• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
O USO DO ARDUINO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O DESCONFORTO TÉRMICO
THIAGO CARVALHO SILVA
DISSERTAÇÃO
20/02/2020

Atualmente, o uso da tecnologia em sala de aula já não traz mais dúvidas sobre o seu potencial didático. A sua inserção passa a ser necessária diante dos diversos e diferentes recursos que existem e são disponibilizados tanto para o professor quanto para o aluno. A utilização das tecnologias digitais educativas pode proporcionar a autonomia do aluno no processo de aprendizagem, aumenta a motivação dentro e fora da sala de aula e atrela o cotidiano à prática. O microcontrolador Arduino apresenta-se como uma plataforma alternativa muito útil na aquisição automática de dados em experimentos didáticos de Física. A intenção, ao associar o microcontrolador Arduino nas aulas de Física com o sensor de temperatura e umidade DHT11, era provocar a curiosidade nos estudantes e despertar-lhes o caráter investigativo, tão necessários ao estudo da Física. Com esta motivação, foi desenvolvida e implementada uma sequência de ensino investigativo, em turmas de segundo ano regular do ensino médio de uma escola pública do sul da Bahia. Tal metodologia serve de auxílio ao professor que deseja utilizar, em suas práticas pedagógicas, novas tecnologias de comunicação e informação (TCIs) associadas à metodologias com ênfases construtivistas, nas quais o seu papel é de orientador da construção do conhecimento do aluno, incentivando-lhe a ter uma atitude ativa nesse processo a partir da promoção do pensamento crítico, da argumentação científica, do fomento ao trabalho em grupo e no estabelecimento de relações entre o resultado obtido e o conhecimento através de uma sistematização conceitual. Neste trabalho, é descrita uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na forma de Produto Educacional, construída para trabalhar tópicos da Física Térmica relacionadas ao tema Desconforto Térmico, e composta por cinco etapas: a proposição do problema; a resolução do problema; a apresentação do que foi feito; a procura de uma explicação causal e/ou de sistematização; e a escrita individual do relatório. Foram realizadas análises de relatórios das atividades investigativas feitas em grupo, relatos individuais, apresentações orais, testes de hipóteses e demais materiais produzidos pelos alunos, com o intuito de investigar determinadas habilidades relacionadas ao trabalho científico. Verificou-se a promoção de algumas habilidades atitudinais, procedimentais e motivacionais pelos alunos na realização das atividades propostas.

Ensino de Física;Sequência de Ensino Investigativa;Desconforto Térmico;Arduino
Nowadays, the use of technology in the classroom no longer raises doubts about its didactic potential. Its insertion becomes necessary because of the diverse and different resources that exist and are available for both teachers and students. The use of educational digital technologies provides students’ autonomy in the learning process, increases motivation inside and outside the classroom and links daily life to practice. The Arduino microcontroller is an alternative platform that can be very useful for automatic data acquisition in didactic experiments in Physics. The intention, when associating the Arduino microcontroller in Physics classes with the DHT11 temperature and humidity sensor, was to foster students’ curiosity and develop their investigative capacity, which are so necessary for the study of Physics. With this motivation in mind, a sequence of investigative teaching was developed and implemented in regular second-year high school classes at a public school in southern Bahia. Such methodology helps teachers who want to use new communication and information technologies (ICTs) in their pedagogical practices associated with methodologies with constructivist emphases, in which their role is to guide the construction of students’ knowledge, encouraging them to have an active attitude in this process based on the promotion of critical thinking, scientific argumentation, promotion of group work and establishment of relationships between the result obtained and knowledge through a conceptual systematization. In this work, a Sequence of Investigative Teaching (SEI) is described in the form of an educational product, produced to work with topics in Thermal Physics related to Thermal Discomfort, and composed of five stages: problem proposition; problem solving; presentation of the work done; search stage for a causal explanation and/or systematization; and individual writing of the report. There was also analysis of reports of investigative activities done in groups, individual reports, oral presentations, hypothesis tests and other materials produced by students, in order to investigate certain skills related to scientific work. There was also analysis of reports of investigative activities done in groups, individual reports, oral presentations, hypothesis tests and other materials produced by students, in order to investigate certain skills related to scientific work. Consequently, some attitudinal, procedural and motivational skills were developed by the students when carrying out the proposed activities.
Physics teaching;Sequence of Investigative Teaching;Thermal discomfort;Arduino
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Thiago.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
O USO DO ARDUINO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O DESCONFORTO TÉRMICO

Banca Examinadora

MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVANI TERESINHA LAWALL Participante Externo
MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O DESCONFORTO TÉRMICO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer