• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Como medir a temperatura do sol? Inserindo conceitos de física moderna no ensino médio
VILSON FINTA
DISSERTAÇÃO
05/06/2020

A disciplina de física no Ensino Médio é vista como vilã pelos alunos devido a ênfase em numerosos cálculos e na maioria das vezes sem aplicação prática, ficando o ensino abstrato, com o aluno tendo dificuldades de formar uma imagem mentalmente do que não conhece ou do que nunca ouviu falar. Ou ainda práticas com falta de conceitos físicos, puramente empírico ao aluno. Por isso este trabalho utiliza uma sequência de ensino-aprendizagem baseada nos princípios de design, para potencializar a aprendizagem de Termodinâmica e Física Moderna, a partir da questão motivadora “Como calcular a temperatura do Sol”. O presente estudo se baseou nas teorias de Piaget e de Vygotsky, como referências as entrevistas piagetianas e a mediação social, cultural e no uso da linguagem no processo de ensino aprendizagem propostos por Vygotsky. A sequência de conteúdos de física proposto segue o planejamento anual da segunda série do Ensino Médio, sendo dividida em cinco planos de atividades para ser desenvolvida em nove aulas. Os resultados mostram que é possível inserir conceitos Fundamentais de Física Moderna, motivando o aluno a ir além dos conhecimentos de sala de aula. É mostrado a partir de uma simples questão e atividades contextualizadas a possibilidade de se contribuir para uma aprendizagem com significado e motivadora.

Ensino de Física Termodinâmica Física Moderna DBR TLS
The Physics subject in High School is seen as a villain by the students due to the emphasis in innumerable calculations and most of the time without a practical application, becoming an abstract teaching, and students having difficulties to build a mentally image about what is unknown or about the things he/she has never heard about. Or even in practices without the physical concepts, purely empirical for the students. Hence, this work uses a teaching and learning sequence based in designing principles, in order to boost the Thermodynamics and Modern Physics learning from the the motivating research question “How to measure the Sun temperature”. The present work was based on theories of Piaget and Vygotsky, as references to the Piagetian interviews as well as social and cultural mediation and the language use in the learning and teaching processes proposed by Vygotsky. The Physics content sequence proposed follows the second grade of High School’s anual planning , being divided in five lesson plans to be developed in nine classes. The results show the possibility to insert Modern Physics Fundamentals concepts, motivating the students to go beyond the classroom knowledge. It is shown that, a simple question and contextualized activities may contribute to significative and motivating learning.
Physics teaching Thermodynamics Modern Physics DBR TLS
1
210
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

JEREMIAS BORGES DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JEREMIAS BORGES DA SILVA Docente - PERMANENTE
MARCELO EMILIO Docente - PERMANENTE
MICHEL CORCI BATISTA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
MEDINDO A TEMPERATURA DO SOL? INSERINDO CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer