• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
QUÍMICA BIOLÓGICA (31001017087P6)
Experiências museais de sujeitos surdos em três museus de ciências do Rio de Janeiro
MARCELLE PITA DE SOUSA DO CARMO
DISSERTAÇÃO
05/02/2021

A luta pela inclusão das pessoas surdas nos espaços sociais é antiga, devido às especificidades dessa minoria linguística e cultural que enfrentou, por séculos, a exclusão social, gerando não só a dificuldade de acesso aos locais, mas também aos assuntos científicos. Os museus de ciências são espaços científicos e culturais, que podem atuar na inclusão social por meio da divulgação científica, sendo pouco explorados nesse contexto, especialmente quanto aos visitantes surdos usuários da Libras como primeira língua. Assim, no presente estudo, visou-se entender como quatro jovens com surdez profunda, representantes desse público e estudantes da área de acessibilidade, experienciavam a visitação a três espaços de ciência da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2019: o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu Light de Energia e a exposição temporária “Cidade Acessível” no Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida, na Fiocruz. Foram realizadas visitas técnicas pela pesquisadora que permitissem antecipar questões fundamentais para a pesquisa, como a necessidade de contratação de intérpretes. O grupo participou de entrevistas semiestruturadas antes e após as visitas com o objetivo de conhecer: a) suas experiências prévias quanto à ciência e aos espaços museais; b) suas relações sociais e familiares; e c) suas percepções sobre os espaços de ciência, as questões de inclusão e os recursos de acessibilidade apresentados. As visitas foram também registradas em vídeo, pelo método da câmera subjetiva, a fim de capturá-las pelo olhar do visitante e da pesquisadora, obtendo assim, o registro integral das falas em Libras. Os vídeos foram analisados quanto ao conteúdo das conversas e interações dos participantes ao longo da visitação com o auxílio do software Dedoose®. Os dados obtidos nos vídeos e entrevistas foram cruzados, sendo possível perceber correlações entre os conhecimentos científicos e as experiências cotidianas dos participantes, possibilitando trazer o contexto social e tecnológico da ciência nos museus de ciência. Foi notada ainda, a associação entre as relações familiares, as experiências prévias com museus e o desenvolvimento cognitivo dos jovens, podendo influenciar sua compreensão dos objetos expositivos e a necessidade de recursos assistivos que transponham as barreiras comunicacionais. A acessibilidade atitudinal esteve presente nas visitas, porém é ainda insuficiente nos espaços de ciências visitados, já que ainda não apresentam profissionais surdos ou capacitados para o atendimento dos surdos desde a recepção até a mediação. Dessa forma, baseado nas opiniões dos participantes da pesquisa e nas interações ocorridas nos vídeos, o trabalho aponta para a necessidade de mais Políticas Institucionais que tornem as práticas museais mais eficientes e adequadas para o atendimento do público surdo, seja com a contratação de profissionais especializados e surdos, ou com a elaboração de mais recursos que auxiliem a sua visitação autônoma.

Divulgação científica;Museus de ciências;Surdos
The struggle for the inclusion of deaf people in social spaces still happens, due to the challenges facing this different linguistic and also a cultural minority. This group has faced social exclusion for centuries, generating not only difficulty in accessing many places, but also understanding scientific issues. The science museums are scientific and cultural environments that can include people through scientific communication, but there are still insufficient researches, especially relating to the group of deaf users of Libras as their first language. Hence, in this study, we aimed to understand how four young people with profound deafness, representatives of this group and students on accessibility, experienced the tour to three science spaces in 2019. The spaces located in the city of Rio de Janeiro were the Botanical Garden of Rio de Janeiro, the Light Energy Museum and the temporary exhibition ‘Accessible City’ in the Museum of Life, in Fiocruz. The researcher made technical visits to these spaces what allow anticipating fundamental issues, such as the demand to hire interpreters beforehand, in order to develop reliable research. The group participated in semi-structured interviews before and after the visits with the intention of getting to know their previous experiences regarding science and museums and their social and family relationships. In addition, we sought to understand their perceptions about these science’ spaces, such as the inclusion aspects and the accessibility resources provided by the places. The visits were also recorded on video by the subjective camera method, in an attempt to capture them through the eyes of the visitors and the researcher, thereby obtaining the full record of all the statements in Libras. The videos were analyzed noting the conversations’ content and watching the participants' interactions throughout each tour using Dedoose® software. The data obtained in the videos and by the interviews were crossed, pointing to correlations between their scientific knowledge and their daily experiences, demonstrating that science can be explored in its social and technological context in science museums. It was also noticeable that the association between family relationships, previous experiences in museums and their cognitive development can influence their understanding of the exhibition, but still pointing to the need for assistive resources that overcome this communication barrier. Moreover, the atitudinal accessibility was evident in the video records, but it is still insufficient in the science spaces visited, since they still do not have deaf employees or trained professionals to support for the deaf visitors from the reception to the mediation process. Thus, based on the opinions of these research participants’ and in the interactions shown in the videos, this work highlights the need to increase institutional policies that make the museums’ practices more efficient and appropriate for the deaf audience such as hiring hearing-impaired people or professionals able to translate Libras-Portuguese, and also providing resources that promote their autonomous visitation.
Scientific communication;Science museums;Deaf
01
258
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Marcelle Pita de Sousa do Carmo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO, DIFUSÃO E GESTÃO EM BIOCIÊNCIAS
EDUCAÇÃO DIFUSÃO E GESTÃO EM CIÊNCIAS
-

Banca Examinadora

LUISA MEDEIROS MASSARANI
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
VIVIAN MARY BARRAL DODD RUMJANEK Docente - PERMANENTE
TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA Participante Externo
GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Mestrado GM e Doutorado GD 24

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer