• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DO ELETROMAGNETISMO
WILCK GRASIANNI ALIPIO PORTO
DISSERTAÇÃO
06/11/2020

O ensino de Física necessita de novas formas de trabalhar conceitos, que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, atraente e agradável. Contudo um dos grandes desafios a ser vencido por professores, sobretudo da rede pública de ensino, é a falta de tempo, pois a carga horária destinada semanalmente para a disciplina Física inviabiliza um trabalho de qualidade e que atenda inteiramente ao currículo de cada série. Outra questão que merece atenção é que ao estudar os alunos buscam na internet, por conta própria, recursos como videoaulas, simulações, redes sociais, exercícios resolvidos, softwares etc., mas nada assegura que estes estudantes estejam fazendo as escolhas certas diante da imensa oferta de materiais existentes na rede. Motivado por estes fatos o produto educacional aqui desenvolvido buscou selecionar e dispor materiais digitais numa ordem didática coerente com que o aluno estuda em sala de aula e no seu livro didático, pretendendo investir em estratégias que possibilitam um melhor aproveitamento do seu tempo de estudo dentro e fora da classe. Sendo assim, essa pesquisa desenvolveu em plataforma digital (G Suite for Education) tópicos do Eletromagnetismo fazendo uso de uma metodologia de ensino que usa ferramentas da Educação a Distância como complemento ao ensino presencial: o Ensino Híbrido. Seguindo os passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas de Marco Antonio Moreira e usando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, foi criado um ambiente virtual de aprendizagem que possibilitou ao aluno tornar mais funcional seu tempo de estudo em casa, para que o mesmo fosse para a aula mais preparado e assim poder aproveitar melhor o momento presencial com seu professor e colegas de classe.

Aprendizagem Significativa;Ensino de Física;Ensino Híbrido;Eletromagnetismo;, Unidades de Ensino Potencialmente Significativas
Physics teaching needs new ways of working with concepts that make the teaching-learning process more efficient, attractive and enjoyable. But one of the great challenges to be overcome by teachers, especially in the public school system, is lack of time, as the weekly load allocated to the Physics subject makes quality work unfeasible and fully meets the curriculum of each grade. Another issue that deserves attention is that students look for information on the internet when they study, on their own, for resources such as video lessons, simulations, social networks, solved exercises, software etc., but nothing ensures that these students are making the right choices in view of the immense offer existing materials in the network. Motivated by these facts, the educational product developed here sought to select and dispose of digital materials in a didactic order consistent with what the student studies in the classroom and in his textbook, intending to invest in strategies that allow a better use of his study time within and out of class. Through this research, it was developed on a digital platform (G Suite for Education) Electromagnetism topics using a teaching methodology that uses Distance Education tools as a complement to classroom teaching: Hybrid Teaching. Following the steps of the Potentially Significant Teaching Units by Marco Antonio Moreira and using Digital Information and Communication Technologies, a virtual learning environment was created that allowed the student to make his study time at home more functional, so that the same was for the class more prepared and thus be able to better enjoy the face-to-face moment with their teacher and classmates.
Electromagnetism;Hybrid Teaching;Meaningful Learning;Physics Teaching;Potentially Significant Teaching Units
1
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
DissertacaoVersaoFinalWilckPorto-1.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROBSON ALDRIN LIMA MATTOS Participante Externo
JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS Docente - PERMANENTE
KHALIL OLIVEIRA PORTUGAL Participante Externo
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
CRISTINA PORTO GONCALVES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ENSINO HÍBRIDO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS DO ELETROMAGNETISMO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer