• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ASPECTOS HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS COMO ELEMENTO MOTIVADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA
FRANCISCO ADALCELIO BORGES PIMENTA
DISSERTAÇÃO
26/06/2020

Ao logo da História determinados períodos foram propício ao desenvolvimento científico e tecnológico, para tal a Física, assim como, as outras Ciências da Natureza e a Matemática têm o papel essencial para estes feitos. Os períodos de guerra por vários motivos criaram um ambiente de produção e desenvolvimento tecnocientífico, um bom exemplo é o período de Guerra Fria, conhecido por uma grande tensão entre as duas superpotências e também por uma verdadeira corrida por domínio do conhecimento científico. Partido deste recorte histórico, almejou-se contribuir para o debate sobre alguns tópicos de Física Básica e Contemporânea em sala de aula. Para isso, procurou-se trabalhar através de atividades complementares, a introdução dos conceitos básicos e das aplicações dos temas em suas tecnologias, de modo a tornar esses temas dotados de significados para o aluno e a promover dessa forma uma alfabetização científica. Primeiramente foi aplicado um questionário pré-produto com o objetivo de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas. A análise qualitativa e quantitativa das respostas obtidas no questionário indicou a falta de conhecimento dos alunos sobre alguns temas: ondas eletromagnéticas, radiação nuclear, lançamento de foguetes, GPS, forno micro-ondas e outras, tornando evidente a necessidade da realização de atividades complementares as de sala de aula. A metodologia consistiu inicialmente na elaboração de uma HQ, EXCURSÃO NA ÁREA Q: UMA VIAGEM PELA CIÊNCIA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ e um manual de utilização em sala de aula, como produto educacional do MNPEF. Em seguida, o projeto teve como culminância a apresentação do produto aos alunos, na discursão com os alunos e na aplicação do questionário pós-produto. A análise comparativa dos resultados estatísticos referentes aos questionários aplicados antes e depois da leitura da HQ indicou que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre os temas e reconheceram a relação com dia a dia, o que permite concluir que as atividades de divulgação dos temas contribuíram significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos discentes, resultando na obtenção de novos conhecimentos.

Ensino de Física. Contextualização Histórica. História em Quadrinho.
Throughout history certain periods were very conducive to scientific and technological development, for which Physics as well as other natural sciences has the main role for this feat. The Cold War period is known for a great tension between the two superpowers and also for a real race for the domain of scientific knowledge. Based on this historical perspective, it aims to contribute to the debate on some topics of Basic Physics in the classroom. For that, we tried to work, through complementary activities, the introduction of the basic concepts and the applications of the themes in their technologies, in order to make these themes endowed with meanings for the student and to promote in this way a scientific literacy. First, a pre-product questionnaire was applied in order to assess students' prior knowledge on the topics. The quantitative analysis of the answers obtained in the questionnaire indicated the students' lack of knowledge about some of the themes, making evident the need to carry out activities complementary to the classroom. The methodology initially consisted of the elaboration of a comic ―EXCURSION IN AREA Q: A JOURNEY THROUGH SCIENCE IN THE CENTRAL Hinterland of CEARÁ‖, as an educational product of MNPEF. Then, the project culminated in the presentation of the product to students, in the discourse with students and in the application of questionnaires and post-products. The comparative analysis of the statistical results referring to the questionnaires applied before and after reading the HQ, indicated that the students expanded their knowledge on the themes and recognized the presence of their day-to-day activities, which allows us to conclude that the activities for disseminating the theme contributed significantly to the students' cognitive development, resulting in knowledge acquisition.
Physics teaching. Historical contextualization. Story in comic.
1
237
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Adalcélio_20-10-2020.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS: EXCURSÃO NA ÁREA Q: UMA VIAGEM PELA CIÊNCIA NO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer