• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ENTENDENDO AS FASES DA LUA A PARTIR DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL BASEADO NO MÉTODO DE ORIENTAÇÃO INDIRETA
PAMELA SOFIA KRZSYNSKI
DISSERTAÇÃO
16/07/2020

O Ensino da Óptica na maioria das vezes é desenvolvido de forma expositiva, a partir da memorização de fórmulas e resolução de exercícios com situações que não condizem com a realidade dos estudantes. Levando em conta a forma com que é trabalhado na maioria das instituições, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material instrucional que aborda conceitos básicos da óptica geométrica e que são necessários para o entendimento de um fenômeno físico presente no dia a dia das pessoas: as fases da Lua. Com base nas concepções da teoria de aprendizagem de Bruner foi desenvolvida a aplicação do material instrucional em sala de aula com 28 alunos em uma turma de terceiro ano do ensino médio da educação básica do estado do Paraná, no município de Castro. A aplicação foi dividida em seis etapas sendo que cada etapa dependia da precedente. O método adotado considera que os estudantes possuem participação fundamental no seu próprio processo de aprendizagem, e o professor não expõe os conceitos explicitamente, mas fornece diretrizes para que os estudantes sejam capazes de tirar suas conclusões sobre o que estão aprendendo. O professor guia seus estudantes para eles alcancem os objetivos propostos em cada etapa das atividades. O uso do material instrucional mostrou-se eficaz no decorrer do seu desenvolvimento e aplicação. As aulas ocorreram de forma progressiva, revelando a efetividade da aprendizagem quando os estudantes desenvolvem por si só as atividades e entendem o que lhes é proposto. Ou seja, quando a responsabilidade do aprendizado é transferida para o estudante.

Ensino de Física Óptica Geométrica Fases da Lua
The Optics teaching is often developed by an expositive form, from the memorization of formulas and resolution of exercises with situations that are not consistent with the students’ reality. Considering the way it has been developed in most of the institutions, this research work quested for developing an educational product that considers basic concepts that are related to geometric optics, and that are necessary to the comprehension of a physical phenomenon present in the daily lives of humans: the moon phases. Based on the conceptions of Bruner's learning theory, it was developed the application of instructional material in the classroom with 28 students in a third year class of basic education in the state of Parana, at town of Castro. The application of the instructional material in the classroom has been divided into six steps, in which each step depends on the previous one. The adopted method was based on the fact that the students must have a fundamental participation in the learning process, in which the teacher does not explain the concepts in an explicit manner, but provides guidelines so the students will be able to draw their own conclusions about what they have been learning. The teacher guides the students for achieving the proposed objectives at each stage of the activities. The use of the instructional material has proved to be effective in its development and application. The classes occurred progressively, revealing that the learning effectiveness occurs when the students develop the activities by themselves and understand what is planned. In the words, when the learning responsibility is transferred to the student
Physics Teaching Geometric Optics Moon Phases
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
Pâmela Sofia Krzsynski.pdf

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

GERSON KNIPHOFF DA CRUZ
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
GERSON KNIPHOFF DA CRUZ Docente - COLABORADOR
JAQUELINE APARECIDA RIBASKI BORGES Participante Externo
ANTONIO SERGIO MAGALHAES DE CASTRO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
FASES DA LUA A PARTIR DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL BASEADO NO MÉTODO DE ORIENTAÇÃO INDIRETA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer