• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
CONTEÚDOS PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE IPOJUCA/PE ACERCA DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: uma análise das concepções de corpo e de metodologia de ensino
TULIO MAGNO DA SILVA CAMPOS
DISSERTAÇÃO
23/04/2020

Este estudo insere-se na linha de Pesquisa Ensino Fundamental do Programa de PósGraduação em Educação Física, do curso de mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, realizado pela Universidade de Pernambuco. A problemática que motivou esse estudo foi a decisão da Rede Municipal de Educação do Ipojuca/PE em construir, no ano de 2020, um currículo próprio para nortear seu ensino. Sendo assim, esta pesquisa se propôs a analisar os conteúdos presentes nos discursos de Professores de Educação Física de Ipojuca/PE acerca das concepções de corpo e das metodologias de ensino presentes nas suas práticas pedagógicas. Consideramos que essas concepções são fundantes para a construção desse currículo. Para isso, realizamos inúmeras leituras sobre os diversos tipos de concepções de corpo, sujeito, sociedade que influenciaram as diferentes propostas metodológicas, vistas ao longo da história, na construção da disciplina Educação Física no Brasil. Diante disso, elegemos como objetivo geral analisar os discursos dos Professores de Educação Física de Ipojuca/PE acerca das concepções de corpo e das metodologias de ensino presentes nas suas práticas pedagógicas. Os principais autores utilizados no estudo foram Gonçalves (1994), Ghiraldelli (1991), Coletivo De Autores (1992), Castellani (1988) Chiés (2004), Darido (2001; 2003; 2005; 2010; 2018) para fundamentar Concepção do Corpo na história da Educação Física. Neira (2011; 2018) e Silva (2010) como aportes teóricos ao estudo das Teorias de Currículo. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos englobaram a leitura analítica bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com cinco professores de Educação Física da Rede Municipal de Ipojuca/PE. A análise de dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, em consonância com Bardin (2011). Conclui-se que a construção desse currículo deverá ser adequada às necessidades do município ipojucano como um todo. Para isso, é relevante considerar as concepções dos professores que compõe a Rede, uma vez que eles conhecem as particularidades do ensino, por estarem diretamente atuantes no processo. É importante destacar que para os professores os momentos de formação continuada podem ser utilizados para oportunizar estudos e debates sobre a temática, levando em consideração a troca de experiências e conhecimentos dos professores.

Educação Física;Corpo;Metodologias de Ensino;Currículo.
This study is part of the research line of the Elementary School Graduate Program in Physical Education of the Professional Master's Degree in Physical Education conducted by the University of Pernambuco. The issue that motivated this study was the decision of the Municipal Education System of Ipojuca/PE to build in 2020 its own curriculum to guide its teaching. Therefore, this research aimed to analyze the content present in the speeches of Physical Education Teachers of Ipojuca/PE about the body conceptions and teaching methodologies present in their pedagogical practices. We consider that these conceptions are the foundation for the construction of this curriculum. To this end, we have carried out numerous readings on the different types of conceptions of the body, individual and society that have influenced the different methodological proposals seen throughout history in the construction of the Physical Education discipline in Brazil. In response to this, we have elected as a general purpose to analyze the speeches of the Physical Education Teachers of Ipojuca/PE about body conceptions and teaching methodologies present in their pedagogical practices. The main authors used in the study were Gonçalves (1994), Ghiraldelli (1991), Coletivo de Autores (1992), Castellani (1988) Chiés (2004), Darido (2001; 2003; 2005; 2010; 2018) to base the Conception of the Body on the history of Physical Education. Neira (2011; 2018) and Silva (2010) as a theoretical contribution to the study of Curriculum Theories. In order to achieve the proposed objectives, we conduct a research with qualitative approach. The methodological procedures include bibliographic analytical reading and semi-structured interviews with five Physical Education teachers from the Municipal Public School in of Ipojuca/PE. The data analysis was performed through Content Analysis, in accordance with Bardin (2011). It is concluded that the construction of such a curriculum should be appropriate to the needs of the ipojucano municipality as a whole for this, it is relevant to consider the conceptions of the teachers who makes up the System, since they know the particularities of teaching because they are directly involved in the process. It is important to highlight that for teachers, the moments of continuing education can be used to provide an opportunity for studies and debates on the subject, thus taking into account the exchange of experiences and knowledge of teachers
Physical Education;Body;Teaching Methodologies;Curriculum.
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
TEXTO_TÚLIO MAGNO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-

Banca Examinadora

NADIA PATRIZIA NOVENA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
NAYANA PINHEIRO TAVARES Participante Externo
NADIA PATRIZIA NOVENA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer