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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS COMO ALTERNATIVA DE INCLUSÃO PROFISSIONAL DE DEFICIENTES VISUAIS
MAIDA BLANDINA HONORIO MAGALHAES AMARAL
DISSERTAÇÃO
17/06/2014

No Brasil muitos cidadãos apresentam algum tipo de deficiência. Assim, foram criadas normas para inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho. No entanto, mesmo com essas leis que asseguram inclusive ofertas de empregos para os deficientes, as empresas tem tido dificuldades na hora de contratar por falta de mão de obra qualificada. Nesse contexto, propôs-se trabalhar com treinamentos em manipulação de alimentos para deficientes visuais (cegos e de baixa visão). O objetivo deste trabalho foi oferecer aos deficientes visuais treinamento profissional em segurança alimentar e nutricional, para contribuir com a inserção dos mesmos no mercado de trabalho como manipuladores de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição, através do desenvolvimento de ferramentas pedagógicas adaptadas. O trabalho desenvolvido foi uma metodologia de intervenção do tipo pesquisa-ação na Unidade de Alimentação e Nutrição do Instituto de Cegos do Brasil Central, instituição filantrópica localizada em Uberaba/MG e que atende alunos no regime de internato, semi- internato e alunos externos de toda região. O estudo apresentou três grupos de intervenção: visão normal, baixa visão e cegos. Cada grupo passou isoladamente por avaliações anteriores e posteriores ao treinamento aplicado, uma de cunho teórico com aplicação de um questionário estruturado sobre questões relativas às boas práticas na fabricação de alimentos e outra avaliação prática em que os participantes manipularam alimentos enquanto eram avaliados por meio da lista de verificação também sobre o mesmo assunto. Mediante avaliação inicial, realizou-se o treinamento com as equipes em momentos diferenciados. O grupo de visão normal recebeu treinamento a partir de metodologias tradicionais com utilização de data show, já os grupos de baixa visão e cegos receberam treinamentos a partir de recursos que exploravam resíduo visual, tato, olfato e audição. Para análise dos tratamentos, os dados foram submetidos ao teste não paramétrico conhecido como teste dos sinais. Na avaliação do questionário estruturado, todos os grupos apresentaram média considerada excelente após o treinamento, sendo o grupo de cegos o que apresentou maior evolução de antes para após o treinamento passando do conceito de “bom” para “excelente”. Na avaliação prática a partir da lista de verificação, todos os grupos também apresentaram evolução de conceitos. Portanto, a inclusão profissional de alunos cegos e de baixa visão é possível na área de manipulação de alimentos desde que sejam utilizados todos os recursos que contribuam para essa abordagem. Isto deve ser feito através do uso de ferramentas de aprendizagem compatíveis com a deficiência visual apresentada e a adaptação do ambiente. No entanto, sugere-se a realização de mais estudos com maior número de participantes.

Treinamento. Segurança alimentar. Cegos.
Brazil has many citizens with some sort of disability. For that reason standards for inclusion of those people both in society and in the labor market have been created. However, even with laws that ensure job opportunities for the disabled, companies have had difficulties in recruiting them due to lack of skilled labor. In this context we have proposed a work with training in food handling for the visually impaired people. The aim of the study was to provide visually impaired people with vocational training in food and nutrition security, in order to contribute to inserting them into the labor market as food handlers, working in food and nutrition units through the development of educational and adapted tools. A research-action methodology of intervention was conducted in the Unit of Food and Nutrition at the Instituto de Cegos do Brasil Central, a philanthropic institution located in Uberaba/MG that assists students both in boarding and semi-boarding schools and regular students from the entire region as well. The study presented three intervention groups: people with normal vision, low vision and blind ones. Each group underwent separately to pre and post evaluations to the applied training, being one of theoretical basis with application of a structured questionnaire on issues relating to good practices in food manufacturing and the other being a practical evaluation in which participants manipulated food while being assessed by the checklist on the same subject. With the initial evaluation training was conducted with the teams in different moments. The group with normal vision was trained with traditional methodologies using data show systems; the groups with low vision and normal vision had training with resources exploiting residual vision, touch, smell and hearing. For treatment analysis data were subjected to the non-parametric test known as sign test. The evaluation of the structured questionnaire showed that all groups had an average considered excellent after training, the group of blind showing the highest increase when compared the pre and post training, ranging from "good" to "excellent". The checklist practice evaluation showed all groups with rising concepts. Therefore, professional inclusion of both blind and low vision students is possible in the area of food handling since all resources that contribute to this approach through the use of learning tools that supports the visually impaired and presented adaptation of the environment have been used. However, further studies with a larger number of participants are suggested.
Training. Food security. Blind.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
5 - Maida Blandina Honório Magalhães.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

DEBORAH SANTESSO BONNAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ESTEFANIA MARIA SOARES PEREIRA Participante Externo
CLAUDIA MARIA TOMAS MELO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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