• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA APLICADA AO ENSINO INTRODUTÓRIO DE ELETROSTÁTICA
FELIPE NASCIMENTO VASCONCELOS
DISSERTAÇÃO
10/09/2020

O presente trabalho trata-se de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) em eletrostática direcionada ao nível médio do ensino básico, utilizando textos dirigidos e coordenados com vídeos de resolução de situações problema e questões de vestibulares. A UEPS é dividida em dois blocos, sendo que o primeiro bloco sobre os princípios da eletrostática, carga elétrica elementar, condutores e isolantes, e o segundo trata sobre os processos de eletrização. Cada bloco, além do tutorial, que é acompanhado de questões, vem também com um trabalho, uma prova e quatro a cinco vídeos de resolução de questões. A aplicação desse produto ocorreu em uma turma da terceira série do turno matutino da Escola de Ensino Médio Coronel Alfredo Silvano localizado no município de Reriutaba/CE, onde foram necessários dois bimestres de aulas letivas, obedecendo ao calendário escolar, sendo a primeira aula um teste sobre conhecimentos prévios em eletrostática que, de acordo com as teorias de aprendizagem significativa, os conhecimentos prévios não devem ser descartados, e sim fazer parte no processo de ensino aprendizagem, servindo como âncora de novos conhecimentos aprimorados e corrigidos. Nas aulas seguintes o emprego a unidade aconteceu de modo sistêmico no qual foi conduzido da seguinte maneira: (i) tutorial com resolução de exemplos pelo professor e de questões pelos alunos, (ii) correção das questões mediante os vídeos, (iii) Trabalho em grupo, (iv) prova individual, , (v) entrevista aleatória com alguns alunos, onde foi possível verificar alguns conhecimentos prévios dos alunos, uns conceitos referentes ao senso comum e outros ancorados no que eles aprenderam durante a realização da aplicação de cada bloco. Através da entrevista feita com os alunos em seguida foi possível verificar que houve um maior engajamento e um crescente nível de aprendizagem, pois os alunos compreenderam conceitos referentes ao conteúdo de maneira mais clara e objetiva, culminando assim como o objetivo desse trabalho, a aprendizagem significativa.

Eletrostática. Sequência didática. Aprendizagem significativa.
The present work is a potentially significant teaching unit (UEPS) in electrostatics directed at the middle level of basic education, using directed and coordinated texts with videos to solve problem situations and vestibular issues. UEPS is divided into two blocks, the first block on the principles of electrostatics, elementary electrical charge, conductors and insulators, and the second deals with the electrification processes. Each block, in addition to the tutorial, which is accompanied by questions, also comes with a paper, a test and four to five videos for solving questions. The application of this product occurred in a class of the third grade of the morning shift at the Colonel Alfredo Silvano High School located in the municipality of Reriutaba / CE, where two semesters of teaching classes were required, obeying the school calendar, the first class being a test about previous knowledge in electrostatics that, according to theories of meaningful learning, previous knowledge should not be discarded, but should be part of the teaching-learning process, serving as an anchor for new improved and corrected knowledge. In the following classes, the unit was used in a systemic way, in which it was conducted as follows: (i) tutorial with example resolution by the teacher and questions by the students, (ii) correction of the questions through videos, (iii) Work in group, (iv) individual test,, (v) random interview with some students, where it was possible to verify some previous knowledge of the students, some concepts referring to common sense and others anchored in what they learned during the application of each block. Through the interview with the students, it was possible to verify that there was a greater engagement and a growing level of learning, since the students understood concepts related to the content in a more clear and objective way, culminating as well as the objective of this work, meaningful learning.
Electrostatics. Following teaching. Meaningful learning.
1
133
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_Flipe.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

FRANCISCO CARLOS CARNEIRO SOARES SALOMAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO CARLOS CARNEIRO SOARES SALOMAO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO INTRODUTÓRIO DE ELETROSTÁTICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer