• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO: O ensino de Química tem passado por inúmeros estudos e modificações, pois este ainda é caracterizado por uma organização curricular centrada em conteúdos específicos e com uma concepção de ciência universal, que já possui valor por si mesmo e não por suas aplicações sociais na vivência dos alunos. Muitos estudantes sentem-se desmotivados a estudar química, pois não conseguem se inserir no contexto de que trata o ensino da disciplina, principalmente quando tratado de forma microscópica. Tardif (2014) afirma que é necessária a inserção do estudante no processo de aprendizagem para que ele aprenda. Com isso, ações de ensino devem ser pautadas na construção do conhecimento pelos estudantes, de maneira autônoma, ativa e participativa. Para isso, é importante que os conteúdos ministrados tenham sentido prático na vida dos estudantes, o que só é possível a partir da compreensão dos fenômenos do cotidiano que os cercam. Diante deste contexto, existe uma grande necessidade de mudanças nesta percepção de ensino, de modo que faça com que o aluno seja ativo e participativo na construção de seu conhecimento. Neste sentido, novas metodologias de ensino-aprendizagem são utilizadas com o objetivo de aproximar o conteúdo ministrado em sala de aula ao cotidiano dos estudantes. Dentre essas metodologias, pode-se citar: utilização de práticas lúdicas, interdisciplinaridade, uso de tecnologias da informação e comunicação, contextualização, experimentação, entre outras. Essas práticas podem ser utilizadas de forma isolada ou em conjunto, de forma que possam levar ao objetivo principal que é a melhoria do processo de ensino, resultando, por conseguinte, em uma melhor aprendizagem. O uso dessas metodologias tem ganhado espaço nas pesquisas e programas de formação de professores e, quando aliadas às temáticas químicas, promovem a aproximação entre o ensino e a percepção dessa ciência tão presente no cotidiano das pessoas. Assim, pretende-se investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química e propor estratégias metodológicas que contribuam de forma positiva para esse processo. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA: No processo de ensino e aprendizagem, é perceptível que a prática pedagógica utilizada pelos professores se reflete no processo de construção do conhecimento e da aprendizagem dos alunos. Em se tratando das ciências exatas, e em especial da disciplina de Química, a prática pedagógica docente é fundamental para o estímulo aos alunos a se envolverem com a disciplina, isso porque é consenso entre os estudantes que disciplinas como a Química são de difícil aprendizagem por comportarem, muitas vezes, conceitos muito abstratos e cálculos numéricos. Nesse sentido, a adoção de práticas diferenciadas pode se tornar um mecanismo eficaz para que esse processo ocorra de forma mais espontânea, contando com o envolvimento e o interesse do alunado. Para que esse envolvimento ocorra, a função do professor é essencial, e suas formas de levar a essa ação nos estudantes envolvem práticas pedagógicas mais participativas, mais relacionadas ao cotidiano e, também, mais inovadoras. Relacionar uma ciência tão essencial na vida do ser humano, como a Química, com o cotidiano dos alunos, identificando-a como fundamental às relações do ser humano com o ambiente, consigo mesmo e com sua vida cotidiana, é uma estratégia importante no combate aos pré-conceitos existentes acerca da disciplina, bem como é um estímulo ao alunado a experienciá-la de um outro modo. A partir das experiências de observações e compreensões da Química no cotidiano, o estudante passa a inseri-la também em seu contexto de sala de aula de forma mais simples e agradável. O professor, por outro lado, tem como conduzir o envolvimento dos alunos com a ciência utilizando-se de diferenciadas metodologias e estratégias, partindo do ensino tradicional ao inovador, de forma que o estudante seja parte ativa desse processo e, assim, possa adquirir conhecimentos mais significativos para sua vida em sociedade. Dessa forma, projetos em ensino, e, nesse caso em especial, ligados ao ensino de química, são importantes, não só no sentido de desmistificar uma ciência pré-concebida de forma equivocada, mas também por apresentar a sua importância para vida humana e vida global, conferindo aos estudantes conhecimentos de ciência que lhe são úteis e lhes propiciam posicionamento crítico e entendimento de situações cotidianas. É importante no processo de formação docente que professores de química se apropriem de conhecimentos acerca de diversas técnicas, métodos e metodologias que o façam diversificar a atividade docente em função de um ensino mais integrador, contextualizado e com participação ativa do estudante. OBJETIVOS - Geral: Investigar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química e propor estratégias metodológicas que contribuam de forma positiva para esse processo. Específicos: Pesquisar e identificar, nas escolas, estratégicas metodológicas adotadas pelos docentes; Analisar e realizar atividades de ensino diferenciadas centradas em práticas pedagógicas e metodologias diversificadas (como uso de lúdico, experimentação e interdisciplinaridade), de forma que proporcionem uma aprendizagem significativa; Analisar o uso de recursos tecnológicos vinculados ao processo de ensino e a aprendizagem da disciplina de Química; Pesquisar sobre dificuldades associadas ao ensino de Química e propor estratégias metodológicas para melhoria desse processo. METODOLOGIA: A metodologia a ser empregada será de natureza teórica, empírica e predominantemente qualitativa, podendo apresentar viés quantitativo e recorrer à análise de conteúdo. A pesquisa será desenvolvida em escolas públicas da região do Alto Oeste Potiguar, compreendendo principalmente a cidade de Pau dos Ferros, RN. Serão analisados, quando pertinente, os documentos oficiais das escolas e/ ou relatórios, e poderão ser realizadas pesquisas experimentais. Além disso, para a coleta de dados, serão utilizadas: entrevistas, questionários semiestruturados, observações, diários de campo e formulários. A análise dos dados obtidos se pautará na leitura de documentos oficiais como, as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais), os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) e BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e terá como respaldo teórico autores como Guimarães, Carvalho, Fazenda, Cunha, Ausubel, Chassot, Pozo e Crespo e Andrade. PERSPECTIVA DE REPERCUSSÃO/IMPACTOS/APLICAÇÃO NO ENSINO: a) Fortalecimento da linha de pesquisa e de parcerias com instituições públicas de ensino da região do Alto Oeste Potiguar; b) capacitação de docentes para atuação na educação básica; c) desenvolvimento de práticas educativas efetivas na educação básica.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

Equipe

Financiadores

Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.15
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer