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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Contribuições de teorias e estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes
27/07/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO: O pensamento crítico (PC) é parte do processo de julgamento de autorregulação proposital. Esse processo fornece uma ponderação fundamentada à interpretação interativa, análise, inferência e avaliação. Ele é considerado como a base de julgamento profissional e tem o potencial para melhorar a qualidade das sentenças e decisões na prática clínica (LIN, 2013; KIM et al., 2014). Um estudo de análise de conceito definiu o PC como um processo de raciocínio lógico, situacional, proposital, orientado para os resultados. Trata-se de uma capacidade adquirida e em evolução, que se desenvolve individualmente e que tem como pré-requisitos as atitudes de professores, as habilidades dos estudantes, um corpo sistemático de conhecimento derivado de necessidades dos pacientes e algumas mudanças na disciplina, tais como integrar o curso de filosofia ao currículo de enfermagem, praticar enfermagem com base nas normas profissionais e códigos de ética (TAJVIDI et al., 2014). Em países da Europa, Ásia e América do Norte a educação em saúde tem promovido cada vez mais o estímulo ao desenvolvimento do PC nos estudantes. Os professores consideram a necessidade de desenvolvimento de estratégias de ensino e métodos mais eficazes que melhorem as habilidades de PC dos estudantes (KIM et al., 2014). Facione (2011) apresenta claramente as habilidades de inferência, interpretação, avaliação, explicação, autorregulação e análise necessárias ao desenvolvimento e aprimoramento do PC. Habilidades fracas de PC são percebidas por meio de erros repetidos, más decisões, a inação quando esta é necessária, além de pressupostos inexatos (FACIONE, 2011; CCTST, 2016). A crescente complexidade dos cuidados de saúde nos cenários da prática exige que os profissionais utilizem as diferentes dimensões do PC, bem como as habilidades comportamentais e afetivas no processo diagnóstico em enfermagem, sendo considerado um pressuposto fundamental para o ensino, a pesquisa e a assistência, com vistas a formar pensadores com habilidades necessárias para o exercício de uma profissão humanística (CROSSETTI et al, 2014). JUSTIFICATIVA: Pensar criticamente significa promover durante a graduação condições para que os egressos saibam utilizar todo conhecimento produzido até o momento, bem como buscar por fontes que alimentem o rol de conhecimentos novos e saber direcioná-los para as situações práticas de aplicação, com capacidade de avaliação ímpar para cada caso. Isso caracteriza um grande desafio para os cursos que se propõem a desenvolver tais atributos, que direcionam para uma formação contínua ao longo de toda vida. Nesse contexto, a promoção da capacidade de desenvolvimento de PC em estudantes de graduação em saúde tornou-se uma das tarefas mais imperativas para o ensino neste nível de formação. Com isso, espera-se que o profissional seja capaz de desenvolver o PC aplicado ao problema do momento, de forma que a assistência prestada ao cliente seja adequada, independente da situação que se apresenta e suas adversidades (WATERKEMPER; PRADO, 2011; CARVALHO, 2016). As instituições de ensino precisam preparar os futuros profissionais para trabalharem em ambientes complexos com rápidas alterações de contexto, inseridos com conflitos sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde e doença. Assim, considerar o ensino em saúde mediado por estratégias que estimulem o PC é um diferencial positivo nos currículos de graduação. OBJETIVO GERAL: Analisar o desenvolvimento do Pensamento Crítico em estudantes mediante uma intervenção de ensino. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Caracterizar as tecnologias educacionais utilizadas no ensino de saúde; Avaliar a eficácia de estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes em saúde; Analisar o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes mediante intervenções de ensino; Identificar os benefícios das tecnologias educacionais no ensino de saúde; Promover a qualificação de profissionais que atuem na educação básica a fim de favorecer qualidade de vida e eficácia no ensino. REFERENCIAL TEÓRICO: O Pensamento Crítico (PC) como um processo intencional de julgamento, de autorregulação que utiliza a interpretação, análise, inferência, avaliação, explicação e raciocínio reflexivo para considerar as provas de todos os ângulos antes de decidir o que acreditar ou fazer (FACIONE, 1990). Nesse contexto, as tecnologias educacionais surgem como uma estratégia para fortalecer o processo de ensino aprendizagem e contribuir com o desenvolvimento do PC e podem ser divididas em: leve — a constituição de relações para implementação do cuidado (vínculo, gestão de serviços e acolhimento); leve-dura — a construção do conhecimento por meio de saberes estruturados (teorias, modelos de cuidado, cuidado de enfermagem) — e dura — a utilização de instrumentos, normas e equipamentos tecnológicos (MERHY, 2002; SABINO, 2016). A discussão sobre a saúde no cenário escolar foi formalizada através da Lei 5.692/71, que introduziu nos currículos escolares a disciplina Programa de Saúde. Ainda teve sua inserção como ação assistencial conforme previsto no Plano Nacional de Educação e apontada como direito de aprendizagem do estudante, tal como expresso na versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2014; BRASIL, 2016). METODOLOGIA: Trata de um estudo que abordará uma proposta de formação com vistas à aprendizagem e capacidade de desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes com abordagem quantitativa e qualitativa. O projeto será desenvolvido em etapas: Etapa 1: Revisão de literatura para identificação dos critérios e instrumentos validados para avaliar a usabilidade de tecnologias educacionais no desenvolvimento do pensamento crítico em saúde; Etapa 2: Desenvolvimento do pensamento crítico geral e suas habilidades em estudantes em saúde por meio de intervenções de ensino; Etapa 3: Treinamento e aplicação das tecnologias de ensino em instituições da rede de educação básica. POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS DO PROJETO DE PESQUISA: Trata-se de um projeto amplo, em que diversas dissertações, Trabalho de Conclusão do Curso, projetos de extensão e trabalhos em eventos podem surgir. Dissertações já vinculadas ao projeto: Construção e Validação de Tecnologia Educacional para prevenção de Leishmaniose Visceral; Desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes do ensino infantil de Campina Grande/PB.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 27/07/2018

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