• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
APLICAÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DE CINEMÁTICA E TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA NO ENSINO MÉDIO
JOSUE DUDA
DISSERTAÇÃO
21/09/2020

No presente trabalho são apresentados o desenvolvimento e análise da aplicação do Produto Educacional – O Movimento: do Clássico ao Relativístico. O produto constitui uma sequência didática para o estudo de Cinemática com inclusão da Teoria da Relatividade Restrita, tornando tal estudo mais completo, do ponto de vista da Mecânica, para alunos do Ensino Médio. O produto é constituído de vinte e cinco planos de aula divididos em oito etapas, que procuram abordar de maneira criativa, crítica e concreta os conceitos de Cinemática, levando o aluno à compreensão dos conceitos básicos da Física e propiciando, assim, a oportunidade de discutir e compreender a Teoria da Relatividade Restrita como algo real e presente em nosso cotidiano. As atividades foram desenvolvidas de maneira a dar autonomia para os alunos, numa perspectiva de Freire, através de aulas dinâmicas, feitas em duplas para a discussão e aprendizado por mediação aluno-aluno e aluno-professor, baseado na teoria de Vygotsky, assim como buscou desenvolver a aprendizagem significativa de Ausubel, fazendo com que o estudo se tornasse interessante, atrativo e, sobretudo, prazeroso. O trabalho buscou inovar na maneira em que é abordada a Cinemática no Ensino Médio de modo a dar suporte para que os alunos apresentassem uma evolução gradativa dos conhecimentos e conseguissem compreender a relatividade do movimento em seu sentido completo e, dessa forma, promover o entendimento da Teoria da Relatividade Restrita como um conceito que permitiu a sociedade se desenvolver tecnologicamente nas áreas de comunicação e informação. Foram realizadas várias atividades práticas, com o uso de imagens, filmagens e experimentos com materiais de baixo custo fazendo os alunos refletirem sobre o estudo do movimento e suas ideias. Ao final do trabalho, foi possível perceber um maior aproveitamento das horas-aula do professor, uma grande autonomia na busca pelos conhecimentos por parte dos alunos e a percepção de que o trabalho contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando indícios de aprendizagem significativa.

Movimento Clássico, Movimento Relativístico, Mediação, Autonomia, Aprendizagem Significativa.
This study presents the development and analysis of the use of an educational product – The Movement: from the Classical to the Relativistic. The product is a teaching unit for the study of Kinematics including the Special Theory of Relativity to complement that study from the Mechanics standpoint. The unit was used with high school students. The product comprises twenty-five lesson plans divided into eight phases, which seek to approach kinematics concepts creatively, critically and concretely. The material developed seeks to lead students to the understanding of basic Physics concepts and therefore provide them with opportunities to discuss and understand the Special Theory of Relativity as something real and present in our everyday lives. The activities were developed aiming to foster students’ autonomy based on Freire’s perspective, through dynamic lessons, in which the students worked in pairs to discuss and learn through student-student and student-teacher mediation, based on the Vygotsky’s Theory. At the same time, it aimed to develop Ausubel’s meaningful learning, by making the study more interesting, attractive and, mainly, enjoyable. The product sought to innovate the way Kinematics is approached in high school to support the students in their gradual evolution towards knowledge and to help them understand the motion relativity in its complete sense. Another objective was to promote the understanding of the Special Theory of Relativity as a concept that allowed society to develop technologically in areas such as communication and information. Several practical tasks were carried out using images, videos and experiments devised with low cost materials making the students reflect upon the study of motion and their own ideas. At the end of the work, an optimization of the teacher’s class hours was noticed as well as the improvement of the students’ autonomy when seeking knowledge. There was a general perception that the work contributed to the teaching and learning process, showing evidence of meaningful learning.
Classical Motion, Relativistic Motion, Mediation, Autonomy, Meaningful Learning.
1
326
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação JDuda.pdf

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ANDRE MAURICIO BRINATTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SHALIMAR CALEGARI ZANATTA Docente - COLABORADOR
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
PAULO CESAR FACIN Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O MOVIMENTO: DO CLÁSSICO AO RELATIVÍSTICO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer