Esta pesquisa tem como título “O estudo do poema Morte e vida Severina a partir da perspectiva do trabalho” e teve como objetivo geral desenvolver um produto educacional em formato de sequência didática, visando contemplar os desafios no mundo do trabalho a partir do poema Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Como objetivos específicos, buscou-se abordar os problemas enfrentados pelo personagem Severino, ao longo de sua peregrinação, destacando as questões sociais e políticas relacionadas à busca por trabalho; fazer um paralelo das situações abordadas no poema com os desafios enfrentados pelos trabalhadores nos dias atuais e discutir o enfrentamento dos problemas e conflitos que assola a vida do trabalhador, destacados no poema. Com isso, a pesquisa pautou-se nas discussões sobre o gênero textual abordado, explorando questões presentes no conteúdo da obra, como o desemprego, os conflitos de terras, a busca por trabalho e por melhores condições de vida e a estratificação social. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa do tipo qualitativa e, como procedimento, a pesquisa de intervenção, uma vez que a pesquisadora participou do processo com planejamento prévio e aplicação do produto. A sequência didática foi aplicada aos alunos da terceira série do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Ciências e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró e foi dividida em três etapas, aplicadas em quatro aulas. Como resultados, obteve-se que muitos alunos ainda não conheciam o poema trabalhado em sala de aula e esse estudo proporcionou aos alunos discutirem sobre os desafios do mundo do trabalho. Os discentes demonstraram mudança de opinião sobre características que um indivíduo deve ter na busca por emprego, bem como em relação aos problemas enfrentados na busca pelo primeiro emprego. Nesse sentido, como resultados, pode-se afirmar que a sequência didática aqui apresentada e aplicada alcançou os objetivos almejados, tendo em vista que proporcionou aos participantes estudarem a literatura, fazendo reflexões não apenas sobre o poema em si, mas sobre os desafios no mundo do trabalho, conseguindo, de certo modo, integrar os conhecimentos do ensino básico aos da formação profissional. Conclui-se, portanto, que trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar demanda tempo e planejamento, mas pode promover avanços na busca por materializar, cada vez mais, por meio da prática pedagógica, a formação integrada.