• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL (30001013028P7)
EDUCAÇÃO FÍSICA E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISES DA ATIVIDADE DOCENTE
RAMON MATHEUS DOS SANTOS E SILVA
DISSERTAÇÃO
18/07/2024

A presente pesquisa tem como objetivo de compreender o trabalho docente de uma professora de Educação Física no que tange ao ensino de conteúdos da cultura e história afro-brasileira e africana. Ademais, temos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as relações que essa professora estabelece com os saberes e conhecimentos referentes às relações étnico-raciais; b) identificar os principais obstáculos e/ou entraves para o ensino dos conteúdos da cultura e história afro- brasileira e africana nas aulas de Educação Física. O estudo adota uma abordagem com caráter qualitativo, embasada na perspectiva ergológica da análise da atividade (Schwartz; Durrive, 2007), que é uma abordagem do trabalho onde se considera os “usos” que as/os profissionais fazem das normas, prescrições e valores para gerir os dramas da atividade. Os resultados apontam para uma intrínseca relação entre a história de vida e a prática docente, evidenciando que a dimensão de raça e gênero são fundamentais para os “usos de si” que professoras e professores fazem para gerir a atividade docente. Além disso, o estudo demonstra que a questão racial é um fator determinante nas relações estabelecidas no cotidiano escolar, delineando o trato entre as crianças e entre professoras/es e crianças. Também indica o movimento de afirmação realizado pelas crianças negras por meio da estética afro-diaspórica. Outros dois apontamentos levantados pela pesquisa estão relacionados com o hiato entre a Lei N° 10.639/03 e a atividade docente; e com o ensino das questões étnico-raciais a partir da valorização dos saberes das crianças.

Questões étnico-raciais;Atividade docente;Educação Física
The present research aims to understand the teaching work of a Physical Education teacher in terms of teaching content on Afro-Brazilian and African culture and history. Furthermore, we have the following specific objectives: a) analyze the relationships that this teacher establishes with the knowledge and knowledge related to ethnic-racial relations; b) identify the main obstacles and/or obstacles to teaching Afro-Brazilian and African culture and history content in Physical Education classes. The study adopts a qualitative approach, based on the ergological perspective of activity analysis (Schwartz; Durrive, 2007), which is an approach to work that considers the “uses” that professionals make of norms, prescriptions and values to manage the dramas of the activity. The results point to an intrinsic relationship between life history and teaching practice, showing that the dimension of race and gender are fundamental to the “uses of self” that teachers make to manage the dramas of the activity. Furthermore, the study demonstrates that the racial issue is a determining factor in the relationships established in everyday school life, delineating the relationship between children and between teachers and children. It also indicates the affirmation movement carried out by black children through Afro-diasporic aesthetics. Two other points raised by the research are related to the gap between Law No. 10,639/03 and teaching activity and the teaching of ethnic-racial issues based on the appreciation of children's knowledge.
Ethnic-racial issues;Teaching activity;Physical education
1
150
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - RAMON MATHEUS DOS SANTOS E SILVA.pdf

Contexto

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO E PROCESSOS FORMATIVO-EDUCACIONAIS
LA EDUCACIÓN FÍSICA EN EL NIVEL INICIAL/EDUCACIÓN INFANTIL EN ARGENTINA Y BRASIL: POLÍTICAS EDUCATIVAS, TRABAJO DOCENTE Y ENSEÑANZA

Banca Examinadora

UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANILDE GUEDES DE MATTOS Participante Externo
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Docente - PERMANENTE
ALEXSANDRO RODRIGUES Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.9
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer