• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE (31010016009P0)
Educação Presencial
Capoeira e Fluorescência como Ferramentas Educativas em oficinas de Cienciarte para a Promoção da Saúde
MARIANA ALBERTI GONCALVES
DISSERTAÇÃO
24/02/2021

Inovar no ensino é uma necessidade fundamental no século XXI. Decidimos investigar e desenvolver inovações que implicassem em prazer, encantamento e beleza, e para isso partimos do pressuposto de que a capoeira e o uso de imagens de fluorescência em oficinas dialógicas nos contextos da educação formal não formal promovem a criatividade, a reflexão e a consciência crítica, podendo ser utilizadas como estratégias pedagógicas na perspectiva da CienciArte para a promoção da saúde. Nesse sentido, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar o potencial do uso da capoeira e de imagens de imunofluorescência em oficinas de CienciArte como estratégia pedagógica para a promoção da saúde. Concebemos, desenvolvemos e aplicamos uma oficina intitulada “Capoeirarte”, nos contextos da educação formal e não formal, abordando o sistema respiratório e doenças respiratórias. E concebemos, desenvolvemos e aplicamos uma segunda oficina intitulada “Fluorarte” que abordou dois temas distintos: doença de Chagas, desenvolvida no contexto da educação não formal dentro do “Expresso Chagas 21” uma tecnologia que aborda esse tema, e câncer, desenvolvida no contexto da educação formal para ambiente escolar. Durante o trabalho de campo avaliamos as oficinas por meio da observação participante, entrevistas projetivas, questionários com questões abertas e rodas dialógicas. Constatamos a aceitabilidade da capoeira como ferramenta pedagógica para o ensino de biologia contribuindo para a reflexão sobre a prevenção de doenças e o estímulo de um estilo de vida saudável. A oficina Fluorarte Chagas contribuiu para dar visibilidade ao enfrentamento da doença de Chagas. Descrevemos as condições sociodemográficas do público participante da oficina Fluorarte Chagas que nos fizeram perceber que tais oficinas podem contribuir para educação em saúde apresentando assim um papel para a redução das inequidades em saúde. Quanto as pinturas realizadas nessa oficina percebemos que a maior parte do público participante realizou releituras das imagens observadas e preservou as características de cor e forma das imagens em suas pinturas. A oficina Fluorarte Câncer validou a oficina Fluorarte para o desenvolvimento em diferentes temáticas. Nossos resultados demonstram que as oficinas elaboradas são inovadoras e potentes estratégias educativas para a promoção da saúde porque possibilitam a sensibilização nos participantes acerca dos temas abordados. Por fim, confirmamos a relação das oficinas elaboradas com um dos referenciais teóricos da CienciArte através da correlação de suas etapas com as treze categorias cognitivas promotoras da criatividade de Robert Root-Bernstein & Michele Root-Bernstein (2001) onde todas as etapas estavam correlacionadas. As oficinas contribuem para um processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva construtivista, reflexiva e transformadora.

Educação em Saúde;CienciArte;Oficinas;Promoção da Saúde;Ensino.
Innovating in teaching is a fundamental need in the 21st century. We decided to investigate and develop innovations that implied pleasure, enchantment and beauty, and for that we started from the assumption that capoeira and the use of fluorescence images in dialogical workshops in the contexts of non-formal education promote creativity, reflection and awareness critical, and can be used as pedagogical strategies from the perspective of CienciArte for health promotion. In this sense, the general objective of the present study was to evaluate the potential of using capoeira and immunofluorescence images in CienciArte workshops as a pedagogical strategy for health promotion. We conceived, developed and applied a workshop entitled “Capoeirarte”, in the contexts of formal and non-formal education, addressing the respiratory system and respiratory diseases. And we conceived, developed and applied a second workshop entitled “Fluorarte” that addressed two distinct themes: Chagas disease, developed in the context of non-formal education within the “Expresso Chagas 21”, a technology that addresses this theme, and cancer, developed in the context formal education for the school environment. During the fieldwork we evaluated the workshops through participant observation, projective interviews, questionnaires with open questions and dialogical circles. We see the acceptability of capoeira as a pedagogical tool for teaching biology, contributing to the reflection on disease prevention and the encouragement of a healthy lifestyle. The Fluorarte Chagas workshop contributed to give visibility to the fight against Chagas disease. We describe the sociodemographic conditions of the public participating in the Fluorarte Chagas workshop, which made us realize that such workshops can contribute to health education, thus presenting a role in reducing health inequities. Regarding the paintings made in this workshop, we noticed that most of the participating public reinterpreted the observed images and preserved the color and shape characteristics of the images in their paintings. The Fluorarte Câncer workshop validated the Fluorarte workshop for the development of different themes. Our results demonstrate that the workshops developed are innovative and potent educational strategies for health promotion because they make it possible for the participants to raise awareness about the topics covered. Finally, we confirm the relationship between the workshops developed with one of CienciArte's theoretical references through the correlation of its stages with the thirteen cognitive categories that promote creativity by Robert Root-Bernstein & Michele Root-Bernstein (2001) where all stages were correlated. The workshops contribute to a teaching-learning process in a constructivist, reflEctive and transforming perspective.
Health Education;ArtScience;Workshops;Health promotion;Teaching
1
120
PORTUGUES
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
MA - Mariana Alberti Gonçalves.pdf

Contexto

ENSINO FORMAL EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
CIÊNCIA E ARTE (F)
CIENCIARTE (STEAM), TRANSDISCIPLINARIDADE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E DIVERSIDADE (F)

Banca Examinadora

LUCIANA LOPES DE ALMEIDA RIBEIRO GARZONI
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
TANIA CREMONINI DE ARAUJO JORGE Docente - PERMANENTE
MARCIO LUIZ BRAGA CORREA DE MELLO Docente - PERMANENTE
GISELLE PINTO DE FARIA LOPES Participante Externo
BIANCA SILVA DE PONTES Participante Externo
DALILA DOS SANTOS CERQUEIRA PINTO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Auxilio Financeiro 30
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Auxílio Financeiro 30
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 30

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer