• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
Reflexão sobre a aplicabilidade de uma unidade didática acerca de alguns aspectos da natureza da matéria
ROBSON LIMA OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
14/02/2020

É sabido que estudos sobre Ensino de Física (EF) defendem a abordagem de Física Moderna e Contemporânea (FMC), ou seja, a inserção destes tópicos é uma corrente defendida por muitos pesquisadores da área de EF. Baseado nestes estudos, e com a intenção de propor uma alternativa para a inserção do tema: matéria, foi realizada a presente pesquisa. Foi tomado como norte o seguinte questionamento: Como abordar conteúdos de FMC a partir de um estudo sobre método científico e compreensão de alguns aspectos acerca da natureza da matéria? E para responder a tal questão, foi elaborado e aplicado o Produto Educacional: Um pouco sobre a natureza das coisas, este em forma de uma unidade didática. Esta unidade didática foi fundamentada nas teorias de Ausubel - aprendizagem significativa, e Vygotsky - mediação do conhecimento, abordou-se os assuntos: Metodologia Científica, Evolução dos Modelos Atômicos, Fusão em Estrelas e Decaimentos Radioativos. Propôs-se atividades diferenciadas e com encaminhamentos estratégicos específicos como: Mandando Ver: atividade descritiva e de múltipla escolha, Fazendo Ciência: atividade lúdica, Varal de Ideias: atividade sintetizadora. A avaliação deu-se por meio de fichários com questões abertas e provas individuais/dupla. Como resultado, constatou-se um melhor aproveitamento dos alunos nas atividades descritivas contidas no fichário, caracterizando um nível de aprendizagem aceitável. Em contraponto, denota a dificuldade dos alunos com essa temática, pelo fato da abstração característica, e pouca familiaridade com o tema. No entanto, apesar do baixo rendimento, é uma proposta que necessita fazer parte do planejamento curricular do professor, a fim de que sejam superadas ou minimizadas as dificuldades observadas na aplicação deste Produto Educacional, sendo possível adaptá-la a cada realidade escolar.

Metodologia Científica Modelos Atômicos Decaimentos Radioativos Fusão Nuclear Aprendizagem Significativa
Studies on Physics Teaching (PT) are known to defend the Modern and Contemporary Physics approach (MCP), that is, the insertion of these topics is a current defended by many researchers in the PT area. This research was carried out based on such studies and aiming at proposing an alternative for the insertion of the theme ‘matter’. The research question was: How to approach MCP contents from a study on the scientific method and understanding of some aspects of the nature of matter? In an attempt to answer this question, an Education Product in the format of a teaching unit named ‘Something on the nature of things’ was devised and applied. The theories of Ausubel – meaningful learning and Vygotsky – knowledge mediation formed the theoretical background used to create the teaching unit. The topics addressed were: Scientific Methodology, Development of Atomic Models, Fusion in stars and Radioactive Decay. Differentiated activities with specific strategic guidance were proposed such as: Go for It: descriptive activity and multiple choice task; Doing Science: fun activity; Line of Ideas: synthesizing activity. The evaluation comprised cards with open questions and individual/pair tests. As a result, the students showed better performance in the descriptive activities presented in the cards, characterizing an acceptable level of learning. On the other hand, it revealed students’ difficulty with this theme, due to the characteristic abstraction required and for not being familiar with the theme. However, despite poor results, it is a proposal that should be part of the teachers’ curricular planning, so that the difficulties observed in the application of this Education Product can be overcome or minimized and it can be adapted to each specific school reality.
Scientific Methodology Atomic Models Radioactive Decay Nuclear Fusion Meaningful learning
1
407
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
-

Banca Examinadora

ANDRE MAURICIO BRINATTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AGUEDA MARIA TURATTI Docente - PERMANENTE
ANDRE MAURICIO BRINATTI Docente - PERMANENTE
JEREMIAS BORGES DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UM POUCO SOBRE A NATUREZA DAS COISAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer