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Dados do Projeto de Pesquisa

Ensino (23002018009P9)
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS
30/06/2021
PESQUISA
CONCLUÍDO
INTRODUÇÃO: Este projeto busca compreender a organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica, analisando aspectos que delineiam e influenciam esse processo, tais como: os saberes; as práticas; as políticas curriculares; a realidade da escola e a formação docente. PROBLEMATIZAÇÃO/JUSTIFICATIVA DO TEMA: Para isso, o projeto define como questões básicas: Como se dá a organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica? Quais fundamentos políticos, teóricos e práticos influenciam esse processo? Quais sentidos e significados são construídos pelos sujeitos educativos da escola sobre esse processo e suas implicações para as práticas? Este é um tema que pode ser considerado interdisciplinar, pois embora muitas pesquisas sejam desenvolvidas na área da educação, especialmente, relacionadas ao do campo do currículo e da didática, ele atravessa outras áreas de conhecimentos como as licenciaturas, por lidarem com a questão do ensino. Dessa forma, as problemáticas envolvidas nesta pesquisa constituem preocupações que perpassam as políticas atuais, tanto do campo do currículo, como da formação e prática docente. OBJETIVOS: Geral: Compreender a organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica, analisando aspectos que delineiam e influenciam esse processo como os saberes, as práticas, as políticas curriculares, a realidade da escola e a formação docente; Específicos: i) descrever saberes e práticas docentes na organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica; ii) identificar princípios curriculares que fundamentam práticas docentes na organização do trabalho pedagógica na sala de aula; iii) confrontar saberes e práticas desenvolvidas pelos docentes na organização do trabalho pedagógico na escola de educação básica; iv) analisar a relação teoria-prática e suas implicações na organização do trabalho pedagógico; v) analisar saberes e práticas na organização do trabalho pedagógico, construindo proposições e/ou evidenciando práticas de sucesso para o ensino e a aprendizagem. REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLOGIA: O delineamento teórico-metodológico tomará como referência a abordagem da pesquisa qualitativa, utilizando-se da abordagem de algumas pesquisas desse ramo como a pesquisa participante e a colaborativa. Os princípios da reflexão crítica e colaborativa fundamentarão a construção e análise dos dados, que numa relação com a compreensão dos processos de internalização e mediação com base em Vygotsky (1991, 2004, 2005), do diálogo em Bakhtin (2002, 2003) e Freire (1981, 1982, 1985, 1998), busca-se a coconstrução dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos educativos ao processo de organização do trabalho pedagógico na escola. Os instrumentos privilegiados para a construção de registros de dados serão: relatos autobiográficos, observação, questionários e relatos de práticas. Dessa forma, o processo investigativo e de análise será orientado com base nas ações reflexivas conforme proposta por Smyth (1991ª,1991b), de forma que se possa apreender: o que e como são desenvolvidos as ações os processos de organização do trabalho pedagógico (descrição); por quê? Ou seja, as justificativas ou razões para o caminho escolhido (informação); relação teoria-prática, onde são explicadas as relações teórico-práticas que fundamentam essas ações (confrontação); e por fim, a percepção das necessidades de mudança dessas práticas (reconstrução). PERSPECTIVA DE REPERCUSSÃO/IMPACTOS/APLICAÇÃO NO ENSINO: Com esta pesquisa esperamos contribuir com a construção de conhecimentos acerca da realidade educativa no tocante à organização do trabalho pedagógico da escola. Do ponto de vista prático, esperamos contribuir com as escolas públicas de educação básica construindo com os sujeitos educativos das escolas, especialmente as públicas, formas de intervenção, mudança e inovação das práticas.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDUCAÇÃO BÁSICA 30/06/2021

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