• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
TEMPERATURA, CALOR E RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO – A FÍSICA DOS FORNOS SIDERÚRGICOS - uma sequência didática potencialmente significativa.
JEFFERSON CARLOS LUCAS CARDOSO
DISSERTAÇÃO
03/04/2020

Esse trabalho se propõe a elaborar e aplicar uma sequência didática (SD) abordando tópicos de termologia, medição de altas temperaturas, efeito joule, calor e radiação de corpo negro. Como estratégia de motivação de aprendizagem, aproveitamos o fato de nossa escola funcionar dentro de uma usina siderúrgica para abordar conceitos de Física inerentes ao funcionamento de fornos de fundição, o que terminou por abrir uma janela de oportunidade para introduzir, no ensino médio, conceitos de física moderna que tiveram grande importância na fundação da mecânica quântica. A sequência didática foi construída nos moldes idealizados por Antoni zabala e procurou se basear na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada com um grupo de 35 alunos, da terceira série do Ensino Médio, em uma fundação não governamental localizada na cidade de Pojuca, estado da Bahia. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas, como estudo de texto com aspectos históricos, experimento com materiais de fácil acesso, uso de vídeos e uma visitação assistida ao forno de fundição. Através das análises dos questionários foi possível verificar que os conceitos apresentados ganharam um significado prático que dialogou com a curiosidade e com o interesse dos alunos em continuar os estudos de tópicos relacionados à termologia. Observou-se que os alunos reconheceram a importância de uma proposta que procura aproximar os conceitos teóricos da realidade, o que foi bem visto e aceito pelos alunos, fato que terminou repercutindo positivamente no rendimento da turma na prova da unidade. O resultado nos encoraja a aperfeiçoar e a continuar aplicando a sequência, sempre buscando formatá-la de modo que ela possa ser replicada facilmente em outras escolas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do ensino de Física no ensino médio.

Física Moderna;Aprendizagem significativa;Sequência didática;Temperatura em fornos de fundição;Termologia
This work proposes to develop and implement a didactic sequence (SD) addressing topics of termologia, measurement of high temperatures, Joule effect, heat and radiation from black body. As a motivation strategy for learning, we use the fact of our school work within a steel plant to address physical concepts inherent in the functioning of smelleding furnaces, What ended by opening a window of opportunity to introduce, in middle school, concepts of modern physics that had great importance in the foundation of quantum mechanics. The didactic sequence was constructed in a manner designed by Antoni zabala and sought to rely on the theory of significant Learning From David Ausubel. The survey was conducted with a group of 35 students, The third grade of Secondary School, in a non-governmental foundation, located in the city of Pojuca, state of Bahia. The development of the SD were used different methodologies and tools, such as study of text with historical aspects, experiment with materials for easy access, use of videos and a visitation assisted the melting furnace. Through the analysis of questionnaires it was possible to verify that the concepts presented have gained a practical meaning that dialogou with curiosity and with the students' interest in pursuing their studies on topics related to termologia. t was observed that the students recognized the importance of a proposal that seeks to approximate the theoretical concepts of reality, which was well seen and accepted by students, a fact that ended positively impacting on yield of the class in the proof of the unit. he result encourages us to improve and to continue applying the sequence, always seeking to format it so that it can be easily replicated in other schools, thus contributing to the development of the teaching of Physics in secondary education.
Modern Physics;Meaningful learning;Didactic sequence;Temperature in foundry furnaces;Termologia
1
63
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

MARIO DE JESUS FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE ROBERTO DE ARAUJO FONTOURA Docente - PERMANENTE
MARIO DE JESUS FERREIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
TEMPERATURA, CALOR E RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO : A FÍSICA DOS FORNOS SIDERÚRGICOS -UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer