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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
Introdução: As transformações técnico-científicas e culturais pelas quais o mundo vem passando atualmente têm proporcionado uma reflexão sobre o papel do profissional de Geografia perante ao processo de produção do espaço, cada vez mais globalizante, desigual e contraditório. A Geografia, dentro desse contexto, assume função preponderante, posto que se reveste como um instrumento formidável para formação do aluno na educação básica, pois oferece subsídio para a concepção de sujeitos capazes de desenvolver posicionamentos crítico-reflexivos, a partir do estudo do espaço geográfico e dos acontecimentos em sociedade. Para tanto, este projeto considera importante a construção de mecanismos de formação, em uma perspectiva mais ampla, oportunizando o direito ao questionamento e ao pensar sobre a realidade, considerando as escalas local, regional e global, numa visão de totalidade. Problematização/Justificativa do tema: É cada vez mais importante conseguir perceber e compreender a dimensão de espaço e tempo em um mundo interligado por redes, onde as distâncias estão cada vez menores e as pessoas mais próximas. Assim, estudar Geografia é uma possibilidade de entender o mundo em sua totalidade como define Santos (2008), em que há uma tensão crescente entre a localidade e a globalidade, assim como o fortalecimento da divisão territorial e da divisão social do trabalho. Todas essas mudanças têm gerado um panorama no qual a nova relação espaço-tempo tem forte impacto na vida da sociedade de maneira a criar a necessidade de novas reflexões metodológicas para trabalhar estes conteúdos no espaço escolar. Desse modo, buscaremos enfocar o ensino de geografia relacionado à perspectiva da leitura geográfica do território semiárido brasileiro. Objetivos: Estudar a abordagem do ensino-aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido; abordar a Geografia Escolar nos principais parâmetros e orientações que regulamentam o ensino de geografia na contemporaneidade; problematizar a proposição da educação contextualizada enquanto abordagem teórico-prática na educação básica; conhecer o docente no ensino dos conceitos geográficos; possibilitar o exercício de concepção e produção de material didático-pedagógico voltado para a leitura do espaço semiárido. Referencial teórico e metodologia: Construir conceitos no ensino, não é tarefa fácil, entretanto existem teorias e metodologias que ajudam nas práxis do ensino-aprendizagem de conteúdos conceituais a partir da mediação do professor, que deve aproveitar o conhecimento prévio que os alunos têm de determinado conceito, aproximando-os da reflexão sobre suas realidades, mediadas pela sistematização do trabalho docente. O ensino de Geografia de outrora, caracterizado pela enumeração de dados geográficos e que trabalha os espaços de modo fragmentado, hoje, não tem muito a contribuir na formação dos alunos. A superação da perspectiva tradicional requer repensar a prática de ensino convencional, buscando novas concepções pautadas no entendimento do mundo atual em toda a sua complexidade, fundamentadas em acepções teórico-metodológicas sólidas. Cavalcanti (2002), para este fim, destaca a necessidade de se pensar a Geografia do cotidiano, estabelecendo relações entre os conceitos cotidianos dos alunos e os trabalhos pela ciência geográfica. Nesse âmbito, o ensino de Geografia deve se voltar para a formulação de condições de aprendizagem que permitam pensar e construir esse olhar diferenciado sobre o Semiárido. De acordo com Cavalcanti (1998, p. 139) “a construção de conceitos é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana, uma vez que possibilita à pessoa organizar a realidade, estabelecer classes de objetos e trocar experiências com o outro”. Diante disso, motivados pela inquietação de saber qual a construção conceitual que alunos da educação básica têm sobre o espaço geográfico, propomos fazer essa investigação e análise sobre a problemática em questão. Perspectiva de repercussão/impactos/aplicação no ensino: Esperamos oportunizar a reflexão sobre a importância do Ensino de Geografia na atualidade, a partir da construção do conceito de espaço geográfico, pois este é um conhecimento que pode propiciar aos educandos aprendizagens indispensáveis para a compreensão do mundo e dos lugares do seu cotidiano. Nesse caso, sobre o universo que envolve o estudo acerca do território e das territorialidades no/do semiárido nordestino. Os resultados poderão compor trabalhos acadêmicos, publicações (artigos em periódicos qualis CAPES) e participações em eventos, além da possibilidade de fomentar a intervenção sobre a realidade escolar, com projetos pedagógicos temáticos, levando em consideração as características e demandas do público-alvo. Além disso, acreditamos que a produção de material didático-pedagógico poderá ser significativa para a valorização da Geografia Escolar, pois produzir-se-á a partir do exercício dos próprios sujeitos educandos, sobretudo levando em consideração a primazia da educação contextualizada, frente à realidade do semiárido. Subprojetos vinculados: Para a realização deste projeto consideraremos a relação entre produção do espaço geográfico e sociedade e seus desdobramentos no ensino de geografia, buscaremos, por intermédio de 03 (três) projetos adjacentes, a correlação intrínseca necessária para contribuir junto à leitura investigativa ora proposta. São eles: a) A geografia no contexto do semiárido: a produção de material didático-pedagógico e metodologias de ensino; b) A aprendizagem de conceitos por alunos do ensino médio: uma análise da concepção do conceito de espaço geográfico e; c) Os (des) caminhos da geografia escolar no ensino médio brasileiro.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 17/05/2018 30/04/2021
Plataforma Sucupira
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