• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
PLANEJAMENTO E POLITICAS PÚBLICAS (22003010019P8)
Campus binacional do Oiapoque-AP: uma análise da expansão do ensino superior para a região de fronteira Brasil-França
RAFAEL GIOVANI HANSSELER SALDANHA
DISSERTAÇÃO
16/01/2020

O campus Binacional do Oiapoque fora implantado em 2007, no início, era o Campus Norte, e ofertava apenas o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujo objetivo era a formação de professores para as escolas indígenas da região. Em 2011, começou-se a construção de novos prédios, a fim de ampliar a capacidade do campus e a oferta de cursos. Por meio da Resolução Nº 01/2013 do CONSU/UNIFAP, o então Campus Norte torna-se o Campus Binacional, instituindo 7 novos cursos Letras-Francês, História, Geografia, Pedagogia, Ciências Biológicas, Direito e Enfermagem, cujo ingresso das primeiras turmas se deu no primeiro semestre de 2014. O objetivo deste estudo é analisar a realidade circunstancial do campus Binacional, como um equipamento de educação projetado pela reitoria da Universidade Federal do Amapá e o Ministério da Educação do Brasil, e com vocação para promover a cooperação internacional de tipo solidária – a exemplo, no próprio Brasil com outras fronteiras – em aliança e articulação com os agentes franceses, a partir da conexão de políticas públicas em educação entre o Amapá, do lado brasileiro, e a Guiana Francesa do outro lado. Buscar-se-á também compreender, na história, como ocorreu o planejamento e a gestão dos territórios, para que a atualidade nos apresente o estado da coisa como o é. Percebeu-se, ao longo desta pesquisa que diversas possibilidades de estratégias para uma cooperação solidária eram possíveis: destinação de vagas com incentivos e garantias de assistência estudantil a estudantes da Guiana Francesa interessados em estudar no Brasil; gestão acadêmica compartilhada com o ministério da educação francês, desde a elaboração dos currículos até a administração do campus; tentativa de acordos e pactos com instituições de ensino e pesquisa, bem como entes privados da Guiana Francesa. Constata-se, no entanto, que se restringe ao nome o caráter “binacional” do campus da UNIFAP em Oiapoque, não tendo sido realizados esforços relevantes para que os efeitos de uma cooperação solidária para a educação se desse.

Campus Binacional do Oiapoque;Cooperação solidária;Brasil;França;Guiana Francesa
The Binational Campus of Oiapoque was established in 2007, at the beginning, it was the North Campus, and it offered only the Indigenous Intercultural Degree course, whose objective was to educate teachers for the indigenous schools of the region. In 2011, construction of new buildings began in order to expand the capacity of the campus and course offerings. Through Resolution Nº 01/2013 of CONSU/UNIFAP, the then North Campus becomes the Binational Campus, instituting 7 new courses: French Language, History, Geography, Pedagogy, Biological Sciences, Law and Nursing, whose first classes were admitted in the first semester of 2014. This study aims to analyze the circumstantial reality of the Binational campus, as an educational equipment designed by the rectory of the Federal University of Amapá and the Ministry of Education of Brazil, and intended to promote international cooperation in solidarity - for example, in Brazil itself with other borders - in alliance and articulation with French agents, from the connection of public policies in education between Amapá, on the Brazilian side, and French Guiana on the other side.An attempt will also be made to understand, in history, how the planning and management of territories took place, so that the present day presents us with the state of things as it is. Throughout this research, it was realized that several possibilities of strategies for solidarity cooperation were possible: allocation of vacancies with incentives and guarantees of student assistance to students from French Guyana interested in studying in Brazil; shared academic management with the French Ministry of Education, from curriculum development to campus administration; attempted agreements and pacts with teaching and research institutions as well as private entities in French Guyana. It is noted, however, that the "binational" character of the UNIFAP campus in Oiapoque is restricted to the name, and no relevant efforts have been made to ensure that the effects of a solidarity-based cooperation for education would be felt.
Binational Campus of Oiapoque;Cooperative solidarity;Brazil;France;French Guiana
1
109
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao final.pdf

Contexto

PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAS REGIONAL

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO DA SILVA CORDEIRO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARIA DA CONCEICAO DA SILVA CORDEIRO Docente - COLABORADOR
KATIA PAULINO DOS SANTOS Docente - COLABORADOR
FRANCISCO HORACIO DA SILVA FROTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Outros
Outros
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer