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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino
01/01/2018
PESQUISA
CONCLUÍDO
OBJETO DE ESTUDO/INVESTIGAÇÃO: Essa pesquisa tem como objeto de estudo aspectos que focalizem a memória, a (auto)formação de leitores e suas tecnologias nos espaços escolares e não escolares. Interessa-nos discutir os processos de (auto)formação de leitores, os processos de mediação do texto literário, tendo a memória como articuladora dos mais diversos contextos de produção e circulação de saberes que impliquem na produção de conhecimento, que emergem da linguagem humana (verbal e/ou não-verbal). A ênfase, portanto, se dá nos estudos que focalizem a memória, a cultura local e a sala de aula. Essa pesquisa dá continuidade às reflexões desenvolvidas por pesquisas concluídas no período de 2007 a 2012 e de 2012 a 2017, respectivamente, junto ao PPGL, PPGE e PROFLETRAS/UERN. Configura-se como ampliação do foco daquelas pesquisas, com delimitações mais específicas na temática regional, cultural e internacional, bem como sobre o ensino da leitura em seus mais diversos contextos de produção. OBJETIVOS DA PESQUISA: Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar aspectos da memória, da (auto)formação de leitores e o imbrincamento destas pelas tecnologias nos espaços escolares e não escolares. Como objetivos específicos, essa pesquisa pretende investigar os processos de formação de leitores e o ensino da leitura do texto literário, tendo em vista: (i) a “memória” relacionando ao papel por ela desempenhado no campo da linguagem e do conhecimento humano; (ii) a “(auto)formação” configurando sua vinculação o processo de formação e de mediação de práticas que mobilizam o texto literário em suas mais diversas manifestações; (iii) as “tecnologias” imbricadas nos mais diferentes campos do ensino, delas emergem as implicações de todo o processo de mobilização de saberes, o sucesso educativo e a criatividade, inerente ao ato de ensinar. (PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA DO TEMA: A memória é o que dá continuidade ao presente, permitindo-nos uma ligação direta e/ou um diálogo com o passado, sendo, portanto, constitutiva da linguagem e da condição humana. Trabalhar com a memória implica reconhecer o “outro” como parte da nossa história de vida, nas mais diferentes ações e atuações humanas, incluindo-se nesse processo as estratégias de (auto)formação e de mediação pedagógica e as tecnologias inerentes ao ensinar-aprender em espaço escolar e não escolar. Esta pesquisa se justifica pela pertinência e o reconhecimento do papel da memória numa sociedade mundialmente interligada em redes sociais, virtualmente conectada de modo que o campo educacional cada dia mais se torna imerso nesse processo de inclusão tecnológica. ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA: De abordagem qualitativa, tem caráter descritivo, analítico e interpretativo, com ênfase no processo de indução e na análise de corpus gerados nos diferentes gêneros, bem como do seu ensino. A pesquisa se define, institucionalmente, como uma pesquisa maior que articula outras pesquisas (subprojetos ou projetos formativos de orientandos de iniciação científica, ao Programa de Extensão Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), aos Programas formativos como PARFOR, PIBID e RESIDÊNCIA INIVERSITÁRIA da CAPES, em vinculação com áreas afins como a música, por meio da Sociedade Filarmônica Pauferrense (SFP), aos TCC de graduação e de pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado) mais específicos. A abordagem teórico-metodológica tem respaldo na concepção de memória de Halbwachs (2013) que chama nos chama atenção para o fato de que para se falar de memória não basta se reconstituir “pedaço por pedaço” a imagem que retemos de um acontecimento passado para se obter uma lembrança. Para ele é necessário que se junte dados e nocões em comum que se mantenham em nós e na dos “outros” pertencentes a um mesmo grupo social (HALBWACHS, 2013). Assim sendo a memória coletiva, individual e a social serão neste projeto articuladas aos estudos sobre (auto)formação numa perspectiva “transpessoal, transdisciplinar e transcultural” (GALVANI, 1997; JOSSO, 2010, etc), em estudos que focalizam a leitura, os leitores e formadores de leitores (AMARILHA, 1997; ANTUNES, 2003, BARZOTTO, 2008; DALVI; REZENDE e JOVER-FALEIROS, 2013, JOUVE, 2010, FREIRE, 1997, PETIT, 2010, dentre outros), em estudos sobre as tecnologias e sua mediação (PALFREY e GASSER, 2011, MORIN, 2015, VALENTE, 1999, COSCARELLI e RIBEIRO, 2011), dentre outros e, ainda, com base nos postulados da pesquisa qualitativa (OLIVEIRA , 2007, BOGDAN & BIKLEN (1994). REPERCUSSÕES/POSSÍVEIS APLICAÇÕES E IMPACTOS: As repercussões e as possíveis aplicações dessa pesquisa dão-se por meio de diferentes formas e, em especial, considerando-se a memória, a (auto)formação e as tecnologias, considerando-se para isso os processos de (auto)formação, mediação do texto literário e suas implicações para o ensino. Diferentes produções e produtos intelectuais poderão ser construídos com base nos resultados diretos ou indiretos dessa pesquisa: artigos científicos, livros, capítulos de livros, teses, dissertações, monografias, TCCs e em relatórios técnicos. Poderá contribuir para o fortalecimento de pesquisas institucionais vinculadas aos docentes que atuam na graduação e na pós-graduação, assim como de pesquisas de formação desenvolvidas na extensão, via BALE, por alunos de graduação (IC e TCC), de especialização, de mestrado e de doutorado, e, em especial, para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) na Linha de Pesquisa “Ensino de Línguas”, para Pós-Graduação em Letras da UERN, nas linhas de pesquisas “Discurso, Memória e Identidade”, como também na Linha “Texto, discurso e ensino” (Doutorado/PPGL), para a Linha de Pesquisa ”Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes”, do Programa em rede nacional PROFLETRAS. Por ultimo, a pesquisa repercutirá como forma de fortalecimento as pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), especialmente na Linha de Pesquisa “Ensino-aprendizagem da leitura e a formação do leitor” e ao Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET), aos quais estamos institucionalmente vinculados.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE LÍNGUAS EDUCAÇÃO BÁSICA 01/01/2018

Equipe

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa de Demanda Social) BOLSA 01/01/2018 31/05/2018
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
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  • Versão do sistema: 3.85.15
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