O campus Binacional do Oiapoque fora implantado em 2007, no início, era o
Campus Norte, e ofertava apenas o curso de Licenciatura Intercultural Indígena,
cujo objetivo era a formação de professores para as escolas indígenas da região.
Em 2011, começou-se a construção de novos prédios, a fim de ampliar a
capacidade do campus e a oferta de cursos. Por meio da Resolução Nº 01/2013
do CONSU/UNIFAP, o então Campus Norte torna-se o Campus Binacional,
instituindo 7 novos cursos Letras-Francês, História, Geografia, Pedagogia,
Ciências Biológicas, Direito e Enfermagem, cujo ingresso das primeiras turmas se
deu no primeiro semestre de 2014. O objetivo deste estudo é analisar a realidade
circunstancial do campus Binacional, como um equipamento de educação
projetado pela reitoria da Universidade Federal do Amapá e o Ministério da
Educação do Brasil, e com vocação para promover a cooperação internacional de
tipo solidária – a exemplo, no próprio Brasil com outras fronteiras – em aliança e
articulação com os agentes franceses, a partir da conexão de políticas públicas
em educação entre o Amapá, do lado brasileiro, e a Guiana Francesa do outro
lado. Buscar-se-á também compreender, na história, como ocorreu o
planejamento e a gestão dos territórios, para que a atualidade nos apresente o
estado da coisa como o é. Percebeu-se, ao longo desta pesquisa que diversas
possibilidades de estratégias para uma cooperação solidária eram possíveis:
destinação de vagas com incentivos e garantias de assistência estudantil a
estudantes da Guiana Francesa interessados em estudar no Brasil; gestão
acadêmica compartilhada com o ministério da educação francês, desde a
elaboração dos currículos até a administração do campus; tentativa de acordos e
pactos com instituições de ensino e pesquisa, bem como entes privados da
Guiana Francesa. Constata-se, no entanto, que se restringe ao nome o caráter
“binacional” do campus da UNIFAP em Oiapoque, não tendo sido realizados
esforços relevantes para que os efeitos de uma cooperação solidária para a
educação se desse.