Este trabalho tem como objetivo uma reflexão no processo de socialização e no
ensino-aprendizagem dos alunos com e sem deficiência, estimulando compromissos
com propostas de intervenção, promovendo uma percepção do outro e de si de
maneira positiva, respeitando as diferenças, buscando uma mudança de atitude e,
principalmente, motivando a postura de um professor inclusivo ao adotar um perfil
que se ajuste às diversidades humanas. A pesquisa introduz um breve relato sobre
inclusão escolar e social e seus desafios no âmbito da formação e atuação em sala.
A metodologia científica é pesquisa-ação, e experimental com uma abordagem
mista. Nessa perspectiva, o objeto educacional consistiu em um conjunto de
estratégias que proporcionassem a oportunidade do estudante conhecer, identificar
e compreender conceitos pertinentes ao ensino de óptica geométrica, física e óptica
quântica, sendo o último raramente tratado nas aulas em escolas públicas. Usaramse
entrevistas, atividades experimentais com materiais de fácil acesso, que
acompanharam os roteiros de aplicação, apresentações artísticas (paródia, literatura
de cordel, teatro de fantoches) criados pelos próprios alunos, uma simulação do
PhET, uma plataforma educacional (Kahoot) e aplicativos de apoio: Hand Talk e
Mobizen. Esses objetos foram apresentados a dois deficientes intelectuais e um
surdo, e em turmas do segundo ano do ensino médio inclusiva e regular de forma
participativa. Os dados para a pesquisa foram coletados em um diário de campo na
aplicação da sequência didática, tendo em vista os principais conceitos relacionados
aos fenômenos da reflexão, refração, deflexão da luz, difração, interferência
quântica, efeito fotoelétrico e uma introdução à mecânica quântica, segundo as
ideias de uma aprendizagem significativa crítica. Viu-se que é possível criar
oportunidades que promovam o conhecimento e favoreçam experiências com
potencial de desenvolvimento de habilidades através de estímulos, para que os
alunos aprendam de forma prazerosa. Constatou-se que este trabalho possibilitou
satisfatórias experiências no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um
verdadeiro encontro entre eles.