• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Elaboração de um produto educacional para a materialização de conceitos no aprendizado de óptica geométrica aplicada às anomalias da visão
DANILO FLUGEL LUCAS
DISSERTAÇÃO
15/07/2020

Em uma breve pesquisa sobre o estado atual do Ensino de Óptica na disciplina de Física da Educação Básica, percebe-se que ainda é muito presente o ensino da óptica acompanhada de uma grande carga matemática sem a devida atenção à compreensão real dos conceitos. Para romper essa barreira de ensino superficial, em relação aos conceitos, buscamos desenvolver uma prática que foge do Ensino Tradicional, que possibilite e utilize a modernidade da visão dos conceitos já conhecidos da Psicologia aplicados à Teorias de Ensino. Propomos então implementar um Produto Educacional que possibilite um estudo de lentes esféricas mais rico em conceitos e que seja mais realista por trabalhar o assunto como ele é: numa visão em três dimensões, aplicado nas mais comuns anomalias da visão, como a miopia e a hipermetropia. O Produto Educacional foi desenvolvido por meio de uma sequência de aulas dividida em três etapas. A primeira etapa foca na abordagem de temas específicos que são extremamente importantes para o fechamento do produto educacional, assim como as características das lentes esféricas. Nessa etapa também são considerados alguns conceitos básicos da teoria de Ensino de Jerome S. Bruner e da Teoria da Criação do Conhecimento Real Exterior de Gerson K. Cruz. Na segunda é focada a teoria da óptica geométrica de lentes esféricas através da utilização de um sistema iluminador composto de 9 LEDs de acendimento independente, lentes esféricas e um anteparo para a projeção da imagem formada. E por último, a fase final de avaliação do aprendizado. Conforme a análise dos dados de um questionário descritivo juntamente com a descrição individual dos conceitos realizada pelos alunos no final de cada etapa, foi possível traçar uma rede de palavras para a verificação do ganho de vocabulário dos alunos durante a aplicação do produto educacional. Dessa análise foi possível comprovar que a descrição das atividades em tempo real auxilia muito na fixação dos conceitos básicos. Essa percepção fica evidente e é constatada no comparativo das redes de palavras durante e depois da aplicação do produto.

Ensino de Física, lentes esféricas, anomalias da visão
In a brief research on the current state of optics teaching in the physics subject of basic education, it is noticed that the teaching of optics accompanied by a great mathematical load is still very present without due attention to the real understanding of concepts. To break this barrier of superficial teaching, in relation to concepts, we seek to develop a practice that avoid traditional teaching, which allows and uses the modernity of the familiar concepts’ view of psychology applied to teaching theories. We seek to implement an Educational Product that enables a study of spherical lenses richer in concept and more realistic by working on the subject as it is: in a three-dimensional view, applied to the most common vision anomalies: myopia and hyperopia. The Educational Product was developed through a sequence of classes divided into three parts. The first part focuses on the approach of specific themes that are extremely important for closing the educational product, as well as the characteristics of the spherical lenses. At this stage, some basic concepts of Jerome S. Bruner's theory of teaching and Gerson K. Cruz's theory of creation of Real Exterior knowledge are considered. The second stage focuses on the theory of geometric optics of spherical lenses through the use of an illuminating system composed by 9 independent performance LEDs, spherical lenses and a screen to project the created image. And finally, a final phase of learning assessment. According to the analysis of the descriptive questionnaire data, with an individual description of the concepts performed by the students at the end of each step, it was possible to trace a net of words to verify the students’ vocabulary gain during the application of the educational product. Based on this analysis, it was possible to prove that the description of the activities in real time helps greatly in the establishment of basic concepts. This perception is evident and is verified in the comparison of the word nets during and after the application of the product.
Physics teaching, spherical lenses, vision anomalies.
1
179
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

GERSON KNIPHOFF DA CRUZ
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
RAFAEL RIBASKI BORGES Participante Externo
JEREMIAS BORGES DA SILVA Docente - PERMANENTE
GERSON KNIPHOFF DA CRUZ Docente - COLABORADOR

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PRODUTO EDUCACIONAL PARA A MATERIALIZAÇÃO DE CONCEITOS NO APRENDIZADO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA APLICADA ÀS ANOMALIAS DA VISÃO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer