• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ESPORTES E FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MECÂNICA UTILIZANDO OS ESPORTES
JOAQUIM LOPES DA SILVA NETO
DISSERTAÇÃO
25/05/2020

A proposta dessa dissertação tem como objetivo apresentar alternativas pedagógicas para o ensino de mecânica utilizando competições esportivas, onde os alunos podem participar de disputas previamente estabelecidas, usando aplicativos de vídeo análise e depois devem responder a alguns questionamentos, com os quais podem fazer conexão com as teorias aprendidas em sala de aula e com a aplicação das mesmas nos esportes. O projeto visa motivar os alunos nas aulas de Física a partir de algo que os desperte seu interesse, consequentemente proporcionando uma melhor aprendizagem significativa dos conceitos de Física, ampliando sua participação como sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Inicialmente se fez uma revisão de literatura de autores que mostram as potencialidades existentes nos esportes e que podem vir a ser usadas como instrumento pedagógico no ensino de Física, além de se buscar uma metodologia motivacional por aliar lazer, momentos de prazer e o espírito de competição que os alunos possuem. Busca-se atrair os alunos para mais próximo da escola, através de atividades vivenciadas por eles no seu cotidiano e assim tornar a aprendizagem mais eficaz e prazerosa. Para isso, procura-se sair um pouco do ensino abstrato de sala de aula e também inserir as tecnologias móveis como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem, neste sentido, as aulas práticas envolvendo esportes podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos conteúdos de mecânica. Na sequência, são apresentadas propostas de inserção de modalidades esportivas no ensino de conteúdos de Física para alunos do 1° ano do ensino médio e um manual para dar suporte a professores nas suas referidas aulas, onde constam as orientações, materiais e metodologias que podem ser aplicadas junto aos alunos, buscando fortalecer e facilitar a compreensão do que será estudado. Em seguida, é mostrada a metodologia de aplicação do produto educacional, buscando alcançar os objetivos traçados e o que se espera de tais reflexões e da proposta de ensino que será usada. Finalmente, são apresentados as análises e os resultados da aplicação do produto educacional e as considerações finais.

Ensino de Física. Mecânica. Competições esportivas
The purpose of this dissertation is to present pedagogical alternatives for teaching mechanics using sports competitions, where students can participate in previously established disputes, using video analysis applications and then must answer some questions, with which they can connect with theories learned in the classroom and their application in sports. The project aims to motivate students in Physics classes from something that arouses their interest, consequently providing a better meaningful learning of Physics concepts, expanding their participation as an active subject in the construction of their own knowledge. Initially, a literature review was made by authors that show the potential exists in sports and can be used as a pedagogical instrument in the teaching of Physics, in addition to seeking a motivational methodology for combining leisure, moments of pleasure and the spirit of competition students have. It seeks to attract students closer to the school, through activities, they experience in their daily lives and thus make learning more effective and enjoyable. For that, we try to get a little out of the abstract classroom teaching and also to insert mobile technologies as an auxiliary tool in the teaching-learning process. In this sense, practical classes involving sports can significantly contribute to the learning of mechanics content. In the sequence, proposals are presented for the insertion of sports modalities in the teaching of Physics content to students of the 1st year of high school and a manual to support teachers in their classes, which contain the guidelines, materials and methodologies that can be used. applied to students, seeking to strengthen and facilitate the understanding of what will be studied. Next, the application methodology of the educational product is shown, seeking to achieve the objectives set and what is expected from such reflections and the teaching proposal that will be used. Finally, the analysis and results of the application the educational product and the final considerations are presented. Keywords: Teaching physics. Mechanics. Sports competitions.
Teaching physics. Mechanics. Sports competitions.
1
223
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROCICLER OLIVEIRA HOLANDA Docente - PERMANENTE
MARCONY SILVA CUNHA Docente - PERMANENTE
NILDO LOIOLA DIAS Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MECÂNICA UTILIZANDO OS ESPORTES LIMOEIRO DO NORTE - CEARÁ 2020 TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer