivos: I) Explicar o sucesso escolar alcançado por sujeitos em condições improváveis da vida social; II) Compreender o papel da educação no processo de desconstrução da invisilibidade social dos sujeitos; III) Reconhecer formas de de promoção da humanização da ciência por meio de uma ação cultural transformadora de popularização da ciência na escola. Problematização/justificativa do tema: Embora haja uma centralidade das pesquisas educacionais, sobretudo, no fracasso escolar dos jovens de origem popular, na crítica da escola pública e das políticas educacionais, esta pesquisa ultrapassa o determinismo social, o qual acentua que a origem social relacionada à pobreza e ao analfabetismo dos pais e dos estudantes leva às desigualdades escolares. É na experiência do percurso prolongado da escolarização, de acordo com Xypas e Santos (2014), que os sujeitos partilham das capacidades concretas necessárias a uma existência digna e, portanto, de promoção social, mesmo quando tem origem ou vivem em condições tidas como socialmente improváveis de ascensão social. À medida que a educação é vislumbrada como meio para a superação das condições de desigualdade, destaca-se a defesa de ações que possam garantir, especialmente, o acesso e a permanência, na educação, de pessoas de origem popular. Ganha relevo a ideia de que o enfrentamento da pobreza exige uma política de educação que esteja relacionada ao exercício da cidadania, e, ao mesmo tempo, permita a inclusão produtiva. Por essa via de entendimento, a educação científica é apontada como uma prioridade, cuja expansão deverá ser viabilizada com a adoção de uma política de formação que atenda as demandas de ensino de qualidade, assegurando o trabalho das diferentes áreas do conhecimento e competência docente. De forma mais detalhada, pretende-se nessa pesquisa contribuir diretamente para os estudos que enveredam: 1. Pela mobilização do sujeito para seguir com os estudos em condições improváveis da vida social; 2. Na formação, ascensão e prolongamento dos estudos em níveis de graduação e pós-graduação stricto sensu; 3. Na visibilidade, no reconhecimento social e nas trajetórias de sucesso escolar de pessoas de origem popular; 4. No papel da educação frente à busca por reconhecimento de sujeitos socialmente invisíveis, particulamente sujejtos do campo, mulheres e negros; 5. Na ideia de uma educação emancipadora, contínua e transformativa em um processo de coextensão para a vida; 6.Na promoção da humanização da ciência por meio de uma ação cultural transformadora de popularização da ciência na escola; 7. Na produção da visibilidade social da temática ambiental em espaços escolares e não escolares. Referencial teórico e metodologia. O aporte teórico da pesquisa será norteado, principalmente, pelos estudos de Boaventura Santos, Axel Honneth e Pierre Bourdieu, como forma de articular as dimensões da crítica ao pensamento dominante da ciência (Boaventura Santos) com a busca pelo reconhecimento social (Axel Honneth) de sujeitos socialmente invisíveis em um contexto de reprodução das condições materiais de existência no ambiente escolar (Pierre Bourdieu). Quanto ao aporte metodológico, combinaremos a abordagem qualitativa com a quantitativa, tomando como intrumentos e técnicas de pesquisa a observação, a entrevista, o formulário, o questionário e o grupo focal. Para tratamento dos dados, faremos uso, principalmente, da análise de conteúdo. Quanto aos sujeitos da pesquisa, teremos alunos, professores e gestores das escolas; professores e alunos universitários; e demais profissionais da educação que atuam em espaços escolares e não escolares. Perspectiva de Repercussão/Impactos/Aplicação no ensino: Espera-se, com esta pesquisa, mediar conhecimentos e ações que situam a educação no contexto do acesso, da promoção, da permanência e da aprendizagem na escola e na universidade. Para isso, é preciso problematizar as condições de sucesso escolar, mediante a oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade. Atender a essa demanda passa por uma superação das condições de desigualdades regionais e por uma visão ampla da qualidade educativa.Trata-se de assegurar, também, práticas educativas em espaços não escolares, bem como a interação dos espaços escolares em seus diversos níveis e modalidades da Educação Básica e desta com o Ensino Superior Subprojetos vinculados: projeto de pesquisa Feiras de ciência e o despertar da vocação científica em escolas públicas potiguares; Projeto de extensão Feiras de Ciências no Oeste Potiguar Sub-projetos vinculados: PIBIC/CNPq :Protagonismo estudantil em feiras de ciências na escola PIBIC/CNPq (concluído): Educação e divulgação científica: por onde caminha o acesso à informação? (concluído)

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Chamada MCTI/CNPQ/SECIS/MEC/CAPES Nº 44/2014- FEIRA DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS) OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO 01/01/2018 31/12/2021
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Programa de Iniciação Científica Júnior - ICJ) OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO 01/01/2018 31/12/2021
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