• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
A EXPERIÊNCIA DA DESCOBERTA ENSINO DE ÓPTICA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
SUELEM RODRIGUES FALCAO
DISSERTAÇÃO
01/06/2020

Este trabalho tem como objetivo uma reflexão no processo de socialização e no ensino-aprendizagem dos alunos com e sem deficiência, estimulando compromissos com propostas de intervenção, promovendo uma percepção do outro e de si de maneira positiva, respeitando as diferenças, buscando uma mudança de atitude e, principalmente, motivando a postura de um professor inclusivo ao adotar um perfil que se ajuste às diversidades humanas. A pesquisa introduz um breve relato sobre inclusão escolar e social e seus desafios no âmbito da formação e atuação em sala. A metodologia científica é pesquisa-ação, e experimental com uma abordagem mista. Nessa perspectiva, o objeto educacional consistiu em um conjunto de estratégias que proporcionassem a oportunidade do estudante conhecer, identificar e compreender conceitos pertinentes ao ensino de óptica geométrica, física e óptica quântica, sendo o último raramente tratado nas aulas em escolas públicas. Usaramse entrevistas, atividades experimentais com materiais de fácil acesso, que acompanharam os roteiros de aplicação, apresentações artísticas (paródia, literatura de cordel, teatro de fantoches) criados pelos próprios alunos, uma simulação do PhET, uma plataforma educacional (Kahoot) e aplicativos de apoio: Hand Talk e Mobizen. Esses objetos foram apresentados a dois deficientes intelectuais e um surdo, e em turmas do segundo ano do ensino médio inclusiva e regular de forma participativa. Os dados para a pesquisa foram coletados em um diário de campo na aplicação da sequência didática, tendo em vista os principais conceitos relacionados aos fenômenos da reflexão, refração, deflexão da luz, difração, interferência quântica, efeito fotoelétrico e uma introdução à mecânica quântica, segundo as ideias de uma aprendizagem significativa crítica. Viu-se que é possível criar oportunidades que promovam o conhecimento e favoreçam experiências com potencial de desenvolvimento de habilidades através de estímulos, para que os alunos aprendam de forma prazerosa. Constatou-se que este trabalho possibilitou satisfatórias experiências no processo de ensino e aprendizagem, promovendo um verdadeiro encontro entre eles.

Aprendizagem Significativa Crítica. Ensino de Óptica. Experimental. Inclusão. Pesquisa-Ação. Professor Inclusivo. Sequência Didática.
This work aims to reflect on the socialization process and teaching-learning of students with and without disabilities, stimulating commitments to intervention proposals, promoting a perception of the other and of themselves in a positive way while respecting differences, seeking a change in attitude and, mainly, motivating the attitude of an inclusive teacher by adopting a profile that fits human diversities. The research introduces a brief report on school and social inclusion and its challenges in the context of formation and acting in the classroom. The scientific methodology is action research, and experimental with a mixed approach. In this perspective, the educational object consisted of a set of strategies that would provide the student with the opportunity to know, identify and understand concepts relevant to the teaching of geometric optics, physics and quantum optics, the latter being rarely treated in classes in public schools. Interviews, experimental activities with easily accessible materials were used, which accompanied the application scripts, artistic presentations (parody, codel literature, puppet theater) created by the students themselves, a PhET simulation, an educational platform (Kahoot) and Support apps: Hand Talk and Mobizen. These objects were presented to two intellectually disabled and one deaf, and in second year classes of inclusive and regular high school in a participatory manner. The data for the research were collected in a field diary in the application of the didactic sequence, considering the main concepts related to the phenomena of reflection, refraction, light deflection, diffraction, quantum interference, photoelectric effect and, an introduction to quantum mechanics, according to the ideas of a meaningful critical learning. It was seen that it is possible to create opportunities that promote knowledge and favor experiences with potential for skill development through stimuli, so that students learn in a pleasant way. It was found that this work enabled satisfactory experiences in the teaching and learning process, promoting a real meeting between them.
Critical Meaningful Learning. Optics Teaching. Experimental. Inclusion. Action Research. Inclusive Teacher. Following Teaching.
1
236
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE
MARCONY SILVA CUNHA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A EXPERIÊNCIA DA DESCOBERTA ENSINO DE ÓPTICA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer