• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (33005010005P4)
Educação Presencial
ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS PARA O ENSINO DE MEDIDA DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: O TRABALHO DA TÉCNICA
CAROLINE RODRIGUES DA SILVA FONDA
DISSERTAÇÃO
28/05/2020

Este estudo objetiva apresentar uma proposta de praxeologias didáticas para o ensino de área de triângulos, tendo a Teoria Antropológica do Didático como referencial teórico. Para a constituição do nosso corpus de pesquisa foi realizado um levantamento da área de triângulo pela história, desde a época dos egípcios, a fim de detectarmos praxeologias matemáticas que tivessem como tipo de tarefa “calcular a medida da área de triângulos”. Na busca de respostas para a seguinte questão de pesquisa: “É possível construir organizações didáticas que permitam o trabalho com diferentes técnicas para o ensino do cálculo da medida de área de triângulos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio?”, examinamos documentos oficiais e livros didáticos para identificarmos como a área de triângulos está posta em nossa educação básica. Como resultados, apontamos a carência da diversidade do ensino de métodos para se obter a medida da área de triângulos, além de uma abordagem que favoreça a aprendizagem da área enquanto grandeza.

Área de triângulos;Grandeza;Praxeologias matemáticas;Praxeologias didáticas;Teoria Antropológica do Didático
This study aims to present a proposal of didactic praxeologies for teaching area of triangles, using the Anthropological Theory of Didactics as a theoretical framework. For the constitution of our research corpus, a survey of the área of triangles by history, from the time of the Egyptians, was carried out, in order to detect mathematical praxeologies whose task was to "calculate the measure of the area of triangles". In search of answers to the following research question: “Is it possible to build didactic organizations that allow working with different techniques for teaching the calculation of the measure of the area of triangles in the final years of elementary school and in high school?”, We examined official documents and textbooks to identify how the area of triangles is placed in our basic education. As a result, we point out the lack of diversity in teaching methods to obtain the measurement of the area of triangles, in addition to an approach that favors the learning of the area as a greatness.
Area of triangles;Greatness;Mathematical praxeologies;Didactic praxeologies;Anthropological Theory of Didactics
1
123
PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Caroline_final.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
A MATEMÁTICA NA ESTRUTURA CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NÚCLEO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O PENSAMENTO MATEMÁTICO

Banca Examinadora

MARIA JOSE FERREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GERSON PASTRE DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ADILSON DE MORAIS Participante Externo
MARIA JOSE FERREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (módulo Taxas) 24

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer