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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: desafios do Método da Prática Social na realidade de uma escola pública
RAPHAEL ROSENDO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
27/04/2020

Nesta pesquisa, buscamos analisar o Método da Prática Social em aulas de Educação Física na rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes, como também reconhecer suas características, desvelar orientações contidas nas propostas curriculares de Jaboatão dos Guararapes e do estado de Pernambuco e identificar seus limites e possibilidades para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. Para tanto, fizemos uso da pesquisa-ação em um processo investigativo que envolveu estudantes, professor/pesquisador e outros sujeitos educacionais de uma Escola Municipal de Tempo Integral, à procura de indicativos que trouxessem luz ao seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades teórico-metodológicas de materialização do Método da Prática Social na Educação Física escolar em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes? Após a apreciação de dezessete aulas planejadas e executadas com base no Método da Prática Social, fizemos uma análise descritiva para sistematizar e analisar os dados com foco nas categorias problematização, instrumentalização e catarse. Os resultados da pesquisa nos indicaram que houve um salto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, potencializado pela dialeticidade dos momentos do método (a problematização, a instrumentalização e a catarse); o uso do Método da Prática Social, alinhado teoricamente às teorias de fundo da Pedagogia Histórico-Crítica e da Metodologia Crítico-Superadora da Educação Física, possibilitou ricas experiências de ensinoaprendizagem, por se tratar de um processo dialético que promove a inter-relação entre seus momentos à medida que proporciona sucessivas aproximações dos estudantes com o conhecimento científico; a avaliação escolar tornou-se mais processual, detalhada e contínua, devido ao alto e variado número de procedimentos, instrumentos e critérios avaliativos; a materialização do Método da Prática Social na escola exige do professor domínio da teoria e do conteúdo a ser trabalhado, organização e tempo hábil para planejar e para executar todas as ações necessárias. Defendemos, portanto, o uso do Método da Prática Social como forma de qualificar o processo de ensino-aprendizagem sob uma perspectiva crítica de Educação e de Educação Física

Educação Física escolar;Método da Prática Social;Ensinoaprendizagem
In this research, we analyzed the Method of Social Practice in Physical Education classes in the municipal public network of Jaboatão dos Guararapes, as well as recognizing its characteristics, unveiling guidelines contained in the curricular proposals of Jaboatão dos Guararapes and the state of Pernambuco, identifying its limits and possibilities for the teaching-learning process in school Physical Education. For that, we used action research in an investigative process that involved students, teacher / researcher and other educational subjects from the Municipal Integral School, looking for indications that would bring light to the following research problem: what are the theoretical and methodological possibilities of materialization of the Social Practice Method in school Physical Education at a school in the municipal network of Jaboatão dos Guararapes? After the assessment of seventeen classes planned and executed based on the Social Practice Method, we performed a descriptive analysis to systematize and analyze the data focusing on the categories problematization, instrumentalization and catharsis. The results of the research indicated that there was a qualitative leap in the teaching-learning process in Physical Education classes, enhanced by the dialecticity of the method moments (problematization, instrumentalization and catharsis); the use of the Social Practice Method, in line with the background theories of Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Methodology of Physical Education, enabled rich teachinglearning experiences, as it is a dialectical process that promotes the inter-relationship between its moments as it provides successive approximations between students and scientific knowledge; school evaluation has become more procedural, detailed and continuous, due to the high and varied number of procedures, instruments and evaluation criteria; the materialization of the Social Practice Method at school requires the teacher to master the theory and content to be worked on, organization and time to plan and execute all necessary actions. We therefore defend the use of the Social Practice Method as a way to qualify the teaching-learning process from a critical perspective of education and Physical Education.
School Physical Education;Social-Practice Method;Teaching-learning
166
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-Raphael-Rosendo.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
-

Banca Examinadora

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LIVIA TENORIO BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
ANDREA CARLA MENDONCA DE SOUZA PAIVA Participante Externo
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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