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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
LETRAS (40004015014P3)
O CROSSOVER LITERÁRIO NA POESIA DE MANOEL DE BARROS: O APLICATIVO CRIANCEIRAS
HALINE NOGUEIRA DA SILVA DOMINGUES
TESE
17/07/2020

Construtor de uma poesia que subverte o real e sublima o ínfimo, Manoel de Barros está entre os mais reconhecidos poetas da literatura brasileira. Desprovida de qualquer didatismo, sua obra transita entre adultos e infantes em edições e em mídias que enaltecem ainda mais a poesia criança – poesia esta que brinca com as palavras e com os temas reminiscentes da infância pantaneira do poeta, de lastros imaginativos e inventivos. Nesta tese, fundamentada nas concepções do crossover fiction, bem como nas noções de reendereçamento literário, demonstramos e analisamos como a poesia de Barros, originalmente produzida para adultos, adaptada a outra mídia em linguagem multimodal, no aplicativo Crianceiras, alcança o público infantil. De natureza quali-interpretativa, este trabalho objetiva se juntar à fortuna crítica do poeta por meio de uma investigação ainda não levantada: a literatura de Manoel de Barros ilustrada e musicada em um dispositivo eletrônico para o público infantil. Para tanto, valemo-nos do conteúdo de entrevistas com Márcio de Camillo, idealizador e responsável pelas musicalizações dos poemas; de Bruna Pligher, membro da equipe produtora do aplicativo, além da entrevista com Martha Barros, ilustradora e filha do poeta. Apontamos também em nosso percurso uma breve consideração sobre o projeto-gráfico e editorial das obras do poeta, o qual serviu de fonte para a escolha da materialidade poética que deu origem ao Projeto Crianceiras Manoel de Barros. Dentre essas obras, duas são catalogadas para o público infantojuvenil, e as demais são destinadas ao público adulto. De maneira geral, as análises, esquematizadas em quatro categorias (Ambientação, Tempo e Movimento; Personagem; Linguagem Textual e imagética; Linguagem sonora), baseadas nos estudos de Nikolajeva, Scott e Linden (2011), recaem sobre o processo e os mecanismos do crossover empregados na adaptação de textos poéticos não endereçados exclusivamente às crianças, exceto os livros O fazedor de amanhecer (2001) e Cantigas por um passarinho à toa (2007b), mas que no app ganham uma dimensão lúdica e atrativa aos olhos infantis. Os resultados revelam que os recursos estéticos e estilísticos oriundos do trabalho cuidadoso e apurado dos artífices do texto verbal, imagético e musical, permitem, assim, que a poesia de Manoel de Barros possa ser experenciada por meio de diversas linguagens e também por públicos de diferentes idades e gostos – o que nos leva ao agrupamento dos estudos sobre a multimodalidade à luz de Kress (2003). O reendereçamento, refletido nesta tese a partir dos pressupostos teóricos da professora Vera Teixeira de Aguiar, com a contribuição do fenômeno do crossover postulado por Sandra Beckett, possibilitou-nos compreender que a virtualização da literatura, quando realizada com compromisso e respeito ao caráter artístico da materialidade literária, é muito importante em nosso cenário a fim de convidar e de seduzir jovens leitores para produções como as de Manoel de Barros, complexa do ponto de vista semântico, mas acessível por aquilo que engendra: a infância revisitada em versos inventados e prenhes de sensibilidades. Palavras-chave: Aplicativo Crianceiras; Manoel de Barros; Crossover.

Aplicativo Crianceiras;Manoel de Barros;Crossover.
Being himself a builder of such poetry that subverts the real and sublimates the smallest, Manoel de Barros stands out among the most renowned poets in Brazilian literature. Devoid of any didacticism, his work moves between adults and children in editions and in supports that further enhance child poetry - poetry that plays with words and themes reminiscent of the poet's childhood in Pantanal, with imaginative and inventive ballasts. In this thesis, based on the concepts of crossover fiction, as well as on the notions of literary re-addressing, we demonstrate how Barros's poetry can reach young readers, when adapted to multimodal language in the Crianceiras app, although it was originally produced for adults. This work has quali-interpretative nature, and aims at joining the poet's critical fortune through an investigation that has not yet been raised: Manoel de Barros's literature illustrated and musicized on an electronic device for children. In order to do so, we used the content of interviews with Márcio de Camillo, creator and responsible for the musicalization of the poems; Bruna Pligher, member of the application's production team, in addition to the interview with Martha Barros, illustrator and daughter of the poet. We also point out in our journey a brief consideration of the graphic and editorial project of the poet's works, which served as a source for the choice of the poetic materiality that gave rise to the Crianceiras Manoel de Barros Project. Among these works, two are cataloged for children and adolescents, and the others are aimed at adults. In general, the analyzes, which is outlined in four categories (Ambience, Time and Movement; Character; Textual and imagery language; Sound language) and based on the studies by Nikolajeva, Scott and Linden (2011), reflect on the process and crossover mechanisms used in the adaptation of poetic texts not addressed exclusively to children, except the books O fazedor de amanhecer (2001) and Cantigas por um passarinho à toa (2007b), but which get a playful and attractive dimension to young readers’ eyes who use the app. The results reveal that the aesthetic and stylistic resources derived from the careful and refined work of the authors of the verbal, imagetic and musical text, thus allowing Manoel de Barros' poetry to be experienced through different languages and also by audiences of different ages and interests - which leads us to the grouping of studies on multimodality in the light of Kress (2003). The re-addressing, reflected in this thesis based on the theoretical assumptions of Professor Vera Teixeira de Aguiar, with the contribution of the crossover phenomenon postulated by Sandra Beckett, enabled us to understand that the virtualization of literature, when performed with commitment and respect for the artistic character of literary materiality, is very important in our scenario in order to invite and seduce young readers to productions like those of Manoel de Barros, complex from a semantic point of view, but accessible by what it engenders: childhood revisited in invented and full of verses of sensitivities. Keywords: App Crianceiras; Manoel de Barros; Crossover.
App Crianceiras;Manoel de Barros;Crossover.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS LITERÁRIOS
CAMPO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES
EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Banca Examinadora

ALICE AUREA PENTEADO MARTHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCIO ROBERTO DO PRADO Docente - PERMANENTE
VERA TEIXEIRA DE AGUIAR Participante Externo
ELIANE APARECIDA GALVAO RIBEIRO FERREIRA Participante Externo
ALICE AUREA PENTEADO MARTHA Docente - PERMANENTE
LILIAM CRISTINA MARINS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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