Ir para o conteúdo
GovBR
  • CORONAVÍRUS (COVID-19)
  • Acesso à informação
  • Participe
  • Legislação
  • Órgãos do Governo
Navegar para direita
  • Casa Civil
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • Ministério da Defesa
  • Ministério das Relações Exteriores
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Ministério da Educação
  • Ministério da Cidadania
  • Ministério da Saúde
  • Ministério de Minas e Energia
  • Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Ministério do Turismo
  • Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Controladoria-Geral da União
  • Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
  • Secretaria-Geral
  • Secretaria de Governo
  • Gabinete de Segurança Institucional
  • Advocacia-Geral da União
  • Banco Central do Brasil
  • Planalto

Plataforma Sucupira

Dados do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO (31004016051P0)
Políticas de Educação, relações de ensino e condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na escola
01/11/2021
PESQUISA
EM ANDAMENTO
A Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, embora tenha como foco a matrícula dos alunos com deficiência no ensino regular, tem seu desenho político focado no serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que deve ser ofertado no contra turno nas Sala de Recursos Multifuncionais. Contudo, na medida em que os alunos com deficiência estão matriculados no ensino regular, as políticas de Educação Básica que circulam e são atuadas no cotidiano escolar, também afetam as relações de ensino e as condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os efeitos das políticas de Educação Básica e de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva nas relações de ensino e, consequentemente, nas condições desenvolvimento dos alunos com deficiência no ensino regular, considerando como as interpretações, traduções e atuações das políticas são vivenciadas pelos alunos com deficiência em uma escola de Ensino Fundamental I da rede pública de um município na Baixada Fluminense/RJ. Tal problemática, está ancorada nos pressupostos teóricometodológicos da perspectiva histórico-cultural, de L.S. Vigotski, em especial, a relação dialética entre o meio e a vivência/perejivanie, intrínseca a sociogênese do desenvolvimento humano; os estudos no campo da defectologia; e, as relações de ensino. Ainda, pressupondo a implicação da dimensão política do meio nos processos de escolarização e de desenvolvimento humano, propomos um diálogo com os estudos sobre as políticas educacionais do campo da sociologia de S. Ball e colaboradores, trazendo para o debate os conceitos e instrumentos analíticos de política, da abordagem do ciclo de políticas e da teoria de atuação em políticas. Para tal, serão analisados documentos que tratam das diretrizes políticas nacionais e locais; documentos que tratam das traduções e interpretações das políticas atuadas na escola; e, os registros da pesquisa com a escola, buscando dar visibilidade analítica a vivência dos alunos com deficiência nas relações de ensino no contexto de uma escola. Por fim, os dados construídos e sistematizados serão analisados de forma qualitativa à luz dos referenciais teórico-metodológicos assumidos.

Histórico de Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa Área de Concentração Data de Início
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS 01/11/2021
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO EM PERIFERIAS 24/08/2022

Equipe

Nome Categoria Início do Vínculo Fim do Vínculo
ALESSANDRA MENDES LUIZ Discente - Graduação 01/10/2022 -
FLAVIA FAISSAL DE SOUZA (Responsável pelo Projeto) Docente - PERMANENTE 01/11/2021 -
JULIO CEZAR ASSIS DA SILVA JUNIOR Discente - Graduação 01/09/2022 -
MARCELA DA SILVA VIEIRA DANTAS Discente - Mestrado 27/03/2023 -

Financiadores

Nome Natureza do Financiamento Início Fim
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) BOLSA 01/09/2024 -
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) BOLSA 01/09/2022 31/08/2024
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (PDPG Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos com notas 3 e 4) BOLSA 01/11/2022 16/09/2024
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (Bolsa Iniciação Científica) BOLSA 01/11/2022 31/12/2023
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - (Jovem Cientista do Nosso Estado) BOLSA 01/03/2022 -
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.