• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Equilibrium: uma abordagem experimental e contextualizada do conceito de equilíbrio dos corpos.
OSNI DANIEL DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
29/04/2020

O ensino de ciências é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade, promove uma nova visão de mundo e oferece novas possibilidades de bem-estar social. Além disso, o conhecimento científico desenvolve nos educandos competências e habilidade únicas, que servirão para o resto de suas vidas. Aprender a Ciência e os seus métodos não é tarefa fácil, no entanto, pode ser muito prazeroso, ainda mais se for de forma lúdica. Busca-se aplicar uma sequência didática com que permita a mudança de uma aula ao estilo tradicional, que é aquele que se apresenta com muita teoria e poucas oportunidades de participação ativa do estudante no processo de aprendizagem, para um estilo mais ativo e dialógico, através de experimentações e a contextualização do conteúdo formal com situações do cotidiano. Na Física, um bom exemplo disso é o ensino do conteúdo equilíbrio dos corpos, que faz parte dos conteúdos curriculares propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Este conceito, na maioria das vezes, é tratado de maneira descontextualizada e sem a oportunidade de situações de ensino que conduzam a uma aprendizagem significativa, tendo este trabalho o objetivo de Planejar, executar e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa com está temática. Essa situação de ensino não contextualizada, foi revertida através de uma situação de ensino que oferece aos alunos a possibilidade de problematização do tema a ser estudado, organização do conhecimento e aplicação dos conceitos trabalhados, baseando-se em uma aprendizagem significativa proposta por David Ausubel.

Equilíbrio Cognitivismo Lúdico Aprendizagem significativa
Science education is fundamental to the development of a society, promotes a new world view and offers new possibilities for social welfare. Furthermore, scientific knowledge develops in the students unique skills and abilities that will serve for the rest of their lives. Learning science and its methods is not an easy task, however, it can be very enjoyable, even more so if it is in a playful way. The aim is to apply a didactic sequence with which to change a class to the traditional style, which is one that presents itself with a lot of theory and few opportunities for active student participation in the learning process, to a more active and dialogical style, through experimentation and the contextualization of formal content with everyday situations. In Physics, a good example of this is the teaching of the balance content of the bodies, which is part of the curricular contents proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais. This concept, most of the time, is treated in a decontextualized way and without the opportunity of teaching situations that lead to significant learning, having this work the objective of Planning, executing and evaluating a potentially significant teaching unit with this theme. This situation of teaching not contextualized, was reversed through a teaching situation that offered students the possibility of problematization of the subject to be studied, organization of knowledge and application of the concepts worked, based on a significant learning proposed by David Ausubel.
Equilibrium Cognitivism Playful Meaningful learning
1
101
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
ANDRE VITOR CHAVES DE ANDRADE Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
EQUILIBRIUM: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA DO CONCEITO DE EQUILÍBRIO DOS CORPOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer