• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
As contribuições da neurociência cognitiva para o ensino de Física em discentes com deficiência auditiva
IRATANIO MAGNUM DE SOUZA SERPA SILVA
DISSERTAÇÃO
17/07/2020

Esta dissertação foi construída inclinando-se sobre uma pesquisa de mestrado que visa a investigação e posterior aplicação de conceitos de neurociência cognitiva assentados em concepções de natureza linguística e semióticas para o ensino de Física a discentes com deficiência auditiva na área de acústica, com a temática em frequência sonora. As conclusões acrescidas dos dados experimentais de investigação exploratória foram utilizadas mais a frente com o intuito de compor um produto educacional (sequência didática) como resultado aplicável das proposições teóricas dos campos visitados no processo de escrutínio da literatura científica sobre o tema. Os resultados aqui apresentados originaram-se da Neurociência Cognitiva, Linguística, Semiótica e foram aplicados para a compreensão e posterior otimização de variáveis cognitivas vinculadas a atividades didáticas para o Ensino de Física em deficientes auditivos. Os primeiros resultados demonstraram que: a) é extremamente importante que o ensino de Física seja qualificado como um sistema linguístico-semiótico; b) tal semiótica deve ser melhorada (ao nível ótimo) valendo-se de estratégias de ensino-aprendizagem que exprimam a essência intermodal (cross-modal); c) alguns atributos cognitivas como atenção, memória, cognição emocional, raciocínio disjuntivo1 e dissonância cognitiva2 foram otimizadas ao máximo via procedimentos de ensino-aprendizagem possuindo como alicerce motivador os princípios da biônica. Para isto, as atividades e situações didáticas foram ampliadas com o auxílio de um protótipo controlado pelo que Rocha e Baranauskas (2003) designam por interface humano-computador (IHC).

Neurociência Cognitiva;Ensino de Física;Discentes Surdos
This dissertation was built by leaning on a master's research that aims at the investigation and further application of cognitive neuroscience concepts based on linguistic and semiotic conceptions for teaching Physics to students with hearing impairment in the area of acoustics, with the theme in sound frequency. The conclusions added to the experimental data of exploratory research were used later in order to compose an educational product (didactic sequence) as an applicable result of the theoretical proposals of the fields visited in the process of scrutinizing the scientific literature on the subject. The results presented here originated from Cognitive Neuroscience, Linguistic, and Semiotic were applied to the understanding and further optimization of cognitive variables linked to didactic activities for the Teaching of Physics in the hearing impaired. The first results showed that: a) it is extremely important that the teaching of Physics is qualified as a linguistic-semiotic system; b) such semiotics must be improved (at the optimum level) using teaching-learning strategies that express the intermodal essence (cross-modal); c) some cognitive attributes such as attention, memory, emotional cognition, disjunctive reasoning and cognitive dissonance have been optimized to the maximum via teaching-learning procedures having the principles of bionics as a motivating foundation. For this, the didactic activities and situations were expanded with the aid of a prototype controlled by what Rocha and Baranauskas (2003) call human-computer interface (IHC).
Cognitive Neuroscience;Physics Teaching;Deaf Students
1
87
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE ANDERSON PAIVA RAMOS Docente - PERMANENTE
LUIZDARCY DE MATOS CASTRO Docente - PERMANENTE
JORGE RICARDO DE ARAUJO KASCHNY Docente - COLABORADOR
BENEDITO GONCALVES EUGENIO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA EM DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer