• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Educação do Campo (28022017010P4)
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JACYRA DE PAULA MINIGUITE/ES E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO COM O COTIDIANO DOS DISCENTES.
WESTER FRANCISCO DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
09/09/2020

A presente pesquisa, intitulada “O Ensino da Matemática na Escola Família Agrícola (EFA) Jacyra de Paula Miniguite/es e a Pedagogia da Alternância: possibilidade de articulação com o cotidiano dos discentes”, tem como objetivo central compreender e analisar como acontece a possível articulação entre o ensino da Matemática e o cotidiano dos estudantes na Escola Municipal Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite. Esta pesquisa se propõe a conhecer o cotidiano dos estudantes, que serão pesquisados através do questionário e relatório das visitas às famílias, realizadas pelos monitores/professores da Escola Família Agrícola. Especificamente, objetivamos: a) caracterizar o ensino de Matemática realizado pela Escola Família Agrícola em relação às suas possíveis articulações com o cotidiano dos estudantes; b) analisar o referido processo de ensino e aprendizagem no que diz respeito à consideração das concepções, princípios e orientações norteadoras da Educação do Campo e da proposta educativa das Escolas Famílias Agrícolas; c) elencar um conjunto de orientações para o trabalho dos professores de Matemática que tenha como eixo central a busca por sua articulação com o cotidiano dos estudantes. O presente estudo é de natureza qualitativa. Como procedimentos para o levantamento de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e empregadas as seguintes técnicas de pesquisa e diferentes técnicas de coletas de dados: entrevistas semiestruturadas com o monitor de matemática e a coordenadora pedagógica da EFA, Jacyra de Paula Miniguite; análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da EFA, entre outros documentos; e realização de um Grupo Focal (GF) com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM) da EFA estudada. A realidade estudada se mostrou complexa em vários sentidos, por isso a diversidade de fontes de dados, de sujeitos e também de técnicas de coleta de dados. A pesquisa revelou que a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos da PA e a organização do trabalho pedagógico em forma de alternância, no ato de ir e vir nos tempos e espaços alternados entre sessão escola e estadia, articulando teoria e prática, têm contribuído para uma relação entre o Ensino de Matemática e o cotidiano dos estudantes, contudo, o trabalho desenvolvido pela EFA, sobretudo no Ensino de Matemática, vem trazendo elementos importantes na formação integral do sujeito, para que adquiram conhecimentos científicos sistematizados, possibilitando que estes desenvolvam senso crítico para fazer leitura da realidade na perspectiva de transformação.

Ensino de Matemática;Cotidiano dos estudantes;Escola Família Agrícola. Pedagogia da Alternância.
he present research entitled “The Teaching of the Mathematics in the Escola Família Agricola (EFA) Jacyra de Paula Miniguite/es and the Alternance Pedagogy: possibility of articulation with daily life of the students” has as central objective to understand how it happens in the Municipal Escola Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite the possible articulation between the teaching of the Mathematics and the daily life of the students. To know the daily life of the students who will be investigated, through the questionnaire and report of the visits to the families carried out by the Monitors / teachers of the Escola Família Agrícola. Specifically, we aim: a) to know the daily life of the investigated students, through the questionnaire and report of the visits to the families carried out by the monitors of the EFA; b) to identify and analyze the mathematics teaching process based on the principles, concepts and directions guiding of the Rural Education and the educational proposal of EFA; c) to identify the characteristics of the process of teaching of Mathematics carried out by EFA specially in the articulation with the daily life of the students. The present study is of qualitative nature, as proceedings for the lifting data, there were used the bibliographical inquiry, the documentary inquiry and the following inquiry technicians were applied, we use different techniques of data collections, such as: interviews semi-structured with the monitor of mathematics, the pedagogical coordinator of the EFA Jacyra de Paula Miniguite, the document analysis of the Pedagogical Political Project (PPP) of the EFA, among other documents and realization of a Focal Group (GF), with the students of the final year of the high school. The reality that was studied proved to be complex in several senses, therefore the diversity of data sources, of subjects and also of techniques of collection of data. The inquiry showed that the use of the specific pedagogical instruments of the Alternance Pedagogy and the organization of the pedagogical work in the form of alternation, in the act of going and coming in the times and spaces alternated between school session and stay, when theory and practice are articulating, have been contributing to a relation between the teaching of Mathematics and the daily life of the students, nevertheless, the work developed by EFA, especially in the Mathematics teaching, has brought important elements in the integral formation of the subject, so that they acquire systematized scientific knowledges, enabling them to develop critical sense, to do reading of fact in the perspective of transformation.
Teaching of the Mathematics;daily life of the students;Escola Família Agrícola;Alternance Pedagogy
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO WÉSTER ALMEIDA.pdf

Contexto

-
-
-

Banca Examinadora

TERCIANA VIDAL MOURA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NILSON ANTONIO FERREIRA ROSEIRA Participante Externo
IRANETE MARIA DA SILVA LIMA Participante Externo
GILSELIA MACEDO CARDOSO FREITAS Docente - PERMANENTE
TERCIANA VIDAL MOURA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer