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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Uma proposta de ensino interdisciplinar através do tema energia eólica: aproximações entre as Estratégias Flexquest e Ilhas de Racionalidade
MOHAMMED LUIZ SANTOS COUTO
DISSERTAÇÃO
21/08/2020

Esta dissertação teve o propósito de verificar se é possível promover a Alfabetização Científica e Tecnológica segundo os pressupostos de Fourez por meio de uma sequência didática interdisciplinar desenvolvida em sala de aula do ensino médio segundo a estratégia FlexQuest 2.0 proposta por Santos (2016). O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), na cidade de Guanambi-BA. A sequência didática foi estruturada em torno do tema energia eólica, destacando conceitos e fenômenos físicos envolvendo a indução eletromagnética, transmissão de calor relacionada a formação dos ventos, energia cinética do vento e das pás das torres, entre outros ligados à Geografia, Meio Ambiente, Sociologia, além da possibilidade dos estudantes desenvolverem relações interpessoais. A análise dos dados ocorreu a partir dos áudios gravados durante as aulas, diários de bordo e registros feitos pelos alunos na plataforma da FlexQuest e nos manuscritos. A partir da análise, sinalizou-se que, desde que bem planejada e estruturada, a estratégia pode ser apontada como um potencial meio para promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da autonomia, comunicação e domínio do conhecimento.

Energia eólica;Alfabetização científica e tecnológica;FlexQuest;Ilha Interdisciplinar de Racionalidade;Flexibilidade Cognitiva;Eletromagnetismo
This dissertation had the purpose of verifying if it is possible to promote Scientific and Technological Literacy according to Fourez's assumptions through a interdisciplinary didactic sequence developed in a high school classroom according to the FlexQuest 2.0 strategy proposed by Santos (2016). The work was developed in a class of the 3rd year of High School at the Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP) [State Center of Professional Education in Health] in the city of Guanambi-BA. The didactic sequence was structured around the theme of wind energy, highlighting concepts and physical phenomena involving electromagnetic induction, transmission of heat related to wind formation, wind kinetic energy and tower blades,among others related to Geography, Environment, Sociology, in addition to the possibility for students to develop interpersonal relationships. The analysis of data occurred from audios recorded during classes, logbooks and records made by students on the FlexQuest platform and in the manuscripts. From the analysis, it was signaled that, as long as it is well planned and structured, the strategy can be identified as a potential means of promoting Scientific and Technological literacy, providing the student with the development of autonomy,communication and knowledge domain.
Wind energy;Scientific and Technological Literacy;FlexQuest;Island Interdisciplinary of Rationality;Cognitive Flexibility;Electromagnetism
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
Mohammed-DISSERTACAO-VERSAO-FINAL.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
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Banca Examinadora

WAGNER DUARTE JOSE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMARA SANTOS CAMPOS Docente - PERMANENTE
WAGNER DUARTE JOSE Docente - PERMANENTE
CAMILA MESSIAS BARBOSA SANTOS CALASANS Participante Externo
FABIANE ALEXSANDRA ANDRADE DE JESUS Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
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-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO TEMA ENERGIA EÓLICA: APROXIMAÇÕES ENTRE AS ESTRATÉGIAS FLEXQUEST E ILHAS DE RACIONALIDADES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
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